quinta-feira, 10 de março de 2011

Resultado da Expoinel MT foi positivo

Terminou a II Expoinel MT – Exposição Internacional Nelore Indoor de Mato Grosso – realizada de 21 de fevereiro a 04 de março no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá. “Batemos recorde com a participação de animais e expositores e já começamos a organizar a Expoinel de 2012” anunciou o presidente da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso – ACNMT, Hermes Botelho, que promove o evento.
Foram inscritos 531 animais por 48 expositores de Mato Grosso e de outros 11 estados. Dos animais inscritos, 441 foram julgados, e os demais participam dos leilões de elite ou não compareceram na pista de julgamento. Depois de cinco dias de julgamentos as principais premiações foram as seguintes: O  título de Grande Campeã ficou com o animal Kamille TE S.Elina da Fazenda Santa Elina e a Reservada Grande Campeã é Cancha DA RS I , de  Roberto Bavaresco, da fazenda Planalto de Sidrolandia – MS. O Grande Campeão ficou com o animal Yatho TE da fazenda Santa, do expositor Hermes Botelho de Rosário Oeste – MT e o Reservado Grande Campeão é Gregório Do Grongoro , animal de Fernando Marco S. Minosso de Santo Antonio de Leverger – MT.  A melhor Progênie De Mãe é a vaca nelore Energética S. Elina, da fazenda Santa Elina de Rosário Oeste – MT e a segunda colocada foi o animal Galeria DA FC do Grupo Camargo,da fazenda Arrossensal de Nortelandia – MT. Os títulos de Melhor Expositor e Melhor Criador ficaram com o produtor Hermes Botelho da Fazenda Santa Elina, de Rosário Oeste - MT . O segundo melhor Expositor ficou com a Carpa Serrana - SP e o segundo Criador com Marcelo R. Mendonça / Irmãos CO Colorado Sales De Oliveira – SP.
O expositor Hermes Botelho levou 11 troféus nessa primeira exposição ranqueada de Mato Grosso e credita o feito ao trabalho de equipe e muito investimento em genética. “A Grande Campeã e o Grande Campeão são filhos da vaca Energética da fazenda Santa Elina, premiada como melhor progênie. Isso demonstra que animais de qualidade geram crias de boa qualidade e é com essa filosófica que trabalhamos”, disse Botelho.
Os animais que participaram da Expoinel MT agora têm um longo caminho a percorrer, pois para pontuar, precisam participar de seis eventos, das 19 feiras agropecuárias ranqueadas de Mato Grosso, sendo que três eventos são obrigatórios: a Expoinel MT e a Expoagro que acontecem em Cuiabá, e a Exponop no município de Sinop.
As feiras agropecuárias que participam do Ranking Estadual de Mato Grosso são: Expoinel MT – Cuiabá; Exposorriso – Sorriso; Expoalta- Alta Floresta ; Exponop –Sinop; Expomarcos - São J Q Marcos;  Festa Agrop Poconé – Poconé; Expoagro  - Cuiabá; Expotã - Guarantã do Norte; Expovale - Agua Boa; Expolíder – Colíder; Expoagro – Cáceres;  Exposu – Rondonópolis; Expoju -     Juína; Exp. Agr. V do Arinos  - Juara;  Expoprima  - Primavera do Leste; Exposerra - Tangará da Serra; Expossol - Mirassol D´Oeste; Expovale - Peixoto de Azevedo; Expoleste - Barra do Garças. 
Leilões
Os 12 leilões realizados durante da Expoinel MT tiveram um faturamento de R$ 10 milhões. “O resultado dos leilões foi muito positivo, apesar da nossa expectativa inicial ter sido maior. Porém, alguns leilões foram cancelados pelas empresas organizadoras e muitos animais não puderam comparecer nas pistas devido às fortes chuvas que impossibilitaram o transportes desses animais, de corte e de elite, até Cuiabá”, explicou o presidente da ACNMT, Hermes Botelho.

Nenhum comentário: