terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Projeto Brazilian Cattle registra boom de exportações em 2012


Durante todo o ano de 2012 as exportações totais das empresas associadas ao projeto resultaram em uma cifra superior a 403 milhões de dólares. Este número engloba as negociações realizadas por todos os segmentos contemplados pelo projeto.
 
Este número é motivo de comemorações por ilustrar um crescimento muito acentuado das exportações de nossos parceiros no último ano. Em 2011 obtivemos um resultado pouco abaixo dos 247 milhões de dólares, o que nos evidencia que o crescimento, em um ano, atingiu a impressionante marca dos 63%. 
 
Se analisarmos o crescimento das exportações desde o início do Brazilian Cattle, entretanto, este número se mostra ainda mais impressionante. Em 2003, ano de fundação do projeto, a soma de todas as exportações dos associados era de aproximadamente 5 milhões de dólares. O crescimento registrado em todo o período, portanto, é de pouco menos que 8.000% (oito mil por cento).
 
O crescimento é certamente impressionante, e nos leva a várias conclusões. O mercado internacional tem se mostrado cada vez mais receptivo a produtos relacionados à cadeia da pecuária zebuína brasileira, e nossos criadores e empresas tem sabido aproveitar este cenário favorável em prol de seus produtos e serviços. Grande parte disso é resultado do trabalho do Projeto Brazilian Cattle, que ao longo destes quase 10 anos de existência promoveu a abertura de diversos mercados através de ações promocionais em toda a faixa tropical do globo. Além disso, o projeto articulou, junto ao MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a viabilização de protocolos sanitários com diversos países, a exemplo do recentemente aberto protocolo para exportação de sêmen bovino para a África do Sul. Estes protocolos são o primeiro instrumento necessário para possibilitar a exportação de animais vivos, sêmen ou embriões a determinado país.
 
Em 2013, o Projeto Brazilian Cattle renova seu convênio com a Apex-Brazil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, e redesenha suas estratégias para o próximo biênio. Este é um processo meticuloso, que leva em conta as realidades atuais de cada país e de cada empresa associada, a fim de assegurar que ao final do próximo ano possamos, mais uma vez, apresentar resultados tão positivos quanto os atuais. A renovação do convênio é, ainda, o momento ideal para que novas empresas e criatórios integrem o Projeto Brazilian Cattle, e passem a usufruir também de todos os resultados positivos que esta iniciativa pode alcançar.

Para consultar sobre novas adesões, entre em contato pelo e-mail comunicacao@braziliancattle.com.br, ou pelo telefone   34 – 3319 3963.

Nenhum comentário: