segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Exposul terá julgamentos raciais válidos para o Ranking Nelore


O Ranking da raça predominante em Mato Grosso é um dos indicadores mais importantes do setor pecuário.

Cuiabá (MT), 03 de agosto de 2012 - A 40ª edição da EXPOSUL, que acontece no período de 04 a 12 de agosto, no Parque de Exposições de Rondonópolis, irá sediar uma etapa obrigatória do Ranking Estadual da Raça Nelore de Mato Grosso. O campeonato é organizado pela Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso – ACNMT e os julgamentos raciais nesta exposição são promovidos pela entidade em parceria com o Sindicato Rural, há 15 anos. “Os animais que participam do Ranking Nelore passam por uma peneira criteriosa nas propriedades  e os produtores trazem só os melhores para serem julgados nas pistas e isso reflete diretamente nos resultados de desenvolvimento do setor pecuário”, disse o presidente da ACNMT, Hermes Botelho.

Este ano, cada animal inscrito no Ranking Estadual do Mato Grosso terá que pontuar em 8 exposições, sendo obrigatórias em 05 feiras ranqueadas e em outras 03 exposições de livre escolha. As etapas obrigatórias são a Expoinel MT (Cuiabá), Expoagro (Cuiabá), Exporriso (Sorriso), Exponop (Sinop) e a Exposul (Rondonópolis). “A etapa de Rondonópolis é a última obrigatória e que vai definir os campeões do Ranking Nelore MT 2012, pois a disputa esta acirrada e a diferença na pontuação é apertada”, analisa Hermes Botelho. Ao todo, Mato Grosso conta com 20 exposições agropecuárias ranqueadas e o resultado geral será conhecido em novembro, durante a premiação dos vencedores.

Todos os animais inscritos para a pista de julgamento são P.O – Puro de Origem – e passam por uma rígida avaliação, onde são observados pelos juízes detalhes do fenótipo da raça, precocidade, beleza, produtividade e outros itens que recebem pontuações e são somadas ao final da etapa estadual do Ranking Nelore MT.  Os jurados da Expoinel MT (exposição regional obrigatória para o Ranking Nacional da ACNB) são escolhidos pela comissão conjunta da ACNB, ABCZ e Colégio de Jurado.

O Ranking Estadual da Raça Nelore MT é organizado pela Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso – ACNMT, com apoio da Acrimat – Associação dos Criadores de Mato Grosso, do Fabov – Fundo de Apoio à Bovinocultura de Corte e da Biogénesis-Bagó.  No site da ACNMT (WWW.neloremt.org.br) os interessados podem acompanhar as tabelas com resultados completos de todas as etapas do Ranking em Mato Grosso.   

                                Animais de elite na pista de julgamento

Nenhum comentário: