segunda-feira, 23 de abril de 2012

Resultado do pioneirismo do “Curso de Clínica de recém nascidos”



A Universidade do Boi e da Carne, em parceria com a Promove Ciência Animal, promoveu o curso: “Clínica de recém nascidos focada em bezerros oriundos de FIV – Prevenir e tratar para viabilizar”.


O objetivo principal do curso foi apresentar aos participantes as soluções para os problemas de clínica de recém nascidos que são produtos da técnica reprodutiva de fertilização “In Vitro” (FIV), já que a grande maioria desses animais necessita de cuidados especiais.


Durante os dois dias do evento, o professor José Renato Junqueira Borges, com o valioso apoio do professor Fábio Ximenes, ambos docentes da Universidade de Brasília (UnB), apresentou as principais enfermidades que acometem os recém nascidos produtos de FIV. O professor também discutiu os procedimentos e protocolos de tratamento adotados nestes casos, os quais garantem o sucesso da produção, devido à viabilização de um número maior de bezerros.


O primeiro dia de curso foi marcado pela parte teórica e pela grande interação entre os “alunos” e professores. O alto nível de conhecimento dos profissionais inscritos torna o termo “aluno” mais antiquado que de costume, pois esse fator permitiu que o professor pudesse se aprofundar em várias questões inerentes aos procedimentos.
O segundo dia foi essencialmente prático, e todos os participantes puderam treinar algumas técnicas. Na fazenda Monte Verde, os alunos acompanharam a operação de uma hérnia umbilical, realizada em um animal de elite da fazenda, produto de FIV. A casuística oferecida, somada à disponibilidade do Médico Veterinário Júlio Moura - responsável pelos animais da fazenda, possibilitou, mais uma vez, que todos pudessem se deparar com os problemas práticos e aprender como solucioná-los.
Para as próximas turmas, é importante ressaltar que o curso foi um sucesso, não só devido ao aproveitamento prático dos ensinamentos, mas também pelo networking desenvolvido por todos. A conclusão que se faz é a de que os profissionais ainda não se atentaram para os problemas do tema, e isso acaba penalizando a técnica de fertilização “in vitro”, já completamente instalada em nosso sistema. Todos sabemos que essa técnica implica alguns problemas de pré e pós-parto; porém, os profissionais que atuam com clínica médica têm condições de trabalhar para melhorar os índices zootécnicos destes animais. Uma das maneiras de alcançar este resultado, é através da capacitação profissional, realizada sob as diretrizes e orientações de um dos melhores professores desta área – Prof. José Renato J. Borges.


A Universidade do Boi e da Carne agradece a confiança de todos os inscritos e reafirma seu compromisso com a difusão da ciência e da tecnologia, buscando atingir os diversos níveis da produção de pecuária de corte, desde os peões até os colaboradores técnicos, com muita qualidade no conteúdo proposto, sempre palestrado por profissionais altamente qualificados.


Gostaríamos de agradecer ao Grupo Monte Verde, o Brazilian Cattle, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e a Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN) pelo extraordinário apoio neste projeto.


Acompanhe em www.universidadedacarne.com.br os nossos próximos eventos e desfrute dos benefícios de ser um sócio da ACNB ganhando descontos especiais. Faça sugestões e contribua para melhorar a qualidade de nossos eventos enviando um email para universidadedacarne@nelore.org.br.

Fonte: Equipe Universidade do Boi e da Carne.

Nenhum comentário: