quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Circuito Boi Verde realiza etapa de sucesso em Tangará da Serra


 O Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil que tem por objetivo promover e fomentar a raça Nelore no país e no exterior, evidenciando seu potencial de produção de carne de qualidade chegou a sua quinta edição na cidade de Tangará da Serra - MT.
 
Sob o formato de uma competição anual a iniciativa se propõe a mapear o perfil de carcaça dos animais da raça Nelore criados sob condições distintas, proporcionar o intercâmbio de experiências e valorizar os criadores que se destacam.  
 
O campeonato foi um dos melhores já realizados no estado e a expectativa para o próximo ano só aumentou,  isso porque a procura dos pecuaristas por informações do circuito durante a entrega dos prêmios que aconteceu na 33º festa do peão de Tangará da Serra e da 22º Exposerra no stand da Marfrig  foi excelente. A vontade de participar das próximas edições estava estampada no rosto dos presentes conta o zootecnista e técnico da Nelore Ricardo Marquardt.
 
A quinta etapa do CBV-Tangará da Serra avaliou 465 animais de oito pecuaristas participantes do município que tem como principal fonte do setor econômico a agropecuária.  A unidade do Marfrig de Tangará da Serra abate hoje cerca de 1.600 bovinos/dia, com capacidade instalada de 1.700 cabeças/dia, abastecendo, também o comércio exterior. 
 
Os animais que foram julgados nesta etapa apresentaram qualidade excepcional e segundo o técnico da Nelore que realizou os julgamentos Ricardo Marquardt " eventos como este vem provar que o pecuarista possui todas as ferramentas necessárias para  produzir uma carcaça Nelore com qualidade e dentro dos padrões exigidos pelos consumidores e pelo frigorifico".  
 
Dos animais entregues e abatidos durante a etapa 69,68% estavam com até 4 dentes; 73,12% apresentaram acabamento mediano e uniforme e 68,82% pesavam entre 18 e 22@.
 
A Arca Agropecuária foi a campeã desta etapa e o segredo deste resultado segundo o diretor operacional da Arca, Paulo Carvalho é a "dedicação , persistência e foco em fazer bem feito". Carvalho explica que para vencer entregou animais jovens e acredita que esta foi sua vantagem, já todos " os participantes deram uma grande demonstração do que somos capazes de produzir uma das melhores e mais saudáveis carnes  do mundo".
 
Ter a oportunidade de mostrar e disponibilizar para o mercado o grande potencial de pecuaristas que agregam valor em sua produção pecuária depende do trabalho de criadores como Diego Catini, um dos vencedores desta etapa que explica que "o segredo para estas conquistas, é fazer bem o dever de casa. É cuidar do nosso produto (boi), utilizando boas tecnologias que estão disponíveis no mercado e explorando o grande potencial existente nesses animais, fornecendo alimentos e produtos de qualidade, melhorando a rentabilidades e os retornos financeiros, respeitando o meio ambiente".
 
Perspectivas positivas para a realização da próxima etapa já é sentimento unânime entre pecuaristas da região. Catini enfatisa que a "expectativa para o próximo ano é fornecer um produto (boi) de maior qualidade, aumentando ainda mais os padrões já disponibilizados com intuito de fornecer ao mercado um produto realmente diferenciado, o que significa mais sabor e qualidade na mesa do consumidor."
 
Marquardt, técnico da Nelore que julgou esta etapa e atua em Tangará espera que no próximo ano o número de animais triplique. Além dos resultados, o diretor da Arca lembra que o " legal desses desafios é a concorrência interna, além da expectativa de superar o que vem sendo realizado a cada ano, o desafio só aumenta!, finalizou o campeão da etapa que já garantiu sua participação para o próximo ano. 
 
Circuito Boi Verde em números
O sucesso do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças pode ser demonstrado em números, pois já foram realizados 140 abates em 11 Estados (SP, MS, PR, MG, RO, GO, MT, ES, AC, TO e PA) além da etapa internacional do Paraguai, registrando um total de 90.926 animais avaliados.
 
Em 2013 já foram realizadas 5 etapas, em 6 estados (ES, MS, MT, RO , PA e GO), e uma etapa internacional no Paraguai, totalizando 3.998 animais avaliados.
 
Como participar? 
Os produtores interessados em participar, devem inscrever seus lotes de animais junto ao setor de compra de bovinos no frigorífico participante. O período das inscrições seguirá o cronograma de fechamento da escala de abate da unidade. Os lotes deverão ser inscritos em nome do proprietário e da propriedade concorrente e o número de animais, por lote, será limitado ao mínimo de 01 (uma) carga completa, estando sujeito a variações de acordo com o tamanho dos veículos de transporte e dos currais do frigorífico. Para participar, não é necessário ser sócio da ACNB, e não há custo de inscrição. Atenção, as vagas são limitadas.
 
A programação da etapa do Circuito de Julgamentos é composta por 03 dias de atividades, sendo que o primeiro dia é reservado para recebimento e avaliação in vivo dos animais, o segundo dia  é dedicado ao abate e avaliação das carcaças e o ultimo dia é para a premiação e confraternização dos participantes. Os animais são avaliados pelos zootecnistas e jurados de carcaças da ACNB.
 
ANIMAIS
Podem participar dos julgamentos, animais da raça Nelore, com até 25% de sangue de outra raça zebuína, enquadrando-se nos padrões característicos da raça como Pelagem: cor branca, cinza ou manchada de cinza e presença de cupim. Somente serão aceitos para julgamento animais machos.
 
PREMIAÇÃO
Serão premiados na categoria Melhor Lote de Carcaças os 03 (três) primeiros colocados, conforme descrito abaixo:
 
- 1° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Ouro
- 2° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Prata
- 3° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Bronze
Independente da colocação, todos os lotes e pecuaristas participantes da etapa, automaticamente estarão disputando o Campeonato Nacional, cujo vencedor é premiado na Nelore Fest, em São Paulo, Capital.
 
Vencedores da Etapa Tangará da Serra - MT
1º  ARCA SA AGROPECUÁRIA 
2º FRANCISCO PRADO MAURO
3º CATINI EMPREENDIMENTOS LTDA

Animais no curral antes dos julgamentos

Carcaça avaliada

Os campeões: de branco Diego Catini, no centro Francisco Renato Casale e Paulo Cesar Bittencourt de Carvalho.


Nenhum comentário: