quinta-feira, 2 de junho de 2011

Circuito Boi Verde julga 1059 animais em Bataguassu (MS)



Entre os dias 25 e 26 de maio ocorreu no Frigorífico Marfrig de Bataguassu (MS) a 3ª etapa do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças. No total 1059 animais de 14 participantes, foram julgados e abatidos. A grande vencedora da etapa foi a NPP Agropecuária LTDA, que em 2006, na 4ª edição do campeonato, foi campeã com Melhor Lote de Carcaças. No ano passado, o vencedor da etapa, José Roberto Höfig Ramos, também foi campeão nacional em Melhor Lote de Carcaças e foi premiado durante a Nelore Fest 2010.
Um dos segredos da propriedade de Nelson Pedro Polis, localizada em Naviraí (MS), é o sistema de integração Lavoura-Pecuária, que garante pasto verde o ano inteiro e proporciona, no verão, a criação de até 10 animais por hectare. A propriedade marcou 10.095,75 pontos em 2011 com um total de 60 animais classificados. Pouco atrás ficou o criador Antônio Sacchi, da Fazenda Cerro Azul, que em 2003 foi campeão da etapa de Bataguassu (MS), com 10.067,25 pontos em 120 animais classificados.
O acabamento dos animais foi um dos principais destaques da etapa. 61,3% apresentaram uma distribuição mediana de gordura e outros 7,6% uma distribuição uniforme. O peso dos animais também foi muito positivo: 73,1% apresentaram entre 17 e 20 arrobas. Abaixo segue a relação completa com os resultados finais da etapa de Bataguassu (MS):


O campeonato é uma realização da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil e contou com o apoio da Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore (Nelore MS) e do Frigorífico Marfrig. O Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças é a única competição do gênero no país que visa orientar os pecuaristas quanto aos parâmetros de maior liquidez comercial vigente no país. Durante a disputa, o pecuarista entra em contato direto com as práticas de produção e industrialização de carne de qualidade. O campeonato permite o mapeamento do desempenho frigorífico dos animais da raça Nelore no Brasil e países vizinhos.

Nenhum comentário: