quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Cargill vence a primeira edição de “As Melhores da Dinheiro Rural”

A Dinheiro Rural, revista mensal da Editora Três, que em 2014 completa dez anos, promoveu na noite de ontem (26), a primeira edição do prêmio “As Melhores da Dinheiro Rural”. A Cargill, uma das maiores empresas multinacionais do agronegócio, foi eleita a “Empresa do Ano no Agronegócio”. Além dela, o evento contemplou outras 30 empresas e cooperativas com as melhores práticas de gestão, bem como as campeãs setoriais e os destaques da agropecuária (veja abaixo a lista completa).

Na ocasião, também foi lançado o anuário As Melhores da Dinheiro Rural, análise inédita e precisa sobre as companhias e o mercado, com um ranking das 500 principais organizações que atuam direta ou indiretamente no campo.  “Pela primeira vez, uma publicação avalia as empresas do agronegócio com grande abrangência, considerando desde indicadores financeiros até o papel das companhias na integração cadeia produtiva”, diz Milton Gamez , diretor de núcleo da Editora Três.

 A avaliação das empresas apresentadas no anuário em contempladas na premiação envolveu metodologia própria, elaborada em conjunto com o Instituto Universal de Marketing em Agribusiness (I-UMA ) e os consultores José Luiz Tejon Megido e Miguel Ângelo Arab. O estudo ainda contou com a participação do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) e a Boa Vista Serviços, empresa especializada em informações financeiras.

Na categoria Destaques da Pecuária o prêmio Carne de Qualidade ficou com a Fazenda São Marcelo, do Grupo JD que pertence aos antigos controladores da rede de supermercados Carrefour e está localizado em Tangará da Serra (MT). A Fazenda São Marcelo envia para o Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN) da Associação de Criadores de Nelore do Brasil quatro mil animais por ano e o frigorífico parceiro Marfrig paga uma bonificação de até 4% a mais , para pecuaristas que "entregam" um boi de maior qualidade.

A Fazenda São Marcelo, em especial , consegue com esse acréscimo ser a primeira brasileira e uma das únicas empresas mundiais a conquistar a certificação Rainforest Alliance, direcionada às práticas ambientais, sociais e de produtividade. Apenas ela e a Unilever receberão o certificado nos Estados Unidos neste ano. Por sua produção diferenciada, a São Marcelo também foi a primeira brasileira a conseguir a certificação de bem-estar animal, concedida pela Ecocert Brasil.

Arnaldo Johannes Eijsink, responsável pelas atividades da pecuária do grupo JD, diz que a maior produtividade por área e carne de qualidade exige investimento e modernização. "O pecuarista tradicional que não investir não terá vida longa ", afirma. Ele cita como exemplo de inoação práticas como a adubação de pastagem, controle zootécnico, reprodução com touros provados por programas de melhoramento genético e confinamento estratégico entre outros.

A São Marcelo possui atualmente, um rebanho de 40 mil bovinos , dos quais 11 mil são matrizes Nelore. Além do volume, na carne de qualidade uma das principais preocupações dos pecuaristas está na uniformidade do produto. Um dos objetivos do Programa de Qualidade Nelore Natural  é divulgar as qualidades da carne da raça Nelore e oferecer ao público consumidor um produto com origem conhecida e qualidade controlada, o PQNN valoriza o sistema de produção à base de forrageiras, consolidando a imagem do Nelore brasileiro como sinônimo de carne saudável. 

 “A premiação é um marco na história da Dinheiro Rural e a expansão de um sucesso. Em dez anos, a publicação se tornou importante aliada do produtor e empresário rural”, afirma Gamez. “Mais do que premiar grandes iniciativas, projetos e empresas, este momento demonstra a crença da Editora Três na economia brasileira, na pujança do agronegócio e na mente criativa dos empresários”, completa.

A pecuária responde, sozinha, por cerca de um terço do PIB do agronegócio no País. No ano passado a cadeia movimentou US$ 167 bilhões, gerando mais de seis milhões de empregos.

Confira lista completa com os premiados de  “As Melhores da Dinheiro Rural:

CATEGORIAS DE GESTÃO:
EMPRESA DO ANO: Cargill
Agronegócio Direto: Cargill
Agronegócio Indireto: Ambev
Cooperativa: Comigo Gestão de Cadeia Produtiva: Aurora
Açúcar e biocombustíveis: Usina Alto Alegre
Bebidas: Ambev
Café: Realcafé
Calçados e Couros: Arezzo
Conglomerados de Alimentos: Cosan
Conglomerados Químicos: Bayer
Fertilizantes e Agroquímicos: Ihara
Grãos: Josapar



DESTAQUES DA PECUÁRIA
Fazenda Sustentável: Fazenda Cachoeirão, de Nedson Rodrigues Pereira e José Rodrigues Pereira, em Bandeirantes (MS );

Carne de Qualidade: Fazenda São Marcelo, do Grupo JD, em Tangará da Serra (MT);

Confinamento de Produtor: Fazenda Conforto, de Alexandre Funari Negrão, em Nova Crixás (GO);

Confinamento de Frigorífico: JBS, em Castilho (SP);

Criador de Gado de Produção: Abel Leopoldino, da Agropecuária Leopoldino, em Água Boa (MT);

Criador de Raça Composta: Eduardo Macedo Linhares, da Gap Genética, de Uruguaiana (RS);

Criador de Raça Taurina: Valter José Pötter, da Estância Guatambu, em Dom Pedrito (RS);

Criador de Raça Zebuína: Rodolpho Ortenblad, da Fazenda Córrego de Santa Cecília, em Uchoa (SP);

Criador de Raça Nelore: Alexandre Grendene, da Agropecuária Jacarezinho, em Valparaíso (SP);

Leilões: Programa Leilões.




Nenhum comentário: