sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Nelore Natural amplia número de plantas - via Portal DBO

Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN), parceria com a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com o frigorífico Marfrig, contará, até o final de novembro, com mais quatro unidades de abate.

No começo deste mês, as duas plantas de Promissão passaram a integrar o programa. Nesta semana, está prevista a retomada da participação da unidade de Pirenópolis, em Goiás, e até novembro, deve voltar a abater pelo programa a unidade de Chupinguaia, Rondônia. 

Com as adesões, o programa passará a contar com 11 unidades. A parceria, lançada em 2001, conta também com as unidades de Tangará da Serra e Paranatinga (MT), Bataguassu (MS), Paranaíba (MS), Mineiros (GO), Rio Verde (GO), Rolim de Moura (RO). “A expectativa para 2015 é bastante positiva. Com aumento de mais de 50% no número de unidades esperamos aumentar em 40%”, projeta André Locateli, Gerente Executivo da ACNB. 

Ele explica que, nas unidades de Pirenópolis e Chupinguaia, onde o trabalho será retomado após a paralisação das unidades, o número de abates com bonificação deve crescer mais rapidamente, pois os produtores locais já estavam habituados a entregar o produto no padrão exigido.

“No caso de Promissão, primeiro serão arregimentados novos participantes, que serão orientados em relação ao perfil de animal que garante melhor remuneração. Depois de seis meses os resultados serão mais significativos.” Para estas unidades, ele projeta 40 mil animais abatidos até o fim do ano, não necessariamente todas com o padrão do programa. 
 
Nos primeiros oito meses deste ano, foram abatidos pelo programa 480 mil animais, sendo 130 mil classificados dentro dos padrões de qualidade, pelos quais os 570 pecuaristas  participantes receberam bonificação de 1% a 3% sobre o valor da arroba. (Confira reportagem sobre os avanços do programa na DBO 408, de outubro). 
 
Em 2013, o programa registrou o abate de 377.397 animais de 356 pecuaristas. Já em 2012, foram abatidos 357.464 mil animais da raça Nelore de 351 pecuaristas. 
 
PQNN - No Programa de Qualidade Nelore Natural, os técnicos da ACNB visitam as propriedades e acompanham desde o início da produção até a classificação dos animais no momento do abate.

No frigorífico, as carcaças dos animais provenientes das fazendas participantes do PQNN são avaliadas e aquelas que apresentam idade inferior aos limites máximos e que, de acordo com o sexo, se enquadram nos padrões de peso e acabamento, são embaladas com o rótulo da linha "Marfrig Nelore Natural" e o produtor recebe uma premiação pela qualidade do animal.
 
A alimentação dos animais deve ter uma base forrageira e seguir as normas do programa. Para participar, o pecuarista deve ser associado da ACNB.

Fonte: Portal DBO

Nenhum comentário: