quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O sucesso depende do trabalho bem feito


Qual o melhor acasalamento? Quais as técnicas reprodutivas ideais? Qual nutrição adequada? Afinal, quais as exigências necessárias para a produção de um grande campeão nacional?

Questões como estas são fundamentais para um resultado positivo, já que contribuem para a seleção de um plantel diferenciado. As ferramentas de seleção genética são, atualmente, o grande alicerce para o sucesso pecuário, alcançado apenas com o auxílio das novas tecnologias, do conhecimento técnico, nutrição adequada e, principalmente, com o esforço dos profissionais envolvidos.

Uma das técnicas de reprodução disponíveis ao produtor brasileiro - a fertilização “in vitro” (FIV) - é umas das responsáveis por viabilizar a multiplicação de acasalamentos importantes e a produção de animais distintos do nosso mercado:

Ranking ACNB 2009/10 Fêmea Jovem:
 1. Campeã Bélgica 8 FIV da BR;
 2. Res. Campeã Parla FIV AJJ (Recorde de preço em leilão realizado na Mata Velha durante a 40ª Expoinel 2011).

Ranking ACNB 2010/11 Fêmea Jovem:
 Reservada Campeã Desejo FIV da EAO.

Ranking ACNB 2010/11 Fêmea Adulta:
 Campeã Bélgica 8 FIV da BR.

Ranking ACNB 2010/11 Macho Jovem:
 1. Campeão Rufo FIV da Valônia (Reservado Grande Campeão 40ª Expoinel 2011);
 2. Res. Campeão Astor FIV da Sabiá.

Ranking ACNB 2010/11 Macho Adulto:
Reservado Campeão Horário I FIV da MV


Líderes Ranking ACNB 2011/12

Fêmea Jovem: Anaconda FIV da CEIA;
Macho Jovem: Feitor FIV ST Cruz (Grande Campeão Fenagro 2011).

 



Todos esses animais são exemplos vitoriosos do trabalho de acasalamento bem realizado, da boa genética, da nutrição adequada e do manejo reprodutivo da FIV. Entretanto, se os mesmos campeões não tivessem recebido um tratamento adequado no período de pré e pós-parto, provavelmente não estariam incluídos nas pistas e consequentemente no Ranking da ACNB.


É possível imaginar quantos contemporâneos destes animais produtos de FIV deixaram de ser campeões, devido aos erros cotidianos do manejo clínico.


Ciente destas falhas, a Universidade do Boi e da Carne, em parceria com a Promove Ciência Animal, está promovendo o curso de “Clínica de recém nascidos focada em bezerros oriundo de FIV – Prevenir e tratar para viabilizar”.


O objetivo é treinar e capacitar os profissionais que lidam com produtos de FIV, para que os resultados de todo o trabalho realizado nas fazendas sejam benéficos ao produtor, sem que nenhum desses animais seja “perdido” antes de se tornar um(a) grande reprodutor(a), recorde de preço nos leilões e orgulho do seu criador.


Informações: www.promoveeducacional.com.br ou (11) 3293-8900

Fonte: Equipe Universidade do Boi e da Carne 

Nenhum comentário: