segunda-feira, 29 de abril de 2013

Sócios da ACNB tem desconto em fórum que acontece durante ExpoZebu




Um dos eventos dentro da ExpoZebu deste ano será o fórum Zebu de Ponta a Ponta, que discutirá a importância do zebu na cadeia produtiva de carne e leite.

As raças zebuínas tiveram sua adaptação ao país desacreditada por muitos, mas acabaram provando sua forte adaptabilidade e, hoje, são maioria dentro da pecuária no país, sendo as principais responsáveis pelo Brasil estar se tornando um exportador competitivo.


A demanda por carne bovina no mercado interno e as perspectivas para a pecuária de corte em 2013 estão entre os assuntos que serão abordados pelo Engenheiro Agrônomo e diretor da Scot Consultoria, Alcides Torres, durante sua palestra no 2º Fórum Zebu de Ponta a Ponta, no dia 08 de maio, durante a 79ª ExpoZebu, em Uberaba/MG. 

“O mercado do boi gordo começou o ano firme, com preços em alta em plena safra, mas não se pode ignorar a maior disponibilidade de gado, devido à fase do ciclo pecuário. Em 2012 a participação de fêmeas nos abates foi maior que no ano anterior e esperar valorizações expressivas pode não ser melhor estratégia para 2013. Para quem confina as expectativas são de menores custos com a dieta, o que pode aumentar a oferta de animais de cocho”, comenta Alcides.

Além de Alcides Torres, outros especialistas do setor participam do fórum promovido pela ABCZ, em parceria com a Scot Consultoria e o BeefPoint, com o objetivo de apresentar a importância do zebu na Cadeia Produtiva da Carne e do Leite. 

Além das palestras, outra atração dessa edição do Fórum será a apresentação prática feita pelo chef Allan Vila, proprietário de uma de rede 15 restaurantes e com ampla experiência na preparação de cortes especiais e livros de receitas sobre carne bovina. 

Os participantes inscritos no fórum poderão degustar de forma exclusiva três pratos criados pelo chef Allan Vila, com cortes de carne zebuína, além de levar para casa um exemplar exclusivo do livro "O zebu na cozinha", com 23 receitas preparadas com carne bovina de zebu

As inscrições para o Fórum Zebu de Ponta a Ponta podem ser feitas pelo site da ABCZ, através do link:  http://www.abcz.org.br/Eventos/Inscricao/1787

O investimento será de R$ 150,00 por participante, sendo que sócios em dia da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil tem 50% de desconto por inscrição.


O fórum acontecerá no dia 8 de Maio, no Parque de Exposições do evento e  irá expor a cadeia em três grandes elos: Produção, Indústria e Mercado, o que tornará toda a discussão mais simples e objetiva:

A produção versátil que o criador precisa.
1. ADAPTABILIDADE AOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO TROPICAL
2. RESISTÊNCIA A ENDO E ECTOPARASITAS
3. EFICIÊNCIA ALIMENTAR A PASTO
4. FERTILIDADE
5. FACILIDADE DE PARTO
6. HABILIDADE MATERNA
7. LONGEVIDADE (RENTABILIDADE)
8. CUSTO DE PRODUÇÃO BAIXO (PASTO)
9. NÃO UTILIZAÇÃO DE HORMÔNIOS

As características que a indústria busca
1. RENDIMENTO DE CARCAÇA
2. HOMOGENEIDADE DAS CARCAÇAS (AMBIENTES, MANEJOS E INSUMOS DIFERENTES)
3. COBERTURA DE GORDURA SUBCUTÂNEA
4. PERCENTUAL DE CARNE MAGRA
5. VERSATILIDADE
6. RENDIMENTO NA PRODUÇÃO DO LEITE E DERIVADOS

A carne e o leite que o mercado valoriza
1. PADRÃO – UNIFORMIDADE
2. LEITE E CARNE DE PASTO – APELO SAUDÁVEL E SABOR CARACTERÍSTICO
3. VOLUME DE CORTE E LEITE (EXPORTAÇÃO E MERCADO INTERNO)
4. PROTEÍNA DE QUALIDADE BETA CASEÍNA A2 (QUALIDADE FUNCIONAL)

Nenhum comentário: