quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Hoje Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaça – 5° Etapa Redenção - PA

A Associação dos criadores de Nelore do Brasil e o Frigorífico JBS convidam você para participar de mais uma etapa do Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças. Participe!!!
Local: Frigorífico JBS - Redenção - PA
Data: 02 e 03 de agostoEntrega de prêmios: 04 de agosto
Chácara Agropecuária Mafra, durante o 2° Leilão de touros Nelore Mafra
Contato: Guilherme ou Castrinho 
- Compra de gado
Informações : (69) 3424 6516O

Circuito de Julgamentos de Carcaças da Raça Nelore da ACNB – Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, tem por objetivos promover e fomentar a raça Nelore no país e no exterior, evidenciar seu potencial de produção de carne de qualidade, contribuir para o desenvolvimento da pecuária nacional, mapear o perfil de carcaça dos animais da raça criados sob condições distintas e em diferentes localidades do país e em países vizinhos, divulgar as práticas de produção e industrialização de carne de qualidade, proporcionar o intercâmbio de experiências agregando informações para os criadores e frigoríficos, além de valorizar os criadores que se destacam.
 
Somente serão aceitos nos julgamentos animais da raça Nelore, com até 25% de sangue de outra raça zebuína, enquadrando-se nos padrões característicos da raça como Pelagem: cor branca, cinza ou manchada de cinza, presença de cupim e outras variações serão julgadas, em separado, pela ACNB; Vale ressaltar que somente serão aceitos para julgamento animais machos.
 
INSCRIÇÕES
 
As inscrições serão realizadas junto ao setor de compra de bovinos da unidade frigorífica, no momento da inserção do lote na escala de abate do dia do julgamento, através do preenchimento de ficha de inscrição própria. O período das inscrições seguirá o cronograma de fechamento da escala de abate, definido pelo setor de compra de bovinos da unidade frigorífica co-promotora do evento.
 
Os lotes deverão ser inscritos em nome do proprietário e da propriedade concorrente e o número de animais, por lote, será limitado ao mínimo de 01 (uma) carga completa, estando sujeito a variações de acordo com o tamanho dos veículos de transporte e dos currais da unidade frigorífica co-promotora do evento.
 
Cada etapa do Circuito de Julgamento será composta por no máximo 03 (três) dias de abate, sendo que o primeiro dia é reservado para recebimento e avaliação in vivo dos animais, o segundo dia  é dedicado a classificação de carcaça e abate e o ultimo dia é para premiação e confraternização dos participantes;
 
Para participar não precisa ser necessariamente, sócio da ACNB e não há custo de inscrição.
 
JULGAMENTO DAS CARCAÇAS
 
O abate será conduzido conforme normas oficiais do SIF/RIISPOA e premissas do Programa Qualidade Nelore Natural - PQNN. A partir do julgamento das carcaças, por um Jurado formado pela Universidade do Boi e da Carne, e habilitado pela ACNB, é que se determinará o ranking dos lotes campeões. Cada jurado poderá ser acompanhado por até 03 (três) jurados auxiliares, devidamente credenciados pela Universidade do Boi e da Carne. Uma vez insensibilizados e suspensos até a nora mecânica, será registrada a seqüência de entrada dos animais na linha de abate, identificando-se a propriedade de origem ou, quando necessário, as carcaças individualmente.
 
Ainda no início da sala de abate, a caracterização racial dos animais será conferida, de forma a desconsiderar na avaliação do lote os animais classificados como não-Nelore na pré-classificação nos currais. Também será verificado o número de dentes incisivos permanentes (d.i.p.) de cada animal do lote abatido, determinando assim a maturidade dos mesmos. Para efeito de julgamento, as carcaças receberão pontuação individual de acordo com a maturidade do animal.
 
As carcaças serão submetidas às avaliações subjetivas de cobertura de gordura (escores visuais), conforme as premissas do PQNN. Serão pesadas individualmente e pontuadas de acordo com a faixa de peso na qual se enquadram, e para apuração do Melhor Lote de Carcaças, as carcaças receberão pontuação individual de acordo com o escore de gordura apresentado. 
 
Os jurados desta etapa serão os zootecnistas da ACNB, Marcos Petergato e Guilherme Alves.
 
 PREMIAÇÃO DAS ETAPAS
 
Para a apuração do Melhor Lote de Carcaças a nota final para cada característica avaliada será calculada através da média aritmética das notas atribuídas a cada animal do lote.As carcaças eventualmente condenadas pelo SIF, no decorrer do abate, serão desclassificadas.
 
Após as ponderações os lotes serão ordenados de forma decrescente, sendo que o lote de maior nota final será então considerado Campeão Melhor Lote de Carcaças da etapa.

Em cada etapa, serão premiados na categoria Melhor Lote de Carcaças os 03 (três) primeiros colocados, conforme descrito abaixo:
 
- 1° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Ouro
- 2° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Prata
- 3° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de BronzePublicar postagem
 
Circuito Boi Verde em números
 
O sucesso do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças pode ser demonstrado em números, pois já foram realizados 132 abates em 10 Estados (SP, MS, PR, MG, RO, GO, MT, ES, AC e TO), além da etapa internacional do Paraguai, registrando um total de 82.183 animais avaliados.
 
Em 2012 já foram realizadas 4 etapas, em 4 estados (ES, PY, MS e RO), com 3.755 animais avaliados.

Nenhum comentário: