quinta-feira, 25 de julho de 2013

Exposição de Macaé sediará etapa regional do ranking

A XXXIV Exposição Agropecuária - Edição Especial 200 Anos será realizada no Parque de Exposição Latiff Mussi, a partir desta quinta-feira (25) até a segunda-feira (29). Durante cinco dias os macaenses contarão com diversas atrações como shows de artistas locais e nacionais, leilão de gado, rodeio, mini fazenda e tenda cultural. Além das atrações, o evento sediará a etapa obrigatória do ranking regional da Assoaciação dos Criadores de Nelore do Brasil - ACNB.

A proposta da Prefeitura de Macaé para esse ano é oferecer conforto e segurança, com acesso comum a todos os visitantes, sem áreas vips. A programação especial foi montada buscando atrair todos os públicos e focar na participação das famílias. A entrada no Parque de Exposições que funcionará a partir das 9h será gratuita todos os dias.


Um dos primeiros locais que receberam exemplares da raça Nelore no Brasil foi a cidade do Rio de Janeiro, que até os dias de hoje acolhe dois dos grandes criatórios do país e segundo Luiz Adilson Bon, presidente da Nelore Rio fazer uma etapa regional do ranking nesta exposição "é muito importante, porque além de eu ser um criador de Nelore, o Estado precisa fortalecer e fomentar a raça, pois o Rio de Janeiro é um local tradicional na criação de Nelore e até hoje criatórios reconhecidos nacionalmente como Lemgruber e  Fazenda Indiana - representada pela Dona Lais Werneck de Menezes --  mantém seus planteis aqui, além de Macaé ser uma praça forte quando se trata de mercado de gado".


O período da exposição – em que se comemora o aniversário do município, dia 29 - também se reflete no comércio local, com aumento das vendas em geral e na ampliação no atendimento de serviços.  Segundo o secretario de agro economia de Macaé, Dr. Aurélio Vasconcelos "a raça nelore participou e ainda contribui, de forma decisiva no melhoramento genético do rebanho do Rio de Janeiro, paralelamente ao ganho de qualidade genética da raça nelore também se deu à evolução do rebanho de corte de todo o estado. Desde os primórdios da chegada da raça em nosso estado, esse ganho em qualidade da carne tem sido uma constante". 


Uma programação especial foi montada a fim de valorizar a economia local de pequenos agricultores e artesões, além da promoção de negócios no setor agropecuário. Os eventos da agroindústria familiar e de artesanato com profissionais locais prometem movimentar o Parque de Exposição, além de uma feira de negócios que acontecerá dentro do Macaé Centro com exibição de tratores, caminhões, maquinários e implementos agrícolas.
Os julgamentos da raça Nelore acontecem nos dias 26 e 27 de julho. 



Fazenda Ventania em Macaé - criatório de Nelore

Nenhum comentário: