A produção nacional na safra de grãos 2012/2013 alcançará 180,41 milhões de toneladas, de acordo com o quarto levantamento divulgado nesta quarta-feira, 9 de janeiro, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O volume representa aumento recorde de 8,6% ou 14,23 milhões de toneladas a mais do que a temporada anterior, que foi de 166,17 milhões.
A soja se destaca como o produto de maior produção, atingindo 82,68 milhões de toneladas. O secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller, ressaltou que os 24,5% de acréscimo em relação à safra anterior colocarão o Brasil é um patamar de destaque no mercado internacional. “Seremos o maior produtor de soja do mundo pela primeira vez na história, em parte graças ao fomento do Governo Federal com políticas que tem facilitado o acesso do produtor ao crédito”, afirmou. Vale ressaltar que os Estados Unidos passou pela sua pior temporada de produção de grãos das últimas décadas.
O milho primeira safra deve atingir 34,73 milhões, o que somado à segunda safra totalizará 72,19 milhões de toneladas. Já o feijão primeira safra crescerá 58,9 mil toneladas, atingindo 3,32 milhões de toneladas somadas às demais safras.
A posição atual das lavouras é de desenvolvimento e floração. A normalização das chuvas e o bom comportamento climático são fundamentais para a manutenção do desenvolvimento das culturas.
Área
A área atual cultivada aumentará 2,2% ou 1,13 milhão de hectares (ha) se comparada à safra passada. A área da soja é a maior e apresentou um crescimento de 9,2% ou 2,31 milhões de ha frente ao período 2011/2012, quando foram cultivados 25,04 milhões de ha do grão.
Os técnicos da Conab contactaram fontes das principais regiões produtoras entre os dias 10 e 14 de dezembro, continuando a acompanhar o comportamento climático que poderá alterar as produtividades estimadas.
Apresentação dos dados para imprensa / Imagem: Antônio Araújo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário