terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Mercado futuro: entenda como funciona e como operar

Os mercados futuros vieram oferecer uma forma de administrar o risco decorrente da incerteza de preço em um tempo no futuro, quando se dará a comercialização da produção agropecuária. Nesse mercado, o agente disposto a administrar seu risco de preço (hedger) transfere-o para outro agente disposto a tomá-lo em troca de ganhos potenciais (especulador).

As operações de hedge podem ser de compra ou de venda, dependendo da natureza do hedger. Os hedgers vendedores são aqueles que detêm o produto físico e procuram uma proteção contra uma eventual baixa de preço no futuro. Nessa situação incluem-se produtores rurais e suas cooperativas, tradings que detenham estoques de commodities e ainda não venderam seus produtos etc. Esses agentes entram no mercado futuro vendendo um número de contratos futuros de acordo com a quantidade de produto desejada e assumem uma posição vendida ou short no mercado.

Os hedgers compradores são aqueles que necessitam comprar o produto físico e desejam se proteger contra uma eventual alta de preços no futuro. Agroindústrias processadoras de matérias-primas e exportadores que buscam proteção contra o aumento no custo da mercadoria devido aos compromissos de exportação já assumidos incluem-se entre esses agentes. Tais agentes entram no mercado comprando um número de contratos futuros correspondente à quantidade de produto desejada e assumem uma posição comprada ou long no mercado. Continue lendo --->

Nenhum comentário: