quinta-feira, 29 de maio de 2014

Resultados da 1ª Etapa do Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças

A primeira etapa do Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças  (CBV) aconteceu nos dias 12, 14 e 16 de maio e foi sediada pelo Frigorífico Frisa na cidade de Colatina, no Espírito Santo. A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil em conjunto com os técnicos e jurados premiou no dia 16 de maio os vencedores da primeira etapa do circuito. Foram três dias de avaliações e abates, com a participação de quatro criadores, que somaram juntos onze lotes de animais.

Pelo 11º ano consecutivo o campeonato aconteceu em Colatina, avaliando a qualidade do rebanho de corte nacional e definindo a eficiência do trabalho de melhoramento genético desenvolvido no Brasil. Durante o circuito foram abatidos 1.221 animais, dos quais 67,5% tinham até 24 meses, 76,3% pesaram de 17 a 21@ e 66,7% apresentaram acabamento mediano ou uniforme. Isso demonstra mais uma vez, que os animais foram bastante jovens, pesados e bem acabados e 100% dos animais castrados e a pasto, resultado do investimento e melhoramento feito pelos criadores ao longo dos anos. Veja os gráficos:








 De acordo com Guilherme Alves, Gerente de Produto da ACNB - “O que mais me impressionou nessa primeira etapa foi a qualidade das carcaças e a idade de abate dos animais participantes. Todos os criadores e suas equipes estão de parabéns, foi mais uma etapa de alto nível”.

A Fazenda Heringer de Dalton Dias Heringer conquistou, por mais um ano, os três primeiros lugares. O lote campeão tinha 120 animais, destes 93,3% com idade entre 18 e 24 meses, 97,5% pesou entre 17 e 20@ e 95% teve gordura mediana ou uniforme. Os campeões e participantes da 1ª Etapa do Circuito Boi Verde foram, respectivamente, os criadores Dalton Dias Heringer, da Fazenda Heringer, Fazenda Estrela e Fazenda Mundo Novo, Angelo Arpini Coutinho e Arthur Arpini Coutinho, e a Unicafe Agricultura S/A.

De acordo com Victor Paulo de Miranda, Diretor de Pecuária da Fazenda Heringer e Presidente da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN) - “Há 4 anos consecutivos a Nelore Heringer conquista o primeiro lugar. Foram mais de 1.000 animais para abate nessa etapa, todos cria da Heringer e castrados, com resultados excelentes em relação a precocidade e acabamento de gordura”. E conclui “O Espírito Santo quer levar mais animais a cada ano para poder competir com os outros estados. Nosso objetivo é crescer e evoluir para valorizar e prestigiar a raça Nelore no estado. A expectativa para o ano que vem é levar 1.600 animais para o abate”.


Resultado Circuito Boi Verde – 1ª Etapa 2014 em Colatina

  1. Dalton Dias Heringer - Fazenda Heringer 16 05 LT 2
  2. Dalton Dias Heringer - Fazenda Heringer 16 05 LT 4
  3.  Dalton Dias Heringer - Fazenda Heringer 16 05 LT 1
  4. Dalton Dias Heringer - Fazenda Mundo Novo 12 05
  5. Dalton Dias Heringer - Fazenda Mundo Novo 12 05 Lt 2
  6. Angelo Arpini Coutinho
  7. Arthur Arpini Coutinho
  8. Dalton Dias Heringer - Fazenda Heringer 14 05
  9. Dalton Dias Heringer - Fazenda Heringer 12 05
  10. Dalton Dias Heringer - Fazenda Estrela 12 05
  11. Unicafe Agricultura S/A

 








No último dia da 1ª Etapa 2014 do Circuito Boi Verde aconteceu o ciclo de palestras com temas sobre semiconfinamento de bovinos de corte, perspectivas da pecuária de corte brasileira e os resultados dessa etapa. Todos os participantes tiveram a oportunidade de conferir o que há de melhor na pecuária moderna com a palestra do engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Economia Aplicada pela Esalq-USP e coordenador das áreas de carnes (boi, frango e suínos), Sérgio de Zen.








Nenhum comentário: