quinta-feira, 22 de março de 2012

Universidade do Boi e da Carne apresenta: “Circuito de cursos práticos de Gestão Pecuária”

A Universidade do Boi e da Carne busca estar sempre atualizada quanto às lacunas e demandas da cadeia de produção de carne bovina e; para isso, trabalha diariamente para identificar os melhores profissionais de cada setor da pecuária de corte, com o intuito de elevar os índices zootécnicos desta atividade.

A gestão das propriedades tornou-se um grande obstáculo para o desenvolvimento da pecuária de corte, pois todas as escolhas administrativas e organizacionais referentes a essa função são fatores que influenciam e determinam o sucesso da atividade pecuária. Como exemplo desses fatores, podemos citar a negociação de bons preços de insumos e de animais - no caso do invernista, bem como a decisão de venda e a gestão de recursos humanos.

As más decisões tomadas na hora da compra de insumos (milho, soja, mineral, sementes e adubo) constituem um grande entrave para os pecuaristas, que acabam por pagar preços mais altos, devido à obtenção de produtos sazonais fora de época. Para compensar os gastos extras, é necessário que haja um ajuste nos custos de produção e, possivelmente, uma alteração nos insumos utilizados para a alimentação animal. Este ajuste é “absorvido” pelos bovinos, pois eles se adaptam bem às mudanças nos ingredientes de sua dieta. Os ruminantes têm um ciclo de produção mais longo, o que também facilita este ajuste; em detrimento de seus concorrentes, aves e suínos, cujo ciclo de produção é menor, mas não aceitam mudanças na dieta com a mesma facilidade.

Para solucionar problemas como o apresentado anteriormente e, ratificando seu compromisso e posicionamento, a Universidade do Boi e da Carne, está lançando o “Circuito de cursos práticos de Gestão Pecuária”. Este circuito - que irá acontecer em 4 estados do país e em 7 cidades, pretende orientar o produtor rural e os profissionais e estudantes da área sobre a importância da gestão de propriedades. Alguns dos tópicos a serem abordados são: Quais as ferramentas de gestão? O que é gerir um negócio? Como coletar dados? Gestão de risco e experiências práticas de sucesso na gestão empresarial de propriedades rurais.

O circuito ocorrerá ainda em 2012. O calendário dos eventos estará disponível no portal nelore.org.br e será enviado por e-mail aos interessados.

Fonte: Equipe Universidade do Boi e da Carne

Nenhum comentário: