sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Setor agropecuário inicia ano com preços bem melhores do que em 2012



As perspectivas de preços são de recuo neste ano para os produtos agrícolas, pelo menos enquanto não houver eventuais previsões de queda de produção em alguma importante área produtora. Apesar dessa queda, os produtores iniciam o ano em uma situação bem melhor do que em 2012.

A pesquisa diária de preços da Folha indica que três produtos têm hoje valores 50% superiores aos do início de janeiro do ano passado. O frango lidera, com alta de 58% no período. A seguir vêm a soja e o feijão, com 55% e 51%, respectivamente.

Arroz e trigo, ambos com evolução de 38%, também iniciam 2013 com bons patamares de preços. O boi repete os preços do início de 2012, mas a carne suína tem evolução de 22%. O café cai 33%.

Esse cenário de bons preços se repete também para os produtores norte-americanos. Os preços médios recebidos pelos produtores terminaram o ano passado com alta de 12% em relação ao final de 2011. Esse dado engloba de grãos a carnes.

Considerados apenas os produtos da lavoura, a alta foi de 15%. Entre os destaques estão a alta de 28% para a soja e de 20% para o milho. Os produtores de trigo tiveram ganho de 16% nos EUA.

O algodão é um dos líderes na perda, tanto no Brasil como nas lavouras norte-americanas. Por aqui, a pesquisa da Folha indica recuo de 22% em relação a 2012, mesmo percentual apontado pelo Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) nas áreas de produção dos Estados Unidos.

Os preços elevados trouxeram boa margem para os produtores. Isso porque os custos não evoluíram tanto como os ganhos. O USDA aponta evolução de 5% no ano.

Matéria publicada por Mauro Zafalon, no jornal Folha de São Paulo, sexta-feira, 4 de janeiro de 2013.


Nenhum comentário: