quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ranking Nacional Nelore registra a melhor media de animais no 1º tri de 2013.


Os três primeiros meses do ano servem de termômetro para mensurar as perspectivas para o mercado de animais PO da Raça Nelore  e neste ano o  número médio de animais participantes das exposições ranqueadas pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil registrou aumento de 12% quando se compara o primeiro trimestre de 2013 com o mesmo período do ano passado. 

O gráfico abaixo, ilustra o momento favorável que tende a influenciar positivamente o mercado de animais selecionados e preparados para a pista. 


Este crescimento foi evidenciado nas duas grandes exposições que abriram o calendário da raça neste ano. Em 2012, a exposição de Avaré e a Expoinel Minas registraram respectivamente 608 e 833 animais em pista. Neste ano o número de animais em pista na Expoinel Minas chegou a 848 e na exposição de Avaré subiu para 706 ---- um aumento de quase 100 animais ou um crescimento de 16% quando comparamos com o ano passado.

O gerente do Ranking Nacional, Marcos Pertegato corrobora a fase positiva e explica que a movimentação do segmento de seleção está diretamente relacionada com as perspectivas do mercado de bezerros e do boi gordo: "O preço pago pelo bezerro e pela arroba do boi tem melhorado e isso gera perspectivas positivas para os selecionadores de material genético". 

Em matéria para o jornal Folha de São Paulo desta quarta-feira, José Vicente Ferraz, da Informa Economics/FNP, reafirma as perspectivas de melhora na rentabilidade da atividade pecuária. Exemplo disso é que o preço atual da arroba, apesar do início de safra, supera R$ 100 em São Paulo. "É um cenário melhor do que se esperava", diz. O preço médio deste ano deve permanecer um pouco acima do de 2012 e os custos realmente podem ser menores no que se refere a grãos.

Os números do 1° trimestre de 2013 reafirmam a vitalidade e a importância do Ranking Nacional Nelore para a pecuária brasileira.

Imagem: Pitty


Nenhum comentário: