sexta-feira, 20 de maio de 2011

Fazenda Terra Boa oferta touros top e prontos para a cobertura


Raça e funcionalidade. As duas palavras definem com exatidão o trabalho de seleção da Fazenda Terra Boa, de José Luiz Niemeyer dos Santos, que irá promover um dos mais aguardados leilões de touros nelores do Brasil, no dia 10 de julho próximo, a partir das 13 horas, no recinto Boitel, em Araçatuba, interior de São Paulo, durante a exposição agropecuária local.
O nome do pregão é Touros Terra Boa, que está em sua 4ª edição, e a oferta é de 120 machos. Uma das raras chances oferecidas aos que desejam adquirir reprodutores para aprimorar o seu plantel ou então para usar na vacada comercial. Importante: todos os animais foram avaliados pela conceituada ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), presidida pelo professor Raysildo Lobo, da Universidade de São Paulo (USP). A entidade trabalha com o que há de mais moderno em termos de tecnologia, como o chamado Mérito Genético dos animais, o que permite ao criador direcionar a genética do rebanho de acordo com as aspirações do mercado consumidor ou a outros objetivos de seu criatório.
Esses reprodutores Puros de Origem estão prontos para entrar em serviço. “Eles serão apresentados com exame andrológico e de medição de área de lombo de olho”, adianta Niemeyer. Além da oferta de touros, o leilão apresenta 10 lotes de bezerras Top 10%, também avaliadas pela ANPC.
Niemeyer, cuja seleção beira os 50 anos, sempre pautou seu trabalho pelo critério da funcionalidade, sem jamais deixar de lado a beleza racial da raça Nelore. Ele acredita que este é o predicado do Nelore que o diferencia de outras raças de corte. “A Terra Boa forma touros para rebanhos puros e comerciais, como também para repasse a centrais de sêmen. Nosso foco é a produção de carne”, aponta.
O selecionador, cuja propriedade fica em Guararapes, interior paulista, mesmo já tendo conquistado grandes campeonatos nas pistas, acredita que os programas de melhoramento genético hoje são mais eficazes do que os julgamentos nas exposições. “Infelizmente, as exposições da raça Nelore têm esquecido seus importantes objetivos e estão se transformando em provas zootécnicas mal feitas. Os juízes comparam números que expressam pesos, medidas e idades de indivíduos de origens não submetidos às mesmas condições de manejo”, alerta.
Já em 1992, a Terra Boa entrou no Programa Nelore Brasil, cujas avaliações foram uma importante ferramenta na orientação de sua seleção. A fazenda é a fundadora do tradicional Leilão Noite dos Campeões, que acontece na ExpoZebu de Uberaba, e é especializado na venda de matrizes, começou a realizar o Leilão Touros Terra Boa a partir de 2007. “Havia muita demanda e oferta bastante limitada de reprodutores. Na verdade, esse cenário continua, ou seja, faltam centenas de milhares de touros para cobertura no país”, aponta Niemeyer. O pecuarista lembra que todos os reprodutores do Leilão Touros Terra Boa são criados e recriados exclusivamente a pasto. Além disso, continua ele, os touros passam por uma rigorosa vistoria. “Os indivíduos que não se enquadram no nível de qualidade exigido são desclassificados”, diz.
José Luiz Niemeyer ficou bastante satisfeito com os resultados da versão 2010 do seu leilão de touros. O faturamento ficou perto de R$ 1 milhão e a média geral foi de R$ 6,7 mil pelos animais avaliados. O Leilão de Touros da Terra Boa, fazenda que foi a primeira no país a possuir o Certificado ISO 14001 de Gestão Ambiental, é organizado pela Central Leilões e haverá transmissão pelo Canal Rural.

Nenhum comentário: