segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Missão chinesa fará visita ao Brasil

Semana passada, em reunião com o ministro da Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena da República Popular da China (Aqsiq), Zhu Shuping, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, tratou de temas de interesse do agronegócio brasileiro.

Andrade pediu a remoção do embargo da carne bovina brasileira, além da habilitação de estabelecimentos brasileiros de carne de aves e suínos, já vistoriados e aprovados pelo serviço veterinário chinês, restando apenas a liberação destes. Outro pedido foi a revisão da suspensão das exportações brasileiras de alimento para animais, "visto que apenas uma empresa foi incorreta, mas todo o setor foi punido".

O ministro chinês anunciou que dará prioridade quanto a questão do embargo da carne bovina brasileira. Para resolver as pendências, a China pretende enviar uma missão técnica ao Brasil, com data ainda a ser acordada.

“A cooperação entre Mapa e Aqsiq é baseada em uma amizade profunda e pessoal, por isso as relações sino-brasileiras estão em seu melhor momento”, colocou Shuping, finalizando que cooperação entre os dois países tem se intensificado, especialmente com a realização da Comissão Sino-Brasiliera de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban).

Esta foi a última reunião da comitiva brasileira na China. Antônio Andrade avaliou a viagem como extremamente positiva. “Conseguimos vários avanços com esta visita. Além de acompanhar o vice-presidente Michel Temer em missões importantes, conseguimos a assinatura de dois protocolos (para exportação de milho e biotecnologia) para o Brasil e a promessa de cooperação para resolver nossas questões agrícolas com a China”, frisou o ministro.

Ministro Antônio Andrade em visita de cortesia ao ministro da Agricultura da China, Han Changfu.    Imagem: Ronaldo Bizinotto.

Nenhum comentário: