sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Produto Interno Bruto cresceu apenas 0,6% no 3º tri


A economia brasileira cresceu apenas 0,6 por cento no terceiro trimestre deste ano quando comparada com o segundo trimestre, muito abaixo do esperado pelo mercado, com a pior retração dos investimentos em mais de três anos.


Já o o Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário foi 3,6% maior no terceiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2011. Confrontado com o segundo trimestre de 2012, o crescimento foi de 2,5%. O PIB total, que representa tudo o que foi produzido no país, cresceu apenas 0,9% - o crescimento da agropecuária foi quatro vezes maior. Os números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (30/11). 

Dentre os produtos agrícolas, as principais altas em quantidade produzida foram do milho, de 27,1%, e do café, de 14,5%. "A produtividades dessas duas culturas foi boa este ano, elevando a produção", declara o economista Leonardo Rosa, da consultoria MB Agro. Ele pondera  -de-açúcar e laranja tiveram fraco desempenho. "Cana e laranja têm peso relevante no terceiro trimestre, mas a contribuição foi negativa", diz. 

No entanto, Leonardo ressalta que a agropecuária tem peso pequeno no PIB total, em comparação com Serviços e Indústria, por isso o setor não teve condições de melhorar o resultado geral. "O PIB da agropecuária considera apenas a produção in natura, para dentro da porteira", afirma. O economista da MB Agro acrescenta que o IBGE não menciona, mas a pecuária também deve ter contribuído para o crescimento do PIB da agropecuária, principalmente os segmentos de carne bovina e suína. "O setor de frango ficou estagnado no período”. 
 
Para Leonardo, o PIB agropecuário deve manter ritmo de crescimento no quatro trimestre – desde que a pecuária, que tem peso importante, apresente bons resultados. "Esperamos crescimento não muito forte, entre 0,5% e 1%". O IBGE informa que, no acumulado do ano até setembro, o PIB da agropecuária caiu 1% ante o mesmo período do ano passado. Leonardo Rosa salienta que o número negativo é resultado de perdas importantes na produção de grãos, por causa da estiagem. Houve frustração na safra de soja, em particular. Mesmo assim, o economista estima que o setor tem condições de "pelo menos zerar a queda de 2012". 
 
Para o presidente do Central, Alexandre Tombini, o resultado do PIB indica continuidade da recuperação da atividade econômica neste segundo semestre e intensificação da expansão em 2013.  A indústria e aagropecuária, em certa medida, mostraram reação aos estímulos introduzidos na economia, e a estabilidade do setor de serviços refletiu eventos que tendem a não se repetir, comentou, sem detalhar quais seriam esses eventos.

Imagem Valter Campanato /ABr




Nenhum comentário: