quarta-feira, 22 de julho de 2015

Uberaba recebe pela primeira vez uma etapa do Circuito ExpoCorte, na Expoinel Nacional

Evento será realizado em setembro, no Parque Fernando Costa, e mostra como diminuir em 30% o tempo para conseguir animal para abate com 21@

Uberaba receberá este ano pela primeira vez uma etapa do Circuito ExpoCorte, evento que percorre os principais polos de produção pecuária do País para difundir tecnologia e fomentar discussões sobre a cadeia produtiva da carne. Será nos dias 24 e 25 de setembro, no Parque Fernando Costa, como parte da programação da Expoinel Nacional, que ocorre de 17 a 27 de setembro, promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

A Prefeitura Municipal de Uberaba anunciou oficialmente o apoio ao evento, que trará informações e tecnologias para aumentar a produtividade da atividade pecuária. “Uberaba é referência em agronegócio. Somos pioneiros em inovações para pecuária e não poderíamos ficar de fora de um evento deste porte. A Prefeitura apoiará o evento visando, principalmente, o incentivo ao setor. É um evento de reconhecimento nacional e que trará benefícios para a cidade, movimentando o comércio local e levando aos investidores do setor diversas oportunidades de negócio”, afirmou o prefeito Paulo Piau durante o lançamento oficial, nesta terça (21/7), em Uberaba.

“Esperamos que o Circuito ExpoCorte se fixe em Uberaba e fortaleça ainda mais os eventos do setor do agronegócio”, destacou o Secretário de Desenvolvimento Econômico do município, José Renato Gomes ao anunciar o apoio da Prefeitura.

Além de ser a primeira vez que o evento ocorre em Uberaba, nos dias 24 e 25 de setembro, outra novidade é que o Circuito ExpoCorte fará parte da 44ª Exposição Internacional do Nelore – Expoinel, fruto de uma parceira da Verum, empresa que promove o Circuito com a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

“A Expoinel é a maior exposição de Nelore do Brasil, e Uberaba um centro de referência em termos de genética zebuína e ensino de ciências agrárias. A parceria entre ACNB, ABCZ e Verum, com o apoio da Prefeitura de Uberaba, trará para a cidade o Circuito ExpoCorte, que tem sido sucesso nos principais centros pecuários do país. Com a iniciativa pretendemos contribuir para o aperfeiçoamento da pecuária regional e nacional, ampliar a abrangência da Expoinel e atrair ainda mais visitantes para Uberaba”, destacou o gerente executivo da ACNB, André Locateli.

“A proposta é inovadora ao agregar conteúdo a um evento do porte da Expoinel Nacional, aproximando cada vez mais a pecuária de produção e a pecuária de elite. Com isso, conseguiremos atrair novos participantes para a Expoinel e oferecer discussões e aplicação de tecnologia a quem já tradicionalmente participa do evento”, afirmou a diretora da Verum Eventos, Carla Tuccilio.

“Esta é a primeira vez que receberemos o Circuito ExpoCorte em Uberaba e tenho certeza de que será um grande sucesso. Não só pelo fato de ser realizado dentro de uma das principais exposições da raça nelore, que é a Expoinel, organizada pela ACNB, como também pelo fato de ser um evento que leva informação e conteúdo de qualidade ao setor e aos pecuaristas. O Circuito ExpoCorte está alinhado a missão da ABCZ e por isso apoia o que pode agregar conteúdo para aumentar a produtividade da pecuária”, disse o Superintendente de Marketing da ABCZ, Juan Lebron durante o lançamento.

Para o presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Romeu Borges, diante da pressão ambiental para se produzir mais em um mesmo espaço para atender toda a demanda por carne, o conceito de que é preciso investir em tecnologia veio para ficar. “E é justamente isso que trazem eventos como o Circuito ExpoCorte e Expoinel”.

Sobre o Circuito ExpoCorte
A edição deste ano do Circuito ExpoCorte discutirá como conseguir o boi 7.7.7, parâmetro de produção que preconiza a busca por animais com 7@ na desmama, 7@ na recria, 7@ na engorda e terminação e abate com 21@ aos 24 meses. O conceito, desenvolvido por pesquisadores do Polo Regional da Alta Mogiana, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) de São Paulo, permite produzir mais e melhor em menos tempo (no sistema tradicional, são necessários, no mínimo, três anos que para o animal atinja 18@), podendo aumentar em até 30% os lucros do pecuarista.

Em dois dias de workshop, palestras e discussões aprofundam as diversas etapas da vida do animal para obter o boi 7.7.7: ambiente produtivo, 7@ da vaca ao desmame, 7@ do desmame ao boi magro e 7@ do boi magro ao boi gordo.

Junto com o workshop, os participantes do Circuito ExpoCorte poderão conferir as novidades tecnológicas apresentadas por empresas de referência na pecuária que participam da feira de negócios que compõe o evento.

Além da etapa em Uberaba no mês de setembro, o Circuito ExpoCorte 2015 já foi realizado em Cuiabá (MT) no mês de março com a participação de 1.100 pessoas, dentre as quais 90% pecuaristas. A próxima etapa será em Campo Grande (MS) em 29 e 30 julho, Araguaína (TO) em 29 e 30 de outubro, finalizando com Ji-Paraná (RO), em 25 e 26 de novembro.

Sobre a Expoinel
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), todos os anos, fecha o ano-calendário de exposições com a realização da Expoinel - evento que nos últimos anos se posicionou como o maior da raça Nelore no Brasil, de participação obrigatória para criadores e expositores que disputam o Ranking Nacional Nelore. A exposição é realizada sempre no mês de setembro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

A ACNB promove dez dias de exposição com aproximadamente mil animais da raça Nelore. Durante a semana acontece a entrada dos animais no parque, as pesagens e diagnósticos de gestação, os julgamentos do Nelore e Nelore Mocho, 10 leilões oficiais e, neste ano, o Circuito ExpoCorte. A Expoinel está em sua 44ª edição e, há 3 anos, abriga também a Expobrahman, realizada pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB).  Mais informações www.nelore.org.br e www.facebook.com/neloredobrasiloficial

Mais informações para imprensa com:
Assessoria ACNB: Danyella Alves Ferreira - (11) 98506-0063 imprensa@nelore.org.br
Assessoria ABCZ: Laura Pimenta - (34) 3319-3862 - laura@abcz.org.br
Assessoria CIRCUITO EXPOCORTE – ATTUALE COMUNICAÇÃO: Mariele Previdi - (11) 4022.6824 / (11) 99954-4626  mariele@attualecomunicacao.com.br

Assessoria Prefeitura Municipal de Uberaba – Keila Riceto – (34) 3318-0241 decompmu@gmail.com

Nenhum comentário: