segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Dilma antecipa plano agrícola, promete mais recursos e juros menores

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira, 4, em Cascavel (PR), que o Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014 será lançado até maio e terá mais recursos do que os R$ 115 bilhões para agricultura empresarial e os R$ 18 bilhões para a familiar de 2012/2013, bem como juros menores.Tradicionalmente, o plano é apresentado em junho para o período de safra iniciado em julho.
 
"O que os agricultores gastarem, nós cobriremos. Se eles conseguirem tomar para custeio e investimento, teremos mais recursos", disse Dilma na abertura do Show Rural Coopavel , na cidade paranaense. A presidente elogiou a agricultura brasileira e afirmou que no Brasil há uma "receita vencedora", que é fazer com que toda vantagem competitiva, de clima, sol, solo, seja somada à tecnologia, pelos produtores. "O Brasil é extremamente competitivo, chova ou faça sol, na produção de alimentos", afirmou a presidente. "Essa receita nos transformou em uma potência agrícola", completou.
 
Dilma citou também a redução dos juros na política agrícola e no Programa de Sustentação do Investimento (PSI), de 5,5% para 2,5% ao ano, para a aquisição de máquinas e equipamentos. "É importante que agricultores tenham acesso ao financiamento", disse. Para ela, há uma consciência da importância da agricultura brasileira, "não só porque gera superávit, mas pela inovação e transformação do País em mais desenvolvido".
 
A presidente afirmou que o setor agrícola tem maturidade suficiente para enfrentar os desafios e avaliou que, com o aumento de recursos para a agricultura familiar, "há imensa possibilidade" do aumento da produtividade para o setor.
 
A presidente citou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) como exemplo de pesquisa no setor agrícola e disse que o governo está "na reta final da (criação da) agência que irá cuidar estritamente da assistência técnica, desdobramento que irá levar o conhecimento aos produtores, uma extensão, um braço da Embrapa".



Nenhum comentário: