Guilherme Marques foi eleito com votos de todos os 30 países da comissão americana para ser o novo presidente até maio de 2015. O ex-presidente do grupo, John Clifford, eleito em maio de 2012, deixou o cargo para assumir a função de membro do Conselho da OIE.
“É importante aglutinar os esforços e essa eleição demonstra a confiança das demais nações no Brasil. O foco do trabalho será somar esforços para a solução de problemas regionais em relação à sanidade animal e garantir à sanidade animal e alimentos seguros”, afirmou Guilherme Marques, destacando que pretende incluir mais seis países como membros da OIE para garantir maior participação nas decisões da entidade.
A OIE, da qual o Brasil é membro fundador, possui cinco comissões regionais em todo o mundo. As reuniões desses grupos servem para definir as linhas estratégicas para os continentes e são preparatórias ao tradicional encontro mundial da Organização, que ocorre sempre no mês de maio de cada ano. A próxima reunião da Comissão Regional para as Américas será realizada em outubro deste ano, no México.
Guilherme Marques já foi presidente da Comissão Sulamericana da Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa, que envolve todos os países da América do Sul), bem como a presidência do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia).
Guilherme Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário