quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Circuito Boi Verde é sucesso na 5° Etapa Redenção – PA

O Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças, promovido pela ACNB – Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, que  tem por objetivos promover e fomentar a raça Nelore no país e no exterior, evidenciando seu potencial de produção de carne de qualidade, contabilizou mais uma etapa realizada neste ano. Pela primeira vez o Circuito chegou a Redenção, no Pará - Norte do País.

Nesta etapa, 67,2% dos animais apresentaram-se com idade estimada até 03 anos (de 0 a 4 dentes);  44,6%  dos animais pesavam entre 16 a 19@ e os outros 45,4% pesavam entre 19 a 22@, com acabamento mediano em pelo menos 20% dos animais;

Os pecuaristas de Redenção ficaram satisfeitos com a realização do evento e o vencedor desta etapa Carlos Alberto Mafra Terra, ressaltou que a iniciativa é “muito importante para a Pecuária de Redenção, pois antigamente o pecuarista não tinha nenhum incentivo para produzir uma carcaça adequada à exigência dos grandes mercados consumidores. Com o abate técnico anual na região, os pecuaristas vão se empenhar para produzir uma carcaça de melhor qualidade e consequentemente terem um maior poder de negociação junto aos Frigoríficos”. Mafra Terra, que pretende participar todos os anos do evento, destacou que o Circuito Boi Verde foi muito importante para a Agropecuária Mafra e o julgamento da ACNB é o reconhecimento de um trabalho de 10 anos de melhoramento genético da Raça Nelore.  

Par
a Alcino Vilela Rezende Filho, zootecnista, pecuarista e proprietário das Fazendas Estrela de Prata e São Sebastião da Prata, o Circuito Boi Verde é de grande importância para Redenção, porque mostra para o Brasil que o Estado tem pecuária de muita qualidade, além do mais os criadores já estão investindo e pensando na etapa do ano que vem, o que incentiva uma competição saudável entre os produtores locais, elevando a qualidade e melhoria genética da raça. Alcino Filho lembra que o abate técnico é o grande reconhecimento do seu trabalho.

Desde a sua criação o Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças já realizou 133 abates técnicos em 11 Estados brasileiros (SP, MS, PR, MG, RO, GO, MT, ES, AC, TO e PA), além da etapa internacional anualmente promovida no Paraguai, registrando um total de 82.183 animais avaliados.

Só em Redenção foram 615 animais, de 16 criadores. Em 2012 já foram realizadas cinco etapas, nos estados de ES, MS, RO e PA, e no Paraguai, com 4.370 animais avaliados e 68 pecuaristas participantes.

O vencedor da etapa de Redenção/PA foi o pecuarista Sr. Carlos Alberto Mafra Terra, com um lote de 68 animais que alcançou a nota final de 9364 pontos. O lote campeão destacou-se pela qualidades e precocidade dos animais: 92,6% dos animais ate 4 dentes (até 3 anos); 56% com peso de 18 a 20@ e 91,2% dos animais com acabamento mediano e uniforme.

A Associação dos Criadores de Nelore agradece mais uma vez a todos os pecuaristas participantes da 1ª etapa no Pará, são eles: Eloi Zatta, Carlos Alberto Mafra Terra, Alexandre Rosa Vilela, Divino da Silva Marquez, Wellington Brasil Zucato, Marcorelio Novais Santana, Jose Castro, Delfino Francisco Kehrnvald, Joao Ferreira do Nascimento, Madalena de Paula Silva, Agro Unione Ltda, Fazenda Santa Tereza, Eduardo Carvalho Pereira, Roberto Diniz Junqueira Filho, Luiz Antonio de Andrade Bezerra e Alcino Vilela de Rezende Filho.

Próximas etapas:
TANGARÁ DA SERRA - MT
Local: Frigorífico MarfrigData: 03 e 04 de Setembro
Contato compra de gado: (65) 3311.3800 - Fredy e Cesar 

MINEIROS – GO 
Local: Frigorífico Marfrig
Data: 27, 28 e 29 de Setembro
Contato compra de gado: (64) 3672.7300 - Rodrigo e José Antonio
 
INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas junto ao setor de compra de bovinos da unidade frigorífica, no momento da inserção do lote na escala de abate do dia do julgamento, através do preenchimento de ficha de inscrição própria. O período das inscrições seguirá o cronograma de fechamento da escala de abate, definido pelo setor de compra de bovinos da unidade frigorífica co-promotora do evento.

Os lotes deverão ser inscritos em nome do proprietário e da propriedade concorrente e o número de animais, por lote, será limitado ao mínimo de 01 (uma) carga completa, estando sujeito a variações de acordo com o tamanho dos veículos de transporte e dos currais da unidade frigorífica co-promotora do evento.

Para participar não precisa ser necessariamente, sócio da ACNB e não há custo de inscrição. Participe! 

Guilherme Alves - zootecnista ACNB no 1° dia julgamento in vivo 

1° dia julgamento in vivo 

2° dia abate de carcaças

da esq. para direita: Campeão Carlos Alberto Mafra Terra, Carlos Alberto Mafra Junior  e Eto - dir. de compras JBS 

da esq. para direita:  Castrinho ger. de compra JBS e o 2° colocado Alcino Vilella Rezende Filho


da esq. para direita:  3° colocado Lourenço Barros - ger. Fazenda Morada do Boi e Guilherme Godoy da JBS 
Premiação e II Leilão de Touros Nelore Mafra Agropecuária

Informações: www.nelore.org.br/circuitoboiverde

Nenhum comentário: