Dentre as requisições mínimas que a empresa pecuária tem exigido de seus funcionários, os conceitos de recursos financeiros, humanos e de produção animal são fundamentais para o conhecimento técnico desses profissionais.
As noções básicas dos recursos financeiros, por exemplo, auxiliam o produtor a se manter na atividade, buscando a sustentabilidade financeira.
Cada vez mais competitiva, a pecuária de corte tem mostrado aos seus integrantes que a falta de gestão pode significar prejuízo, e que esta falha no processo não raro vem a ser sinônimo de falência. A gestão no mundo globalizado tornou a atividade pecuária mais complexa. As ferramentas de controle, a velocidade com que as novas informações são geradas e transmitidas, e a comercialização do produto final evoluíram significativamente ao longo dos últimos anos. No entanto, a mentalidade de alguns profissionais e produtores continua retrógrada, sem a aceitação de uma possível mudança de conduta. O resultado final é o prejuízo e, conseqüentemente, a falência.
O produtor, na maioria dos casos, não consegue gerir todas as informações de que dispõe, não por falta de competência, mas sim devido à quantidade e complexidade das várias funções que acaba assumindo. Contudo, muitos pecuaristas continuam administrando sua propriedade exatamente como o faziam no passado, há vários anos, sem realmente se atentar para a competitividade imposta pelo setor nos últimos tempos. Essa competitividade significa um claro aumento de preço dos insumos, redução da margem de ganhos, pressão ambiental e restrição de crédito. Assim, o ajuste na condução financeira da propriedade passa a ser indispensável.
A proposta do Circuito de Cursos Práticos de Gestão Pecuária é apresentar aos pecuaristas as ferramentas disponíveis, a importância da boa gestão, como identificar as qualidades e deficiências de sua propriedade, como coletar dados e analisá-los. Os temas serão abordados de forma prática e simples, de maneira que todos possam identificar qual a verdadeira importância da gestão no dia a dia.
A Universidade do Boi e da Carne, representando os associados da ACNB, oferece a todos os sócios da instituição a inscrição gratuita para este evento, e preço diferenciado a todos os pecuaristas que desejarem conhecer, aprender e trocar experiências sobre o tema.
A primeira etapa acontecerá em Bataguassu, nos dias 28 e 29 de junho de 2012, no Sindicato rural de Bataguassu – MS.
Informações e inscrições: universidadedacarne@nelore.org.br – (11) 3293-8900 – Calendário www.universidadedacarne.org.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário