sexta-feira, 10 de abril de 2015

ACNB firma compromisso com o PMGZ

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil assinou, junto à ABCZ, um termo de cooperação que estabelece o PMGZ como seu programa de melhoramento genético oficial

Vilemondes Garcia, Luiz Cláudio Paranhos, Pedro Gustavo Novis e Jozé Luiz Niemeyer dos Santos

Na última quinta-feira, dia 9 de abril, aconteceu o lançamento da 81ª ExpoZebu e o Circuito 100% PMGZ, em São Paulo. Na ocasião, o Presidente da ACNB Pedro Gustavo de Britto Novis e o Vice-presidente, José Luiz Niemeyer dos Santos, assinaram um termo de adesão ao PMGZ, com objetivo de promover o melhoramento genético e a difusão da raça Nelore em nível nacional e internacional. A partir deste momento a ACNB passa a contribuir para a expansão do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).

 O programa é promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e tem como principal objetivo levar ferramentas qualificadas ao maior número de criadores, para disseminar os conhecimentos e as tecnologias que estão acessíveis para serem aplicados na seleção dos animais de propriedades, em todo o Brasil. Com mais de 9 milhões de animais avaliados, o PMGZ atualmente auxilia os criadores no processo de seleção da fazenda.

De acordo com o compromisso firmado no dia 9 de abril, a ACNB indicará dois representantes para atuar nos procedimentos operacionais, técnicos ou científicos do PMGZ, junto à área técnica da ABCZ.

Segundo o presidente da ACNB, Pedro Gustavo de Britto Novis: “Temos atualmente no país, alguns programas de melhoramento genético que desenvolvem bons trabalhos. A adesão ao PMGZ é fruto do trabalho de três gestões da ACNB”. E completa: “A partir de agora, esperamos que os técnicos da ABCZ estejam cada vez mais próximos dos criadores de nelore para auxiliá-los no processo de melhoramento genético de seus rebanhos”.

A expectativa da associação com a oficialização do programa é de que a raça Nelore obtenha ganhos cada vez mais significativos, principalmente nas características maternais, de precocidade reprodutiva e de terminação.

“Notamos claramente que a seleção de nelore passou por várias fases: uma em que se preconizava um animal mais alto, outra em que se preferia um animal extremamente pesado e mais baixo e, mais recentemente, percebemos a busca por um animal mais equilibrado, de frame médio. Acredito que hoje precisamos avançar nas características de funcionalidade da raça, bem como na precocidade e peso de carcaça. Precisamos atender a indústria frigorífica que espera especialmente por carcaças pesadas, bem acabadas e com menor idade possível para abate”, destaca o presidente.

Mais informações para imprensa com:

Danyella Alves Ferreira - (11) 9 8506-0063 / imprensa@nelore.org.br

www.nelore.org.br

Nenhum comentário: