segunda-feira, 25 de março de 2013

Brasil cobra fim de travas à carne


O Brasil pediu na Organização Mundial do Comércio (OMC) para que os países que mantêm barreiras às exportações de carne bovina do país depois da confirmação de um caso atípico da doença da "vaca louca" no Paraná, no fim de 2012, as retirem. Dez países continuam a vetar o produto brasileiro: China, Japão, África do Sul, Arábia Saudita, Chile, Jordânia, Catar, Peru, Líbano e Egito.

Na reunião do Comitê de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias, encerrada na sexta-feira, nenhum desses países se manifestou, o que não é surpresa, já que as delegações normalmente deixam para as capitais reagirem mais tarde. O único país que se manifestou foi a Argentina, que apoiou o pedido brasileiro de remoção das barreiras. Em Brasília, representantes brasileiros reiteraram, no fim de 2012, ameaças de questionar países na OMC em caso da manutenção das barreiras.

O Brasil tem a seu favor a manutenção de seu status de país com "risco insignificante" para a doença da "vaca louca", reafirmado pelo comitê científico da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O comitê recomendou "forte monitoramento" da doença. Na ocasião, o comitê afirmou que a identificação do caso único da doença não colocava em risco a saúde animal ou dos consumidores dos parceiros do Brasil.

Fonte: Valor Econômico Por Assis Moreira | De Genebra



Nenhum comentário: