sexta-feira, 26 de julho de 2013

Circuito Boi Verde chega em Redenção na semana que vem

Bataguassu recebeu a 3ª edição do CBV e agora é a vez de Redenção!!! 

Mais uma vez o estado do Mato Grosso do Sul se evidenciou pela qualidade dos animais apresentados e enviados para o abate desta terceira edição do Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil - ACNB, que tem por objetivo mensurar as qualidades da raça Nelore como produtora de carne de acordo com a demanda do mercado, mapear o desempenho frigorífico dos animais da raça criados sob diferentes condições e proporcionar a troca de experiências para os envolvidos na cadeia da carne.


Mais de 3.000 mil animais já foram avaliados em três etapas realizadas do Circuito Boi Verde em 2013. Somente em Bataguassu, cidade que se destaca na atividade agropecuária, foram avaliados 1.499 animais de 15 criadores, sendo que 87% dos animais apresentaram até 4 dentes (até 30 meses), 88,9% dos animais participantes pesavam entre 17 à 21@, e 80,4% tinham gordura mediana e uniforme, com  padrões de qualidade exigidos pelo mercado.

Produtores do Mato Grosso do Sul primam pela máxima qualidade dos animais que enviam para o abate, sem esquecer da rentabilidade, pois segundo o Gerente de Produtos da Nelore, Guilherme Alves "a cada ano que se passa percebemos que os animais estão sendo abatidos mais cedo e isso é fruto do trabalho de melhoramento genético, manejo sanitário e alimentação", conclui.

Andre Bartocci, campeão do CBV nos anos de 2007, 2008 e agora em 2013 foi o campeão desta etapa de Bataguassu é um pecuarista de sucesso e participante da competição que é a única do gênero no país e através dela procura-se orientar os produtores quanto aos parâmetros de maior liquidez comercial vigentes no mercado.

O tricampeão Bartocci explica que o CBV " é a maior prova de julgamento de Carcaças de animais produzidos exclusivamente a pasto do mundo. Ele prova a incrível capacidade da parceria NELORE-BRASIL de produzir carne de altíssima qualidade a partir de pastagens tropicais. A cada etapa do CBV realizada nestes últimos 10 anos fica claro para quem acompanha, que a raça tem o potencial de atender aos mais exigentes mercados de carnes do mundo de maneira sustentável".

Investimentos e tecnologia são fatores cruciais e determinantes para o sucesso no mercado, segundo Bartocci  " a maioria dos competidores conta com a mais nobre genética Nelore e com tecnologia de ponta para produção a pasto." . Quando questionado sobre qual é o segredo para produzir tanta qualidade, Bartocci explica que o fato de ser campeão, não  significa que seu rebanho é melhor que dos outros concorrentes. " O grande segredo é conhecer a fundo sua produção e extrair o que o Circuito(o mercado) pede: uma carne macia, saborosa  e saudável para o consumidor, uma carcaça padronizada e com uma boa cobertura de gordura  para o frigorífico e um animal precoce e rústico para o produtor.

A premiação aconteceu durante o 2º Leilão Ranking Nelore Bataguassú - MS e a próxima cidade a receber o CBV será Redenção, no Pará. As expectativas são as melhores possíveis e Andre Bartocci , finaliza:  "Acredito que em alguns anos este será um dos grandes eventos da raça Nelore, pois o grande objetivo de trazer Karvadi e seus conterrâneos para o Brasil era melhorar a qualidade e a quantidade de carne produzida e para nós da Fazenda Nossa Senhora das Graças, produzir carne e seus derivados a exclusivamente a pasto é um grande desafio e um compromisso e por este motivo sempre estaremos presentes no Circuito Boi Verde".!
Parabéns a todos os pecuaristas participantes e envolvidos em mais uma edição do Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças.
Vencedores da Etapa Bataguassú
1º           ANDRE RIBEIRO BARTOCCI
2º           JACYRA DE LOURDES HOFIG RAMOS
3º           RONALDO MATEUS MAZETO

INSCRIÇÕES
Os produtores interessados em participar, devem inscrever seus lotes de animais junto ao setor de compra de bovinos no frigorífico. O período das inscrições seguirá o cronograma de fechamento da escala de abate da unidade. Os lotes deverão ser inscritos em nome do proprietário e da propriedade concorrente e o número de animais, por lote, será limitado ao mínimo de 01 (uma) carga completa, estando sujeito a variações de acordo com o tamanho dos veículos de transporte e dos currais do frigorífico. Para participar, não é necessário ser sócio da ACNB, e não há custo de inscrição. Atenção, as vagas são limitadas.
ANIMAIS
Podem participar dos julgamentos, animais da raça Nelore, com até 25% de sangue de outra raça zebuína, enquadrando-se nos padrões característicos da raça como Pelagem: cor branca, cinza ou manchada de cinza e presença de cupim. Somente serão aceitos para julgamento animais machos.

PREMIAÇÃO
Serão premiados na categoria Melhor Lote de Carcaças os 03 (três) primeiros colocados, conforme descrito abaixo:

    1° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Ouro
-        2° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Prata
-        3° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Bronze
Independente da colocação, todos os lotes e pecuaristas participantes da etapa, automaticamente estarão disputando o Campeonato Nacional, cujo vencedor é premiado na Nelore Fest, em São Paulo, Capital.

Circuito Boi Verde em números
O sucesso do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças pode ser demonstrado em números, pois já foram realizados 138 abates em 11 Estados (SP, MS, PR, MG, RO, GO, MT, ES, AC, TO e PA) além da etapa internacional do Paraguai, registrando um total de 89. 963 animais avaliados.
Em 2013 já foram realizadas 3 etapas, totalizando 3.035 animais avaliados.
Em 2012 foram realizadas 7 etapas, em 6 estados (ES, MS, MT, RO , PA e GO), e uma etapa internacional no Paraguai, totalizando 6.964 animais avaliados.




Alvaro Tacio dos Santos Gerente compra de Gado Marfrigventrega o Premio de 1º Colocado para Andr Bartocci, Fazenda Nossa Senhora das Graças Município de Caarapó - MS 

Nenhum comentário: