sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Mineiros realiza maior etapa da história do Circuito Boi Verde

Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças promovido pela  Associação dos Criadores de Nelore do Brasil que tem por objetivo promover e fomentar a raça Nelore no país e no exterior, evidenciando seu potencial de produção de carne de qualidade chegou a sua sexta edição na cidade de Mineiros - GO onde realizou a maior etapa da história do campeonato.

Sob o formato de uma competição anual a iniciativa se propõe a mapear o perfil de carcaça dos animais da raça Nelore criados sob condições distintas, proporcionar o intercâmbio de experiências e valorizar os criadores que se destacam.  

Criadores que unem boas práticas, excelência em manejo, genética e nutrição fazem da região de Mineiros uma das mais importantes praças pecuárias do país. Segundo o zootecnista da Nelore , Rafael Teixeira "a região de Mineiros tem se mostrado acima da média quando se trata de produção pecuária e os três primeiros colocados desta etapa são provas disso, pois inseminam suas vacas com touros provados há vários anos e estão colhendo os frutos. (animais de 22 meses de idade pesando 20@). Para expressar o potencial genético dos animais os três produtores se utilizam de pastagens produtivas e confinamento como estratégia de produção e atividade rentável. Resumindo, eles trabalham com gestão e planejamento dentro da porteira". finaliza.

A conclusão é que quando a maioria dos pecuaristas brasileiros se permitirem utilizar dessas práticas de produção animal acessíveis, a pecuária nacional juntamente com a raça NELORE terão um enorme crescimento em resultados zootécnicos.

Resultados já colhidos em Mineiros, pois esta foi  a maior etapa já realizada na história do campeonato com 2.274 animais avaliados de 22 pecuaristas participantes.  71,6% dos animais avaliados tinham até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 18 meses), 68,8% pesavam entre 17 a 21@ e 68,7% apresentaram gordura mediana e uniforme. Este resultado mostra o quanto a pecuária evoluiu ao longo dos anos devido aos programas de qualidade de carne e adesão a novas tecnologias, os pecuaristas estão conseguindo abater os animais mais jovens e pesados e este é o futuro da pecuária brasileira, enfatiza o gerente do Circuito Boi Verde e zootecnista da Nelore Guilherme Alves.

Dedicação, planejamento e trabalho são lemas do campeão desta etapa, Emílio Leão Martins - gerente veterinário da Fazenda Monte Alegre em Rio Verde - GO explica que para entregar animais de qualidade o trabalho começa com no mínimo, um ano de antecedência. Martins conta que seu sistema de produção consiste em inseminar as novilhas nelore com touro de central PO no sistema IATF,  depois quando os animais nascem entre outubro, novembro e dezembro são desmamados e após oito meses  vão para o confinamento para serem recriados onde permanecem por 120 dias. 

Após o período de um ano, em outubro os animais vão para os pastos onde ficam até junho do ano seguinte, quando voltam para o confinamento, onde ficam por mais 100 dias e depois vão para o abate, o que significa que são abatidos com idade de 22 meses pesando em torno de 20,5@ garantindo excelente trabalho e resultados com genética, manejo e nutrição contribuindo para a evolução da pecuária nacional.

Encarar a produção pecuária com muita dedicação, treinamento, motivação da equipe, inovação tecnológica  e atenção aos detalhes sempre buscando desenvolver um bom trabalho são premissas básicas para a médica veterinária Carine Schneider Faifer que atua no Grupo Wink (Fazenda Cedro e Fazenda Novo Milênio ). Para Carine esta edição foi mais concorrida que o ano anterior,  além de ter sido a maior da história houve crescimento em número e também em qualidade. A médica veterinária explica que  "haviam muitos animais excelentes e pudemos acompanhar o abate e todo o sistema de produção dentro da indústria, levamos nossos colaboradores das fazendas para que eles tivessem o conhecimento da produção desde a cria na fazenda até o final da cadeia produtiva".

Com quinze anos de seleção os pais (Carmita e Osvaldo Vilela, Fazenda Lageado) de Edmundo  Rocha Vilela - terceiro colocado desta etapa -, já pensavam num trabalho de seleção com foco em rebanho produtivo, pesado, fértil. Vilela explica que "desde então introduzimos um pesado programa de inseminação (IATF) e mesmo fazendo cruzamento industrial em parte do rebanho sempre destinamos um percentual significativo de matrizes para inseminação com nelore com o objetivo de repor o rebanho, pois acreditamos na raça e é uma “paixão/desafio” pessoal. Nestes anos buscamos inseminar com touros de caracterização racial equilibrada, indivíduos com régua de DEP equilibrada e priorizamos características para fazer “boas matrizes”, com ênfase em Stayability". 

O pecuarista e médico veterinário da empresa Lageado Biotecnologia e pecuária, Edmundo RochaVilela observa que tanto na etapa de 2012 como na de 2013 todos os pecuaristas melhor classificados foram os que investiram em seleção, através da inseminação e agradece a ALTA GENETICS que o apoia nos critérios de seleção durante todos estes anos.

A competitividade desta edição impulsionou os ânimos para as próximas edições, pois o campeão da etapa já está se preparando para 2014. Segundo Martins " os animais do ano que vem já estão no confinamento."

A vice-campeã também confirma presença no próximo ano e frisa que o intuito do grupo Wink é " continuar participando nas etapas futuras, pois o Circuito Boi Verde baliza a nossa seleção e nos auxilia a analisar os pontos fortes e os pontos a serem melhorados no nosso plantel. Para 2014 esperamos que mais produtores possam participar e que o Programa Nelore Natural continue sendo o elo entre a indústria e o produtor como ferramenta de desenvolvimento técnico nas propriedades e como voz ativa para a continuidade do programa de bonificação por carne de qualidade e que o programa se fortaleça e sirva como um promotor de aprendizado".

Vilela acrescenta que além de querer participar das próximas edições quer se preparar para atingir uma classificação maior e apresentar à indústria animais que produzam mais carne de qualidade. Seu lema é  : Criar bois para vender “CARNE”.!

A cada ano que passa o campeonato evolui e a consequência é uma carne de maior qualidade para o consumidor trazendo mais credibilidade para indústria frigorífica . Essa é a constatação dos compradores de gado da unidade Marfrig Mineiros, Rodrigo Carvalho Menezes e José Antônio Teixeira de Abreu, que desenvolvem um trabalho de excelência quando se trata de comprar gado de qualidade para entregar o melhor para os consumidores do Brasil e do mundo.

Vencedores da Etapa MINEIROS - GO:
1º  ALDERCIO DE OLIVEIRA MARTINS
2º RENATO SCHINEIDER E OUTROS
3º EDMUNDO ROCHA VILELA 

Circuito Boi Verde em números 

O sucesso do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças pode ser demonstrado em números, pois já foram realizados 141 abates em 11 Estados (SP, MS, PR, MG, RO, GO, MT, ES, AC, TO e PA) além da etapa internacional do Paraguai, registrando um total de 93.200 animais avaliados.

Em 2013 já foram realizadas 6 etapas, totalizando 6.272 animais avaliados.

Em 2012 foram realizadas 7 etapas, em 6 estados (ES, MS, MT, RO , PA e GO), e uma etapa internacional no Paraguai, totalizando 6.964 animais avaliados.

Como participar? 
Os produtores interessados em participar, devem inscrever seus lotes de animais junto ao setor de compra de bovinos no frigorífico participante. O período das inscrições seguirá o cronograma de fechamento da escala de abate da unidade. Os lotes deverão ser inscritos em nome do proprietário e da propriedade concorrente e o número de animais, por lote, será limitado ao mínimo de 01 (uma) carga completa, estando sujeito a variações de acordo com o tamanho dos veículos de transporte e dos currais do frigorífico. Para participar, não é necessário ser sócio da ACNB, e não há custo de inscrição. Atenção, as vagas são limitadas.

A programação de cada etapa do Circuito de Julgamentos é composta por 03 dias de atividades, sendo que o primeiro dia é reservado para recebimento e avaliação in vivo dos animais, o segundo dia  é dedicado ao abate e avaliação das carcaças e o ultimo dia é para a premiação e confraternização dos participantes. Os animais são avaliados pelos zootecnistas e jurados de carcaças da ACNB.

ANIMAIS
Podem participar dos julgamentos, animais da raça Nelore, com até 25% de sangue de outra raça zebuína, enquadrando-se nos padrões característicos da raça como Pelagem: cor branca, cinza ou manchada de cinza e presença de cupim. Somente serão aceitos para julgamento animais machos.

PREMIAÇÃO
Serão premiados na categoria Melhor Lote de Carcaças os 03 (três) primeiros colocados, conforme descrito abaixo:

- 1° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Ouro
- 2° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Prata
- 3° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Bronze
Independente da colocação, todos os lotes e pecuaristas participantes da etapa, automaticamente estarão disputando o Campeonato Nacional, cujo vencedor é premiado na Nelore Fest, em São Paulo, Capital.



Animas Nelore - Etapa CBV  Mineiros/GO

Carcaça Nelore - Etapa CBV  Mineiros/GO


Nenhum comentário: