terça-feira, 24 de maio de 2011

Ranking da Raça Nelore em MT vai envolver 27 municípios

O Ranking Estadual da Raça Nelore de Mato Grosso é organizado pela Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso - ACNMT e acontece há 14 anos. Em 1997 quanto o evento foi realizado pela primeira vez eram apenas 2 municípios participantes, Cuiabá e Rondonópolis. No Ranking deste ano a situação é bem diferente. O crescimento superou as expectativas da Associação e estão envolvidos produtores de 27 municípios mato-grossenses e 5 estados brasileiros.
Ao todo 21 exposições agropecuárias de Mato Grosso estão ranqueadas em 2011. O produtor tem que participar de 06 delas para fazer a somatória dos pontos, sendo que três eventos são obrigatórios: a Expoinel MT e a Expoagro que acontecem em Cuiabá, e a Exponop no município de Sinop. O crescimento, segundo os organizados, é fruto de um investimento grande da ACNMT na conscientização da necessidade de investir em melhoria genética e incentivo à participação de eventos como o Ranking. “A qualidade genética agrega valor para o criador, pois além de ser um diferencial na sua produção é fundamental para o crescimento da raça em nosso estado”, disse o presidente da ACNMT, Hermes Botelho.
A primeira exposição ranqueada foi a Expoinel MT realizada no período de 20 de fevereiro a 04 de março em Cuiabá. A segunda a Exposorriso, no município de Sorriso, 418 quilômetros de Cuiabá, que aconteceu no período de 11 a 15 de maio, a próxima será a Expoalta de 24 a 29 de maio em Alta Floresta. A Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso oferece todo o suporte para a realização dos julgamentos dos animais e acompanha o trabalho dos juízes oficiais, que seguem normas técnicas definidas pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil – ACNB.
O presidente da ACNMT, Hermes Botelho salienta que a raça nelore em Mato Grosso corresponde a mais de 90% das 28,7 milhões de cabeças e temos a responsabilidade de continuar com tendo o maior rebanho do Brasil e de também de melhor qualidade maior. “O papel da associação é o de fomentar a realização de eventos como este do Ranking para garantir os investimentos em tecnologia e pesquisa, formando assim um rebanho com gado precoce e de boa qualidade, produzido com responsabilidade social e ambiental”, pontuou.
O encerramento do Ranking acontece em outubro, sem data ainda definida para a entrega dos troféus aos campeões de todas as categorias julgadas.



Exposições Agropecuárias que participam do Ranking: 
Expoinel MT – Cuiabá; Exposorriso – Sorriso; Expoalta- Alta Floresta ; Exponop –Sinop; Expomarcos - São J Q Marcos;  Expomatupa - MatupáFesta Agrop Poconé – Poconé; Expoagro -  Cuiabá; Expotã - Guarantã do Norte; Expovale - Água Boa; Expolíder – Colíder; Expotaquari – Alto Taquari Expoagro – Cáceres;  Exposul – Rondonópolis; Expoju -         Juína; Exp. Agr. V do Arinos  - Juara;  Expoprima  - Primavera do Leste; Exposerra - Tangará da Serra; Expossol - Mirassol D´Oeste; Expovale - Peixoto de Azevedo; Expoleste - Barra do Garças.


Nenhum comentário: