terça-feira, 9 de junho de 2015

Diretor da ACNB participa de workshop: Redução das Emissões e Degradação Florestal

Evento será realizado amanhã, no auditório do Banco do Brasil, em São Paulo e contará com a presença de André Ribeiro Bartocci, pecuarista do MS e diretor da ACNB
 
Com o objetivo de apresentar e debater o panorama, casos e sugestões sobre o tema Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), a Comissão de Incentivos Econômicos e Financeiros (CIEF) do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) promove no próximo dia 10 de junho, a partir das 8h30, o Workshop REDD+ - Ferramenta para uma Pecuária Sustentável.  O evento é gratuito e será realizado no auditório do Banco do Brasil, na Avenida Paulista, 2300, 3º andar, em São Paulo.

O REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) é um conjunto de incentivos econômicos, com o fim de reduzir as emissões de gases de efeito estufa resultantes do desmatamento e da degradação florestal. O conceito parte da ideia de incluir na contabilidade das emissões de gases de efeito estufa aquelas que são evitadas pela redução do desmatamento e a degradação florestal. A 13ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (COP-13) incluiu na sua definição também atividades de conservação, manejo sustentável das florestas e aumento de seus estoques em países em desenvolvimento. Estes componentes deram origem ao REDD+ ou REDD plus. Durante o workshop a CIEF quer discutir como fazer desses incentivos econômicos uma ferramenta para a transição da pecuária para um patamar mais sustentável. Essa discussão está diretamente ligada ao princípio da Melhoria Contínua preconizado pelo GTPS.

Workshop REDD+
A Comissão de Incentivos Econômicos e Financeiros do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável promoverá um Workshop sobre REDD+ no dia 10 de junho, em São Paulo. O evento será realizado no auditório do Banco do Brasil, localizado na Avenida Paulista, 2.300 - 3° andar - Bela Vista - SP. 
Veja a programação do evento:

08h30 - Abertura 
09h00 - Painel 1: Histórico e Panorama do REDD+ no Brasil

Apresentações: 
- Mariano Cenamo – IDESAM
- Marina Piatto – IMAFLORA

Debate
11h00 - Painel 2: Arcabouço Legal Necessário
Apresentações:
- Laurent Micol – ICV
- WRI / Pangea (A confirmar)

Debate
12h30 - Almoço 
14h00 - Painel 3: Cases e Lições aprendidas
Apresentações:
- Márcio Rangel – IIS
- Mariama Vendramini – Biofílica
- Rodrigo Freire – TNC
16h00 - Painel 4: Discussões e Encaminhamentos

Debatedores:
- André Bartocci – Produtor rural
- Christopher Wells – Santander
- Daniela Teston – JBS
- Francisco Beduschi – Coordenador CIEF
- Maurício Moura Costa – BVRio
Walmart (A confirmar)

Vagas limitadas!
Favor confirmar presença pelo e-mail: secretariado@pecuariasustentavel.net

Fonte: Assessoria GTPS 

Nenhum comentário: