quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Sete razões para comer mais gordura saturada


PRESENTE NO ÓLEO DE COCO, NA MANTEIGA E NA CARNE VERMELHA, ELA AJUDA A DEIXAR CORAÇÃO, PULMÕES E CÉREBRO SAUDÁVEIS

*Artigo: Dr. Wilson Rondó Jr.
Artigo postado na Revista SporLife Nº 122
 

Gordura saturada realmente aumenta o risco de doença cardíaca e eleva o colesterol? Em uma palavra: NÃO. Porém, é importante entender que nem toda gordura saturada é igual.

Ela deve ser de origem natural, como o óleo de coco, a manteiga e a carne vermelha, e não vir de um óleo vegetal que foi transformado pela hidrogenação em gordura saturada. Na verdade, os humanos precisam da boa gordura, e aqui estão algumas razões para você consumi-la:

1. Reduz os fatores de risco cardiovasculares – A gordura saturada desempenha um papel importante na saúde cardiovascular. O seu consumo reduz o nível de uma substância chamada lipoproteína A, que tem forte correlação com risco de doença cardíaca. Pesquisas mostram que as mulheres perdem peso quando se alimentam com grandes quantidades de gordura saturada.

2. Ossos fortes – Ela é necessária para que o cálcio seja efetivamente incorporado ao osso. Segundo especialista no assunto dra. Mary Enig, há casos em que é necessário aumentar o consumo em 50% por essa razão.

3. Melhora a saúde do fígado – Ela protege o fígado do álcool e de medicamentos, incluindo o acetaminofen e outras drogas comumente usadas para dor e artrites.

4. Pulmões saudáveis – Para que eles funcionem bem, o espaço aéreo dos pulmões deve estar coberto com uma fina camada de surfactante, cuja gordura é 100% constituída de ácidos graxos saturados. A substituição dessas gorduras críticas por outras torna a superfície surfactante falha e causadora de dificuldades respiratórias.

5. Cérebro saudável – O seu cérebro é feito basicamente de gordura e de colesterol. Dieta sem gordura saturada saudável leva a uma função cerebral imprópria.

6. Adequada sinalização dos nervos – Certas gorduras saturadas presentes na manteiga, na banha, no óleo de coco e de palma sinalizam mensageiros que influenciam no metabolismo, incluindo o trabalho de liberação da insulina.

7. Sistema imunológico fortalecido – A gordura saturada encontrada na manteiga e no óleo de coco desempenha importante papel na saúde do sistema de defesa. A perda de quantidade mínima de ácidos graxos saturados dos glóbulos brancos altera a habilidade de reconhecer e destruir  invasores, como vírus, fungos e bactérias.

- Leia mais em: http://www.drrondo.com.br/

* Artigo escrito por Dr. Wilson Rondó Jr. -Iniciou sua carreira como cirurgião vascular, tendo trabalhado como residente na Clinique du Mail La Rochelle, na França. Dedicou-se especialmente à Medicina Preventiva Molecular, especializando-se em Terapias Antioxidantes pelo The Robert W. Bradford Institute, nos EUA e no Regenerations Zentrum Dr. Kleanthous Embh (Heideberg) na Alemanha.
Graduado pela Faculdade de Santo Amaro em 1983. É membro e diplomado pelo American College of Advancement in Medicine.

Pertence ainda a diversas outras instituições no Brasil e no Exterior.




Criatório CV ofertará o melhor do mocho

Tradição, qualidade e genética de ponta são marcas registradas do criatório CV que iniciou seu trabalho de seleção com Nelore Mocho na década de 80, para ser preciso em 1986, ou seja são 27 anos de dedicação e contribuição para a  evolução da pecuária nacional.

Pioneirismo também é um título de peso que o criatório do Carlos Viacava ou CV  --como é carinhosamente conhecido pelo mercado -- adquiriu nestes anos de seleção, pois foi em busca da melhor genética que o criatório se tornou pioneiro no Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore que tem como o principal objetivo a produção de animais férteis, rústicos e precoces.

Animais que podem ser comprados na 50 ª edição do Leilão Nelore Mocho CV que segundo Ricardo Viacava - conhecido carinhosamente como Cadão " a edição deste Leilão CV é muito significativa pois é a de número 50 e de leilões exclusivos da Marca CV"!. 

No remate que acontece 1º de setembro, serão comercializados cerca de 200 touros Nelore Mocho PO, com Avaliação Genética Pela ANCP.  Cadão enfatiza a aptidão e os atributos dos animais : " para se ter uma ideia da qualidade, colocaremos a venda animais com idade média de 22 meses que são  jovens reprodutores com média de 585kg, com 35 cm de PE médio top 5% no MGT.

Entre os destaques do leilão estão reprodutores com a avaliação genética de ponta e um exemplo disso é o lote 49 que tem MGT de 24, TOP 0,1%, a maior avaliação genética da safra.  Diversos produtos de FIV do Projeto Santa Gina, inclusive um irmão próprio do Terrantes de CV Campeão do CP da CRV- Lagoa  - vendido por preço recorde também incrementam as vendas do esperado leilão.

O leilão terá transmissão pelo Canal do Boi. No site www.carlosviacava.com.br  já estão disponíveis os catálogos com toda a avaliação genética e os vídeos de todos os animais que irão a Leilão.


FGV: Grupo alimentação colabora para alta do IPC de agosto

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) saiu do terreno negativo (variação de -0,07% em julho) e registrou alta de 0,09% em agosto. O resultado foi puxado pelo acréscimo na taxa de variação do grupo Alimentação, que saiu de -0,48 para -0,03% influenciado pelo comportamento do item frutas (de -5,46% para -2,47%).

A lista de maiores influências positivas no IPC é composta por leite tipo longa vida (de 5,56% para 5,29%), refeições em bares e restaurantes (de 0,78% para 0,55%), aluguel residencial (de 0,66% para 0,56%), plano e seguro de saúde (de 0,62% para 0,66%) e show musical (de -0,20% para 4,24%). Entre as maiores pressões negativas estão cebola (de -5,37% para -31,34%), tomate (de -29,96% para -17,67%), batata-inglesa (de -2,93% para -8,82%) e feijão carioca (de -6,02% para -8,52%).

Já os preços dos produtos agropecuários no atacado caíram 0,60% em agosto, depois de registrarem alta de 0,45% em julho, informou há pouco a Fundação Getúlio Vargas (FGV).


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Circuito Boi Verde realizará a 5ª etapa em Tangará da Serra

O Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças, promovido pela ACNB – Associação dos Criadores de Nelore do Brasil que tem por objetivo promover e fomentar a raça Nelore no país e no exterior, evidenciando seu potencial de produção de carne de qualidade chega a sua quinta edição na cidade de Tangará da Serra - MTque tem a agropecuária como principal fonte econômica.

Sob o formato de uma competição anual a iniciativa se propõe a mapear o perfil de carcaça dos animais da raça Nelore criados sob condições distintas, proporcionar o intercâmbio de experiências e valorizar os criadores que se destacam. O campeonato chega com as melhores expectativas  na cidade de Tangará da Serra, no Mato Grossomunicípio que tem sua economia baseada na pecuária de corte, produção e industrialização de soja, milho e cana de açúcar. 

A programação da etapa do Circuito de Julgamento é composta por 03 dias de atividades, sendo que o primeiro dia é reservado para recebimento e avaliação in vivo dos animais, o segundo dia  é dedicado ao abate e avaliação das carcaças e o ultimo dia é para a premiação e confraternização dos participantes. Os animais serão avaliados pelos zootecnistas e jurados de carcaças da ACNB, Ricardo Marquardt e Guilherme Alves.

INSCRIÇÕES
Os produtores interessados em participar, devem inscrever seus lotes de animais junto ao setor de compra de bovinos no frigorífico Marfrig - Tangará da Serra. O período das inscrições seguirá o cronograma de fechamento da escala de abate da unidade. Os lotes deverão ser inscritos em nome do proprietário e da propriedade concorrente e o número de animais, por lote, será limitado ao mínimo de 01 (uma) carga completa, estando sujeito a variações de acordo com o tamanho dos veículos de transporte e dos currais do frigorífico. Para participar, não é necessário ser sócio da ACNB, e não há custo de inscrição. Atenção, as vagas são limitadas.

ANIMAIS
Podem participar dos julgamentos, animais da raça Nelore, com até 25% de sangue de outra raça zebuína, enquadrando-se nos padrões característicos da raça como Pelagem: cor branca, cinza ou manchada de cinza e presença de cupim. Somente serão aceitos para julgamento animais machos.

PREMIAÇÃO
Serão premiados na categoria Melhor Lote de Carcaças os 03 (três) primeiros colocados, conforme descrito abaixo:

- 1° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Ouro
- 2° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Prata
- 3° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Bronze

Independente da colocação, todos os lotes e pecuaristas participantes da etapa, automaticamente estarão disputando o Campeonato Nacional, cujo vencedor é premiado na Nelore Fest, em São Paulo, Capital.

Circuito Boi Verde em números
O sucesso do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças pode ser demonstrado em números, pois já foram realizados 139 abates em 11 Estados (SP, MS, PR, MG, RO, GO, MT, ES, AC, TO e PA) além da etapa internacional do Paraguai, registrando um total de 90.461 animais avaliados.

Em 2013 já foram realizadas 4 etapas, totalizando 3.533 animais avaliados.
Em 2012 foram realizadas 7 etapas, em 6 estados (ES, MS, MT, RO , PA e GO), e uma etapa internacional no Paraguai, totalizando 6.964 animais avaliados.

Sobre Tangará da Serra: Inspirados pelo canto macio, cheio, vivo e sonoro do pássaro Tangará ( uma das aves brasileiras mais famosas) foi que os primeiros visitantes da região aliaram o nome do gracioso pássaro à majestosa Serra de Itapirapuã e batizaram a localidade como Tangará da Serra. O principal setor econômico do município é a agropecuária. O Marfrig UNIDADE Tangará da Serra abate hoje 1.100 bovinos/dia, com capacidade instalada de 1.500 cabeças/dia, abastecendo, também o comércio exterior. 


CALENDÁRIO 2013 - PRÓXIMAS ETAPAS CONFIRMADAS

ETAPA TANGARA DA SERRA - MT
Frigorífico Marfrig
Data: 03 e 04 de Setembro
Contato compra de Gado: Cesar, Rafaella Vieira e Ricardo Marquardt - (065) 3311 3800

ETAPA MINEIROS - GO
Frigorífico Marfrig
Data: 30 de Setembro; 01 e 02 de Outubro
Contato compra de Gado: Rodrigo, Jose Antonio  e Rafael Teixeira - (064) 3672 7300

ETAPA PARANAÍBA – MS
Frigorífico Marfrig
Data: 04 e 05 de Outubro
Contato compra de Gado: Pedro e Marcelo ou Thiago Salomão(Técnico ACNB)- (067) 3511 0550

Parcerias fomentam negócios na 42ª Expoinel

Expoinel 2013 conta com parcerias com empresas de diversos segmentos, que têm como característica comum oferecer ao setor soluções comerciais e tecnológicas eficientes e rentáveis, posicionando-se assim como verdadeiras amigas do Nelore e da pecuária nacional. 

Para José Pedro Crespo, diretor da Marfrig Beef  apoiar iniciativas como o Nelore Solidário e a Expoinel é parte importante do esforço da Marfrig Beef para o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva da carne bovina. Fomentamos a produção de carne de qualidade por meio de programas como o Nelore Natural que, através do Marfrig Club,  transfere conhecimentos e boas práticas socioambientais aos produtores. Isso culmina com uma  premiação aos animais da raça, que alcançam padrão diferenciado. Iniciativas como essas demonstram que nosso compromisso e parceria com os criadores de Nelore é forte e duradouro”.

Pelo segundo ano consecutivo a Socil será parceira da ACNB na maior exposição de gado Nelore do Brasil e premiará os Grandes Campeões, macho e fêmea, Nelore, Nelore Mocho e Brahman com um ano de alimentação e serviços prestados pela marca, totalizando R$ 50 mil reais em prêmios. “Estamos falando de um evento de suma importância no calendário agropecuário brasileiro. A marca Socil, que preza pela alta qualidade na alimentação e cuidados com os animais, não poderia deixar de ser parceira dessas exposições”, afirma o diretor de marketing da InVivo Carlos Grossklaus.

Antonio Carlos, gerente comercial da Divisão de Bovinos da Indicus Biotecnologia  explica que "é de fundamental importância participarmos de um evento de tamanho porte como Expoinel Nacional, nos proporcionando maior credibilidade perante a pecuária, onde podemos divulgar nossos produtos para os principais criadores e selecionadores da raça Nelore, que buscam maior ganho genético e principalmente aumento de produtividade,  consequentemente produzindo carne de melhor qualidade".

O nelorista e diretor da Adubos Vanguard, Rogério Santos explica " que é de suma importância a Adubos Vanguard apoiar este evento com intuito de fortalecer a marca junto aos pecuaristas, que geralmente são agricultores também. Teremos nossa marca veiculada em um espaço destinado a visitação de grandes pecuaristas que com certeza lembrarão de nossa empresa na hora de comprar seus fertilizantes".

Para o diretor comercial da FertVitro – laboratório de fertilização e produção in vitro de embriões, Rodolfo Bilachi " É de grande importância para a FertVitro apoiar a Expoinel por ser uma das maiores e mais importantes exposições do País, além de ser uma mostra da raça Nelore, a raça mais importante de corte do mundo".



Na Expoinel 2013 até os animais comemoram!

Novo recordista de produção de sêmen: C 2569 da MN recebeu a Palheta de Ouro


Mais um grande nome da pecuária nacional entrou para o seleto grupo dos touros que comercializaram mais de 250 mil doses de sêmen. C 2569 da MN, também conhecido como Jamanta, destaque da bateria Nelore da CRV Lagoa, recebeu o troféu Palheta de Ouro no último dia 21 de agosto, durante as comemorações dos 20 anos do programa de melhoramento genético PAINT.

Receberam a honraria Fernando Penteado Cardoso, patriarca da Fazenda Mundo Novo, e Eduardo Penteado Cardoso. O troféu foi entregue por Vladimir Walk, diretor-presidente da CRV Lagoa, Marcelo Almeida, gerente do departamento Corte e do PAINT, e Ricardo Abreu, gerente de produto Corte Zebu.

Nascido em 30 de outubro de 1998, C 2569 da MN é uma marca da linhagem Lemgruber em produtividade. O reprodutor transmite, entre outras características, precocidade de acabamento, musculatura, pelagem firme e bom padrão racial. No Sumário ANCP 2013, é Top 5% para MGT (11,45), sendo o número 1 para AOL, com 4.630 filhos avaliados. No Sumário PAINT Consolidado 2013, com 5.017 filhos avaliados, é Deca 1 em seis características.

A linhagem Lemgruber caracteriza-se por priorizar na sua seleção animais rústicos, adaptados e com aptidão econômica para produzir carne dentro da realidade brasileira, a pasto.

“As 260 mil doses vendidas pelo Jamanta são a prova de que ele foi bem aceito pelo mercado e, mais do que isso, consegue persistir e manter esse bom número. Isso mostra todo o benefício que ele traz para a pecuária brasileira e para os criadores. Nosso objetivo é oferecer uma genética de qualidade para que os pecuaristas tenham satisfação quando chegarem ao resultado final. Essa premiação é o coroamento de um trabalho que foi feito com muita dedicação por todos os envolvidos”, destaca Eduardo Penteado Cardoso.

“A CRV Lagoa é pioneira em disponibilizar a genética Lemgruber através da inseminação artificial ao mercado brasileiro. Depois de grandes nomes como 1646 da MN e Rambo da MN, que foram recordistas em produção e comercialização de sêmen na Central, agora temos o touro C 2569 da MN, que ultrapassa as 260 mil doses de sêmen comercializadas, entre convencional e sexado, sendo recordista absoluto desta linhagem”, destaca Ricardo Abreu. “Agradecemos a confiança depositada pela Fazenda Mundo Novo nas contínuas parcerias e parabenizamos por mais esse feito em contribuição ao rebanho nacional”, completa.

 C 2569 da MN, também conhecido como Jamanta

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Evento discute cooperação técnica em bem-estar animal


Com o objetivo de destacar as ações da União Europeia em relação ao bem-estar animal e suas implicações para o Brasil, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura (SDC/Mapa) realizará um evento na próxima quinta-feira, 29 de agosto, a partir das 14h30, no auditório da sede do Mapa.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, o objetivo é constituir um grupo para intercâmbio regular de informações e cooperação técnica para o bem-estar de animais de produção.

O evento, direcionado a servidores, representantes do setor pecuário e imprensa, terá espaço para debate com o público sobre as ações para o ano de 2014, previstas em um memorando de entendimento assinado entre o Mapa e a Direção Geral da Saúde e da Proteção do Consumidor da Comissão Européia (DG-Sanco) no início deste ano. 

O documento ainda trata da cooperação entre as partes para a melhoria dos sistemas de criação dos animais destinados à produção de alimentos, do nascimento ao momento do abate.

A União Européia é um dos mercados mais exigentes e demanda por tratamento adequado aos animais de produção. O chefe da Unidade de Bem-Estar Animal da DG-Sanco, Andrea Gavinelli, participará do evento.


Bem estar animal está entre as prioridades dos principais frigoríficos do país.




Marfrig prepara captação externa de US$ 750 mi

O grupo Marfrig prepara uma captação externa com emissão de bônus de US$ 750 milhões, afirmam fontes do mercado. Os bancos Bradesco BBI, Credit Suisse e BTG foram contratados para dar andamento à operação.
 
Os bônus seriam de 10 anos. Uma das fontes disse que a emissão poderia ocorrer ainda nesta semana e que uma das opções sobre a mesa seria a reabertura do bônus com vencimento em julho de 2017, que tem hoje o custo mais alto das dívidas da companhia (9,875% ao ano de cupom). Esse papel foi emitido em janeiro, quando a companhia captou US$ 600 milhões.
 
Mas alguns profissionais acreditam que o mais provável é que a emissão ocorra na semana que vem. Na ocasião dos resultados do segundo trimestre, o presidente da Seara Foods e futuro presidente (CEO) do Marfrig, Sergio Rial, havia afirmado que estava nos planos da empresa o financiamento de bonds que possui no mercado.
 
Ao fim de junho, a alavancagem financeira medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda do Marfrig ficou em 3,8 vezes. O endividamento bruto consolidado da empresa ao final de junho somou R$ 11 bilhões.

Sergio Rial - presidente da Seara Foods e futuro presidente (CEO) do Marfrig.

AL é inserida na zona livre da febre aftosa, diz Ministério da Agricultura


Com um rebanho de mais de um milhão de animais - entre bovinos e bubalinos - o estado de Alagoas entrou na zona livre da febre aftosa com a vacinação. O reconhecimento do Ministério da Agricultura incluiu ainda os outros estados do Nordeste.

Em outubro deste ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) enviará pleito à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) solicitando que a zona envolvendo esses estados também seja reconhecida internacionalmente como livre da doença.

Para alcançar esse reconhecimento, os serviços veterinários oficiais dos estados foram submetidos a várias auditorias do Mapa, sendo finalmente aprovados de acordo com os critérios previstos nas Portarias N° 50 de 1997 e N° 4 de 2000.

Além disso, mais de 1,9 mil propriedades foram monitoradas no Nordeste e 68 mil animais, selecionados aleatoriamente, passaram por várias inspeções clínicas e colheitas sorológicas, seguindo critérios técnicos reconhecidos internacionalmente, comprovando a ausência de circulação do vírus da febre aftosa na área.

Combate
As iniciativas brasileiras de combate à aftosa vêm sendo implementadas de forma organizada desde a década de 1960. Em 1992, o Governo Federal lançou o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que tem como objetivo principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença. Fonte: G1



Aumento nos custos no 1º semestre já supera o de todo ano de 2012

A alta no custo de produção da pecuária de corte  no primeiro semestre deste ano já está superior ao aumento verificado em todo ano de 2012. Na “média Brasil” (estados de GO, MG, MT, MS, PA, PR, RO, RS, SP e TO), o Custo Operacional Efetivo (COE) e o Custo Operacional Total (COT) registram incremento de 4,50% e de 4,52%, respectivamente, no primeiro semestre de 2013. 

Já de janeiro a junho de 2012, as elevações do COE e do COT foram de 2,28% e de 2,94%, respectivamente e, no acumulado do ano, de 2,85% e 4,36%. Vale lembrar, no entanto, que 2012 foi um dos anos mais estáveis em relação aos custos de produção da pecuária de corte.

Quanto à receita, nos primeiros seis meses de 2013, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa do boi gordo (estado de São Paulo) subiu 2,81%. É importante observar que, apesar desta variação ser inferior ao aumento dos custos, comparativamente no mesmo período do ano passado, o boi gordo acumulava queda de 8,8%.

Segundo pesquisadores do Cepea, os resultados deste ano, melhores que os verificados no primeiro semestre de 2012, refletem a oferta mais enxuta tanto de animais para reposição quanto para abate. Esse quadro, por sua vez, tem influência, dentre outros aspectos, das condições climáticas. Mais do que um balanço do primeiro semestre, os números verificados a esta altura do ano proporcionam parâmetros para as decisões de confinadores que, neste momento,decidem sobre os volumes que serão confinados até o final da entressafra.

Algumas estimativas até apontam aumento da quantidade de animais a serem engordados em confinamentos neste ano, mas operadores consultados pelo Cepea, de modo geral, mantêm a cautela sobre as perspectivas para o setor ao longo deste semestre. Além dos fatores macroeconômicos que têm se mostrado mais preocupantes, agentes também ponderam sobre os preços dos insumos, que podem ter alta significativa em função do dólar.

Se considerada a série histórica do Cepea, desde 2004, verifica-se que os custos aumentaram mais que a receita. Assim, a situação de 2013 não é diferente da observada em anos anteriores. Esse aumento dos custos no primeiro semestre de 2013, no entanto, exige acompanhamento dos pecuaristas das tendências macroeconômicas e do mercado para tomadas de decisão.


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Expoinel 2013 já tem jurados definidos.



A maior feira de gado Nelore do mundo  já tem seus jurados definidos. CELIO ARANTES HEIM (J1), HORACIO ALVES FERREIRA NETO (J1) e CARLOS ALBERTO MARINO FILHO (J2) julgam os animais Nelore.

GUILHERME QUEIROZ FABRI (J1) será o responsável por julgar o Nelore Mocho. 

As inscrições para Expoinel estão abertas. Atenção para não perder o prazo com desconto!!! Até sexta-feira, 30 de agosto: R$250,00 para associados em dia e R$300,00 para não sócio ou sócios anuidade em atraso.

Informações e inscrições:
55 11 3293 8900
rankingnacional@nelore.org.br


Pista lotada! Expoinel 2013

A Expoinel 2013 é realizada pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, tem o patrocínio do Grupo Marfrig e Socil e conta com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Adubos Vanguard, Indicus Biotecnologia e FertVitro.

Agricultura empresarial contrata R$ 9,5 bi em julho


Os financiamentos para a agricultura empresarial na aplicação de julho de 2013 somaram R$ 9,5 bilhões, um aumento de 55% em relação ao mesmo mês da safra anterior, que foi de R$ 6,1 bilhões. O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, comentou o resultado do crédito rural nesta segunda-feira, 26 de agosto.

“A perspectiva é que no mês de agosto e setembro se intensifique a demanda para o financiamento de custeio com a aproximação do plantio da safra. Os recursos estão disponíveis nos agentes financeiros com o objetivo de atender as demandas que virão fortes nestes próximos meses”, pontuou o secretário.

De acordo com Neri Geller, este resultado é o melhor desempenho do mês de julho do Plano Agrícola e Pecuário. No primeiro mês do inicio da safra 2013/14, os produtores rurais contrataram R$ 7,6 bilhões pelas modalidades de custeio e comercialização e R$ 1,9 bilhão pela de investimento.

Entre as linhas de crédito para custeio e comercialização, destaque para o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), com total de empréstimos de
R$ 698,3 milhões – alta de 119% sobre julho do ano passado.


O secretário ainda ressaltou que neste ano foram criados o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro), que tem o objetivo de financiar a incorporação de novas tecnologias nas propriedades rurais para modernização e melhoria na competitividade do agronegócio.

A avaliação atualizada mensalmente das contratações do crédito agrícola é realizada pelo Grupo de Acompanhamento do Crédito Rural, coordenado pela Secretaria de Política Agrícola (SPA/Mapa).

Imagem: MAPA


Primeiro semestre termina com mercado de reposição em alta

O período que compreende os meses de abril, maio e junho é tradicionalmente um momento de transição para o pecuarista. É nesta ocasião que o produtor avalia os resultados técnicos e econômicos obtidos no final do período das águas e analisa o novo cenário que cerca a atividade, buscando adotar a melhor estratégia para o seu sistema produtivo durante o período de seca. 

No geral, o primeiro semestre de 2013 encerrou de maneira positiva para os produtores, um cenário melhor do que o verificado no mesmo período no ano passado. A arroba voltou a se valorizar, as exportações apresentaram bons resultados, os preços da soja e do milho chegaram num patamar aparentemente viável ao produtor que pretende confinar. 

Em contrapartida, os preços pagos pela reposição estão mais elevados. Para o pecuarista, na “média Brasil” (GO, MG, MT, MS, PA, PR, RO, SP e TO), o segundo trimestre de 2013 encerrou com ligeiro aumento nos custos. 

De abril a junho, o Custo Operacional Total (COT) subiu 1,71% e o Custo Operacional Efetivo (COE), 1,59%. Na parcial de 2013 (até junho deste ano), o COT registra alta de 4,52% e o COE, de 4,5%.  Pode-se dizer, então, que o primeiro trimestre deste ano foi que respondeu por mais de 50% dos aumentos do custo do pecuarista.

Do lado da receita, no acumulado do ano, a arroba (média mensal do Indicador ESALQ/BM&FBovespa) teve valorização de 2,81% e o bezerro (média mensal do Indicador – Mato Grosso do Sul), de expressivos 12%.  Em abril, o COT e o COE tiveram aumento de 1,15% e de 1,51% (“média Brasil”). Essa valorização nos custos foi resultado do aumento generalizado nos grupos de insumos acompanhados pelo Cepea. 

Dos 22 grupos de insumos analisados, 17 deles apresentaram alta, com destaque para o bezerro (Média Mensal Indicador MS), que subiu 2,8% em relação a março, e a suplementação mineral e os medicamentos em geral, que se valorizaram 0,10% e 0,86%, respectivamente. Já os gastos com insumos para dieta animal apresentaram queda de 1,95% na “média Brasil”. 

Esse número é reflexo das quedas nos preços da saca de soja e de milho no mercado interno. Já o bezerro (Média Mensal Indicador MS) teve aumento de 2,8% de março para abril e a arroba (Média Mensal Indicador ESALQ/BM&FBovespa), de 1,81%. De acordo com informações de colaboradores do Cepea, a alta nos preços da reposição já era esperada devido ao maior período de chuvas e espera-seque o ano de 2013 seja um bom momento para o produtor focado na atividade de cria recuperar a margem de lucro.

Já em maio, o COT e o COE caíram 0,18% e 0,13%, respectivamente. Essa queda pode ter sido puxada pelos grupos de adubos e corretivos, que recuaram 1,32%, em função do início da época da seca – momento em que se utilizam menos destes insumos – e pelos insumos que compõem grupo dieta animal, que registraram baixa de 2,11%. A retração neste último grupo foi decorrente dos elevados estoques de grãos nas principais regiões produtoras. 

Em junho, o COT e o COE voltaram a subir, 0,74% e 0,21%, respectivamente. Neste mês, a suplementação mineral se valorizou 0,24%, podendo ser reflexo da época de seca, em que os pecuaristas utilizam fontes minerais suplementares para evitar perda de peso dos animais. Já o grupo dieta teve ligeiro aumento de 0,53%, devido à retomada de alta dos preços da soja, em função da forte demanda pelo grão e também pelos derivados. 


Fonte: Por André Delgado, Graduando em Eng. Agronômica; equipe Gado de Corte Cepea/ Ano 12 – Edição 99 – 2º Trimestre 2013

Paint celebra 20 anos com leilão na Expogenética


Na quarta-feira, 21 de agosto, um dos principais projetos de melhoramento genético da raça Nelore com Ceip, o Certificado Especial de Identificação e Produção, outorgado pelo Mapa para rebanhos que fazem seleção a campo, fez parte da agenda da 6ª Expogenética, em Uberaba, MG.

O Leilão Paint comemorou em sua sétima edição 20 anos do programa de melhoramento Paint, da CRV Lagoa, de Sertãozinho, SP. O programa, iniciado em 1993, hoje conta com108 mil matrizes em avaliação oriundas de 140 propriedade espalhadas por 14 estados.

Pelo Canal do Boi, a empresa negociou 80 produtos Nelore por R$ 938.300, à média geral de R$ 11.583. O preço foi impulsionado pela venda de três touros em teste de progênie que, juntos, somaram R$ 145 mil, com registro de R$ 48.334 por animal. Até o momento, foram selecionados em toda a história do Paint um total 322 touros para esse tipo de teste.

Os demais reprodutores foram cotados a R$ 15.750. Além deles, 30 matrizes também integraram a oferta. Cada uma saiu por R$ 4.500. Ao final do remate foram leiloados pacotes de sêmen por R$ 15.800.

Os trabalhos foram conduzidos por Lourenço Campo, a cargo da Central Leilões, com pagamentos foram fixados em 24 parcelas (2 +2+20).

Fonte: Portal DBO 



Última semana com preço reduzido para inscrição de animais na Expoinel 2013


As inscrições para Expoinel estão abertas. Atenção para não perder o prazo com desconto!!! Até sexta-feira, 30 de agosto: R$250,00 para associados em dia  e R$300,00 para não sócio ou sócios anuidade em atraso

Após 31/08: 
R$300,00 para associados em dia
R$350,00 para não sócio ou sócios anuidade em atraso

Inscrições: 29/07 a 10/09
Entrada: 16/09 a 19/09
Data base: 20/09
Grandes campeonatos: 29/09

Informações e inscrições
55 11 3293 8900
rankingnacional@nelore.org.br

Participe com seus animais da 42º edição da maior feira de Nelore do mundo!


A Expoinel 2013 é realizada pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, tem o patrocínio do Grupo Marfrig e Socil e conta com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Adubos Vanguard, Indicus Biotecnologia e FertVitro.


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Operação Nota Branca desarticula esquema de sonegação fiscal envolvendo frigoríficos em Santa Catarina

Uma força-tarefa cumpriu nesta terça, dia 20, nove mandados de busca e apreensão, e três mandados de prisão contra comerciantes de carne de Santa Catarina. O resultado é da Operação Nota Branca em uma ação conjunta da Receita Federal, Receita Estadual, Ministério Público e Polícia Militar de Santa Catarina. Esta ação teve como finalidade desarticular um esquema de sonegação fiscal envolvendo empresas ligadas ao setor de frigoríficos que atuava na região do Vale do Itajaí.

A fraude ultrapassa os R$ 30 milhões. Foram presos temporariamente dois empresários e o contador do frigorífico. Eles devem responder por crime contra a ordem tributária. A pena envolve o pagamento do imposto sonegado, mais multa no mesmo valor da sonegação.

Foi decretado pela Justiça Estadual o sequestro de diversos veículos que estariam registrados em nome dos suspeitos e de uma empresa administradora de bens, constituída na tentativa de blindar os recursos e o patrimônio auferido com as práticas ilícitas. Participam da operação 17 servidores da Receita Federal, seis da Receita Estadual da Santa Catarina, 11 da Polícia Militar de Santa Catarina e 11 da Polícia Civil de Santa Catarina, além de servidores do Ministério Público de Santa Catarina e da Polícia Rodoviária Federal. 

A investigação foi conduzida pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina e a Receita Estadual de Santa Catarina após denúncia de que a principal empresa-alvo estaria comercializando carnes sem notas fiscais e de que um contabilista estaria agenciando destinatários que desejassem aproveitar créditos de ICMS.

Durante as investigações se comprovou que, de fato, tal empresa promovia o transporte e a entrega de mercadorias sem documentos fiscais. Além do crime contra a ordem tributária foi apurada a prática de outros crimes, tais como formação de quadrilha, falsidade ideológica e ocultação de bens.

Força-tarefa cumpriu nove mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão


Fonte: Canal Rural com informações da Receita Federal / Imagem: Agência RBS

Congresso vai apurar formação de cartel na pecuária e outros setores

O Congresso Nacional vai apurar denúncias de formação de cartel em empresas do segmento da pecuária e outros setores. O deputado federal Moreira Mendes se reuniu com a Frente Parlamentar da Agropecuária para discutir a suposta formação. As denúncias de cartelização atingem vários setores como o de sementes, remédios genéricos veterinários, fertilizantes, citricultura e cadeia produtiva da carne. O deputado explica que uma comissão especial pretende apurar estas denúncias.

– O objetivo da comissão especial é apurar essas acusações. Teremos, ainda, essa semana, a primeira reunião prática, para estabelecer nosso sistema de trabalho, nela vamos aprovar os requerimentos que serão aprovados. Vamos receber convidados para debater a questão da carne – disse o deputado.

Segundo Mendes, há requerimentos prontos no congresso para convocar a Friboi, Marfrig, Ouro Fino, Merck, Sindan e a Abiec para prestação de esclarecimentos. primeiro debate vai ser sobre a carne, que é um dos segmentos mais importantes do agronegócio.  

– A carne é o segmento mais forte, tirando a produção de grãos. O Brasil hoje é o maior produtor de proteína animal. Vamos começar com o setor da carne, porém, vamos ouvir todos os outros segmentos envolvidos – destaca.

Moreira Mendes reforça que todas as empresas envolvidas serão ouvidas. – As empresas denunciadas serão ouvidas, todas terão o direito de falar. Não podemos fazer nenhuma afirmação enquanto não tivermos apurado os fatos – concluiu.



Fonte: Canal Rural

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Abrafrigo protocola pedido para retirada de propaganda do ar

A Abrafrigo, associação dos pequenos e médios frigoríficos, enviou ontem ofício ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) pedindo a interrupção da campanha publicitária da marca Friboi, que pertence à JBS.

Para a associação, a campanha, protagonizada pelo ator Tony Ramos, induz o consumidor a acreditar que apenas uma marca de carne bovina passa por inspeção e controle de origem. O ofício, no entanto, não deve ter efeito. Para solicitar a intervenção do Conar em campanhas publicitárias, empresas ou associações devem ser associadas ao órgão regulador --o que não é o caso da Abrafrigo.


Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Grupo lança projeto para dar assistência técnica a pecuaristas

O Grupo de Trabalho Pecuária Sustentável (GTPS), criado em 2009 por varejistas, frigoríficos, associações de pecuaristas e entidades ambientalistas - após a uma ação do Ministério Público que corresponsabilizou a cadeia produtiva das carnes pelo desmatamento da Amazônia - lança amanhã um projeto que prevê investir cerca de
R$ 12 milhões em assistência técnica e aportes diretos em propriedades rurais de 856 pecuaristas de cinco Estados do país.

Batizado de "Pecuária Sustentável na Prática", o programa receberá um aporte de cerca R$ 3 milhões (€ 926 mil) do fundo do governo holandês Farmer Support Programme (FSP, na sigla em inglês). O restante será financiado pelos associados do GTPS, que reúne empresas como JBS, Marfrig, Carrefour e Walmart.

Com o propósito de atingir uma área de 800 mil hectares de pastagens em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rondônia e Pará, o programa pretende atacar quatro deficiências que comprometem a rentabilidade - e, é claro, a sustentabilidade - dos negócios de pecuaristas de médio porte.

"Fizemos um levantamento e verificamos uma situação generalizada de manejo de pastagem ruim, gestão de propriedade inadequada, falta de assistência técnica e acesso restrito a crédito", diz o presidente do GTPS, Eduardo Bastos, executivo ligado à Dow AgroSciences, também associada ao grupo de trabalho.

Nesse contexto, a proposta do "Pecuária Sustentável na Prática" é capacitar associações de produtores e representantes de empresas de insumos e frigoríficos para que possam atuar como "multiplicadores" de assistência técnica voltada a produtores de médio porte. Segundo Bastos, esses pecuaristas não contam nem com apoio de "assistência técnica governamental forte", como no caso dos pequenos produtores, e tampouco têm condições de investir de maneira efetiva em assistência técnica privada, ao contrário dos grandes pecuaristas.

Além da assistência técnica, os recursos do projeto também podem ser investidos na recuperação de pastagens e mesmo na aquisição de gado reprodutor, duas medidas que ajudam a ampliar a rentabilidade do negócio.

Apesar do lançamento, o GTPS ainda não definiu qual o montante que cada uma das regiões envolvidas no projeto receberá. "Temos até novembro para fazer o ajuste fino", afirma o presidente da entidade. É só a partir desse ajuste que os recursos chegarão até os pecuaristas. Neste momento, o que já está definido é que 80% do orçamento de cerca de R$ 12 milhões do "Pecuária Sustentável na Prática" serão investidos diretamente na produção. "Vai direto para o produtor fazer gestão adequada, sanidade e nutrição e recuperar pastagens", afirma.


Análises confirmam que touro Backup não é filho de Fajardo

A CRV Lagoa, empresa internacional de melhoramento genético, informou nesta segunda, dia 19, que a paternidade do touro Backup – reprodutor recordista com 600 mil doses de sêmen vendidas no Brasil – livro PO, Registro Genealógico Definitivo (RGD) AAAP 1653, através da tecnologia genômica (HD chip – 777.000 marcadores) é atribuída ao reprodutor Gabinete do IZ, livro PO, Registro Genealógico Definitivo (RGD) F 1045.

A empresa, através do seu programa de melhoramento genético em gado de corte (PAINT), em parceria com a Conexão Delta G e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araçatuba, participou de um estudo para a aplicação da seleção genômica em reprodutores bovinos da raça Nelore

Segundo a CRV lagoa, foi estruturado um banco de material biológico, analisado com a mais poderosa tecnologia de genotipagem de marcadores de DNA, que investiga, simultaneamente, 777.000 SNP de um animal.

Para a correta informação de parentesco e a condução das avaliações genéticas, foi confrontada a genealogia conhecida (oficial) com aquela formada a partir das informações genômicas de cada reprodutor. De acordo com a CRV lagoa, nesse processo de confrontação, a pesquisa detectou inconsistências nas informações relativas à genealogia conhecida em alguns dos animais estudados.

Em julho, a pecuária de produção brasileira recebeu a notícia de que a paternidade de touros importantes para genética estavam sendo investigadas. Através de testes de genotipagem, pesquisadores da Unesp constataram que o nelore Backup, poderia não ser filho de Fajardo da GB, como constava no registro oficial do animal.


Touro Backup é filho de Gabinete do IZ

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Ministro reconhece nacionalmente mais oito estados como livres de aftosa


O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, anunciou neste domingo, 18 de agosto, em Paragominas (PA), que mais oito estados brasileiros serão reconhecidos nacionalmente como zona livre de febre aftosa com vacinação. Com a inclusão de Alagoas, Ceará, Maranhão, norte do Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, mais de 205 milhões de cabeças, ou seja, aproximadamente 99% do rebanho nacional de bovinos e bubalinos estão em zonas livres da doença.

Em outubro deste ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) enviará pleito à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) solicitando que a zona envolvendo esses estados também seja reconhecida internacionalmente como livre da doença. “Quando esses estados forem certificados pela OIE, 78% do território nacional será reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa, diminuindo as restrições de trânsito interno e possibilitando a abertura de vários mercados ainda inacessíveis para os produtos dessa zona”, informa o ministro. A expectativa é que o certificado da OIE seja obtido em maio de 2014.

Para alcançar esse reconhecimento, os serviços veterinários oficiais foram submetidos a várias auditorias do Mapa, sendo finalmente aprovados de acordo com os critérios previstos nas Portarias N° 50 de 1997 e N° 4 de 2000. Além disso, mais de 1,9 mil propriedades foram monitoradas e 68 mil animais, selecionados aleatoriamente, passaram por várias inspeções clínicas e colheitas sorológicas, seguindo critérios técnicos reconhecidos internacionalmente, comprovando a ausência de circulação do vírus da febre aftosa na área.

Dos oito estados reconhecidos nacionalmente como livres da febre aftosa, o Maranhão é o que possui o maior rebanho de bovinos e bubalinos, com aproximadamente 7,5 milhões de cabeças. O norte do Pará, segundo colocado, tem mais de 4,6 milhões de animais, possui o maior rebanho de bubalinos, com mais de 450 mil cabeças. O quadro abaixo mostra dados do rebanho de bovinos e bubalinos desses estados.

UF
Total de Bovinos
Total de Bubalinos
Total do Rebanho
Alagoas
1.296.489
960
1.297.449
Ceará
2.614.517
1.875
2.616.392
Maranhão
7.427.087
81.313
7.534.814
Pará*
4.453.501
450.615
4.904.116
Paraíba
1.364.699
2.174
1.366.873
Pernambuco
2.004.766
10.023
2.014.789
Piauí
1.716.662
532
1.717.194
Rio Grande do Norte
1.189.362
2.570
1.191.932
Total geral
22.067.083
550.062
22.643.559
* Região norte do estado.

Durante o seu discurso, o ministro da agricultura ressaltou que além de buscar o reconhecimento internacional desses estados, o Mapa também vai intensificar os trabalhos e conta com o empenho dos Governos Estaduais e da iniciativa privada para que os estados do Amapá, Roraima e a parte que falta do Amazonas também consigam alcançar o reconhecimento da zona livre da febre aftosa. “Auxiliar esses estados é fundamental para que consigamos cumprir a nossa meta de um Brasil 100% livre de febre aftosa, certificado pela OIE até 2015”, ressaltou Antônio Andrade.

Combate à febre aftosa
As iniciativas brasileiras de combate à aftosa vêm sendo implementadas de forma organizada desde a década de 1960. Em 1992, o Governo Federal lançou o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que tem como objetivo principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença. A primeira zona livre foi conquistada em 1998. A execução do programa é compartilhada entre o Governo Federal, Governos Estaduais e setor privado.