quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Conspiração ou competição?

Artigo publicado no Financial Times

Embora o governo britânico tenha atribuído o escândalo da carne de cavalo a uma "conspiração criminosa", muitos criadores o veem como sintoma de uma cultura de alimentos de baixo custo estimulada por supermercados agressivos e consumidores em dificuldades financeiras.

"Se sistematicamente uma coisa é comprada abaixo do preço pelo qual ela pode ser produzida, é preciso entender que a qualidade ou a segurança, ou a legalidade, ou todos esses três aspectos, serão de alguma forma sacrificados", afirma Richard Longthorp, presidente da Associação Nacional da Suinocultura.

Pressões por queda de custos, associada a cadeias de abastecimento cada vez mais complexas, vêm sendo exploradas por "players" inescrupulosas em muitas áreas alimentícias. Fiscais britânicos são regularmente convocados para investigar sacas do oneroso arroz basmati misturado a grãos mais baratos e azeite de oliva diluído com outros óleos vegetais.

E, no momento em que os riscos aumentam, a capacidade dos órgãos reguladores de flagrar fraudadores é ameaçada por cortes no orçamento. O número de inspetores britânicos de carne caiu pela metade desde o pico, na década de 90, e está em 800 - embora o Departamento de Normas Alimentares argumente que os efeitos desse decréscimo foram neutralizados pela melhoria da eficiência. Já o número de testes com amostras de alimentos caiu 13% ao ano nos últimos dois anos. (LL)



Ministro britânico do Meio Ambiente, Owen Paterson convocou redes de varejo para discutir adulteração da carne bovina (Will Oliver/Reuters)





Nenhum comentário: