quinta-feira, 28 de junho de 2012

Circuito de Cursos Práticos de Gestão Pecuária – Edição de Bataguassu/MS

Hoje foi iniciada mais uma etapa do Circuito de Cursos Práticos de Gestão Pecuária, desta vez na cidade de Bataguassu-MS. A primeira palestra começou às 9 horas da manhã, com a presença do Sr. Maurício P. Nogueira, da Bigma Consultoria. O encerramento do curso será amanhã, dia 29 de junho, quando o Sr. José Albino Zacarin apresentará o case de sucesso da Fazenda Santa Vergínia.

A grade do evento privilegia os produtores, pois aborda assuntos que podem auxiliar o produtor rural a gerir sua propriedade com mais profissionalismo. Em primeiro lugar, o curso tem como objetivo desmistificar os tópicos relacionados a gestão, apresentando aos participantes, de forma simples e prática, os seguintes temas:

Importância da boa gestão no cenário de custos e preços da pecuária brasileira;
Como interpretar o que o mercado diz e identificar se há validade para a realidade do “meu” negócio;
O que e como medir, para se conseguir gerenciar;
Importância da identificação das qualidades e deficiências atuais para o planejamento do futuro;
Faturamento x Fluxo de caixa: Quando os recursos estarão disponíveis?
Planejamentos estratégicos de curto, médio e longo prazo;
Gestão do risco na atividade pecuária;
Gestão de equipes nas empresas agropecuárias;
Ferramentas de gestão disponíveis no mercado;
Experiência prática de gestão estratégica em pecuária de corte.

A Universidade do Boi e da Carne agradece ao Sindicato Rural de Bataguassu por ceder seu auditório e possibilitar a realização deste curso.

Acompanhe a programação do evento no site da Universidade do Boi e da Carne – www.universidadedacarne.com.br, pelo email universidadedacarne@nelore.org.br ou pelo telefone (11) 3293-8900.




Apoio:





terça-feira, 26 de junho de 2012

Pfizer Saúde Animal participa do Circuito de Cursos Práticos de Gestão Pecuária

Em parceria com a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, a companhia apresentará as tecnologias de castração imunológica de bovinos durante as palestras

Entre os meses de junho e setembro, as cidades de Bataguassu (MS), Tangará da Serra (MT), Rolim de Moura (RO) e Rio Verde (GO) sediarão o “Circuito de Cursos Práticos de Gestão Pecuária”. Promovido pela Universidade do Boi e da Carne, iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), e contando com o apoio da Pfizer Saúde Animal, o curso abordará a adoção de práticas de gestão que contribuam para maximizar a rentabilidade, garantir a liquidez e melhorar a produção nas propriedades rurais. Além de patrocinadora do circuito, a Pfizer Saúde Animal participará ainda do programa de palestras abordando a castração imunológica de bovinos. 

“A participação da Pfizer Saúde Animal no circuito de palestras oferece aos produtores a possibilidade de conhecer soluções integradas em medicina veterinária, além de contribuir para a profissionalização e a rentabilidade cada vez mais crescentes no campo”, salienta Fernanda Hoe, Gerente de Produto da Pfizer Saúde Animal.

A importância da boa gestão no cenário de custos e preços da pecuária brasileira; planejamentos estratégicos de curto, médio e longo prazo; gestão de equipes nas empresas agropecuárias e administração do fluxo de caixa estão entre os temas abordados pela primeira vez no circuito de palestras. “O objetivo é desmitificar o tema gestão, apresentando ao produtor práticas simples que contribuam para o sucesso da atividade pecuária”, explica Rodrigo Dias, gerente da Universidade do Boi e da Carne. 

Durante o evento, os participantes conhecerão a aplicação de tecnologias inovadoras que dispensam a castração cirúrgica de bovinos. Como Bopriva, vacina que suspende temporariamente a fertilidade de bovinos machos e fêmeas e reduz o comportamento sexual e agressivo, tornando o manejo do rebanho de corte mais fácil. O produto ainda proporciona melhora no acabamento da carcaça, possibilitando a produção de uma carne de qualidade superior.

Os cursos são voltados aos produtores rurais, gerentes de fazendas, profissionais da área -  agrônomos, veterinários e zootecnistas -, consultores e estudantes, e acontecem nas cidades onde estão localizadas as unidades frigoríficas que operam o Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN). Esse programa determina normas e procedimentos aos produtores para garantir o padrão das carcaças bovinas, sistemas de cria, sistemas de engorda e reprodutores da raça Nelore. 
As inscrições para as 50 vagas disponíveis em cada cidade podem ser feitas por e-mail (universidadedacarne@nelore.org.br) ou com os técnicos do PQNN, pelo valor de R$ 150. Já para os sócios da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) as inscrições são gratuitas.


O que: “Circuito de Cursos Práticos de Gestão Pecuária”
Quando e Onde: 


- Bataguassu (MS)
Data: 28 e 29 de junho;
Local: Sindicato Rural de Bataguassu.

- Tangará da Serra (MT)
Data: 26 e 27 de julho;
Local: Sindicato Rural de Tangará da Serra.

- Rolim de Moura (RO)
Data: 23 e 24 de agosto;
Local: Washington Eventos.

- Rio Verde (GO)
Data: 27 e 28 de setembro;
Local: Parque de Exposições (Sindicato Rural de Rio Verde).

Informações: Associação dos Criadores de Nelore do Brasil ( ACNB) – telefone (11)  3293-8900/ site http://www.nelore.org.br/UniversidadeDaCarne

__________________________________________________________________________
Pfizer
A Pfizer Saúde Animal oferece uma gama de soluções diferenciadas para produtores rurais, veterinários e donos de animais de estimação. Seu portfólio é composto por antibióticos, antibacterianos, anti-inflamatórios, intramamários, marcadores genéticos, antiparasitários e uma linha completa de vacinas. Entre as suas marcas mais conhecidas estão Terramicina LA, Dectomax,  CIDR, Clarifide, Vivax, Draxxin, Excede, Respisure, Lincospectin, FarrowSure, Convenia e Revolution. Para atender de maneira completa seus clientes, a companhia investe em programas de educação continuada que visam produtividade do agronegócio brasileiro, bem como sanidade e bem-estar dos animais. A Pfizer Saúde Animal está entre os líderes mundiais em medicamentos veterinários para bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos, aves, cães e gatos. 

Atendimento ao consumidor Pfizer Saúde Animal: www.pfizersaudeanimal.com.br ou 0800 011 19 19



segunda-feira, 18 de junho de 2012

Abertura do Circuito Nacional da Pecuária Sustentável – Edição Palmas/TO

A Universidade do Boi e da Carne, em parceria com a Wagner Pires Consultoria & Treinamentos, deu início hoje ao Circuito Nacional da Pecuária Sustentável, na cidade de Palmas-TO. A escolha do local de abertura do circuito não poderia ser melhor. 

Os produtores da região aderiram fortemente ao projeto e, portanto, terão a oportunidade de acompanhar 2 dias de palestras sobre pastagens. Com uma linguagem simples e prática, o consultor Wagner Pires pretende auxiliar o produtor a intensificar o uso da terra, melhorando a capacidade de suporte dos pastos e o rendimento dos pecuaristas. 

Genética, sanidade e nutrição constituem os 3 pilares da produção sustentável. No caso do Brasil, as gramíneas representam a base da nutrição bovina. Inserido neste contexto, está o nosso gado Nelore: versátil, aclimatado e extremamente produtivo. 

Nosso agradecimento especial a Nelore Tocantins pelo apoio recebido e por acreditar na Universidade do Boi e da Carne, já que somente com este crédito é que foi possível desenvolver um projeto audacioso como esse, e visivelmente valioso para o produtor rural brasileiro.








segunda-feira, 4 de junho de 2012

2ª Convenção Nacional das Associações Nelore


A 2ª Convenção Nacional das Associações Nelore, reunirá nos dias 14 e 15 de Junho os presidentes, executivos e diretores das 15 associações regionais da raça. O evento, promovido pela Nelore do Brasil será realizado durante a Feicorte, no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo/SP. 

A Rede Nacional Nelore tem como principais objetivos o desenvolvimento do trabalho de fomento e divulgação da raça de forma unificada, definindo assim em conjunto com as conveniadas as diretrizes a serem implementadas. A Rede é composta pelas seguintes entidades e respectivos presidentes:

Associação dos Criadores de Nelore do Brasil : Felipe Picciani • Associação Baiana dos Criadores de Nelore: Zilberto Peixoto Filho • Associação Capixaba dos Criadores de Nelore: Victor Paulo de Miranda • Associação do Nelore Acreano: Carlos Eduardo Lobato Frota • Associação dos Criadores de Nelore de Brasília: Henrian Gonzaga Barbosa • Associação dos Criadores de Nelore de Rondônia: José Macedo da Silva • Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso: Hermes Botelho de Campos • Associação dos Criadores de Nelore do Nordeste: Aloysio de Queiroz Monteiro Filho • Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil: Nelson José Nagem Frota • Associação dos Criadores de Nelore do Rio de Janeiro: Augusto José Ariston • Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins: Marcilene Gomes de Souza Melo • Associação dos Neloristas do Paraná: José Carlos Romanelli • Associação Goiana do Nelore: Alcyr Mendonça Júnior • Associação Mineira dos Criadores de Nelore: Ronan Eustáquio da Silva • Associação Paulista dos Criadores de Nelore: Evaldo Rino Ribeiro • Associação Sul-matogrossense dos Criadores de Nelore: Guilherme Bumlai

sexta-feira, 1 de junho de 2012

ACNB participa de reunião internacional da ONU



A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), representada por seu gerente executivo, André Locateli, teve participação na reunião da Comissão da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece os padrões internacionais (de adesão voluntária) para o comércio de cortes e carcaças bovinas – UN/ECE. O encontro foi realizado em Buenos Aires, entre os dias 28 de maio e 1º de junho de 2012.

Nesta reunião, participaram representantes da Austrália (AUSMEAT), EUA (USDA), China, Polônia, Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina. As atividades para a padronização de alimentos perecíveis começou em 1949. Os padrões para carne bovina foram desenvolvidos pela AUS-MEAT (Australian Meat and Livestock Industry Body), que atualmente também é a responsável pela manutenção do sistema.
Os padrões estabelecidos pela UN/ECE procuram conciliar as legislações nacionais com as regras comerciais ligadas à qualidade, tendo como base os seguintes objetivos:

- Aumentar os rendimentos dos produtores e incentivar a produção de alimentos de alta qualidade, considerando que a padronização permite uma melhor organização da produção, regulação de estoques e, possivelmente, redução de custos. A padronização dos produtos facilita a produção e indica o que é aceitável no mercado internacional, além de contribuir para a adequação dos processos de separação e embalagem de produtos.

- Facilitar o comércio internacional, diminuindo as barreiras técnicas e tornando as negociações mais fáceis e transparentes. No caso de discordâncias, os padrões podem ser utilizados como referência.

- Os padrões estabelecidos pela UN/ECE protegem os interesses dos consumidores, pois garantem maior qualidade dos produtos e transparência de mercado. Através da apresentação, embalagem e especificações, são asseguradas ao consumidor informações importantes sobre o produto adquirido.

Atualmente, mais de 70% do comércio mundial de alimentos é baseado em padrões da UN/ECE.

A participação da ACNB na reunião internacional foi viabilizada pelo Prof. Dr. Pedro Eduardo de Felício, a quem não só a ACNB, como todos os envolvidos na cadeia da carne bovina devem grande respeito e admiração.