O mercado vive um período de escassez na oferta de boi para abate. Como o consumo não perdeu força e as exportações vão relativamente bem, os preços aumentam. A arroba de boi gordo subiu ontem para R$ 105 no mercado paulista, conforme acompanhamento de preços da Informa Economics FNP. O valor supera em 8% o de igual período de 2012.
As altas não param por aí. José Vicente Ferraz, da Informa, prevê que, no fim de outubro e no início de novembro, a arroba vá para R$ 110 no mercado paulista. Os preços estão mais firmes do que se esperava. Isso ocorre porque não houve aumento de produtividade no setor, segundo Ferraz.
O setor deveria ter investido mais para elevar a produtividade, mas as margens de ganho não compensam novos investimentos.
Os preços ficarão pressionados também porque a oferta de gado dos confinamentos será inferior ao que se previa inicialmente.
A alta nos preços das carnes na reta final do ano deverá influenciar no bolso dos consumidores, puxando a inflação. Por ora, o item alimentação tem queda de preços em São Paulo, segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Fonte: Jornal Folha de São Paulo/ Coluna Mauro Zafalon
Nenhum comentário:
Postar um comentário