terça-feira, 3 de setembro de 2013

Antônio Andrade assina normativa no Maranhão

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, e a governadora do estado do Maranhão, Roseana Sarney, assinaram nesta segunda-feira, 2 de setembro, em São Luis (MA), Instrução Normativa reconhecendo o Estado do Maranhão como zona livre de febre aftosa com vacinação. O Maranhão possui o maior rebanho de bovinos e bubalinos, com aproximadamente 7,5 milhões de cabeças (3,5% do rebanho nacional).

“Estes avanços devemos a nossa gente, que trabalha e se esforça para colocar o Brasil cada vez mais longe em sua produtividade. A assinatura desta instrução normativa, nada mais é que fruto de um grande trabalho dos produtores, cuidando sempre do seu rebanho e do governo, orientando como cuidar e manter a produtividade”, explica o ministro.

Com a assinatura da instrução normativa serão beneficiados 103 mil criadores de bovinos e 81 mil propriedades do estado. Ao todo, o governo federal investiu R$ 5,9 milhões no serviço veterinário estadual.

Recentemente, além do estado do Maranhão, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconheceu nacionalmente mais sete estados brasileiros como áreas livres da doença com vacinação, somando mais de 205 milhões de cabeças de gado ou aproximadamente 99% do rebanho nacional de bovinos e bubalinos.

Para comprovar a ausência de febre aftosa nestas unidades da federação, os serviços veterinários oficiais foram submetidos a várias auditorias do Mapa. Mais de 1,9 mil propriedades foram monitoradas e 68 mil animais passaram por inspeções clínicas, seguindo critérios técnicos reconhecidos internacionalmente.




Nenhum comentário: