terça-feira, 17 de setembro de 2013

Leilões da Expoinel ofertarão o que há de melhor na pecuária nacional

O mercado de leilões se tornou um dos principais canais de venda dos criadores do país e é um fato que os leilões que acontecem foram e continuam sendo os grandes responsáveis por divulgar e propagar a genética de ponta que se vê hoje. Atualmente o Brasil ocupa o posto de primeiro lugar no ranking global de exportação de carne bovina e o consumidor busca pelo melhor produto de valor agregado, muitas vezes sem se preocupar com o preço, portanto a lógica de que quanto mais genética de ponta melhor a qualidade da carne é premissa básica para a garantia de sucesso dos remates Brasil afora e os leilões são a melhor maneira de mostrar esse trabalho.  

A  42ª edição da maior feira de gado nelore do planeta recebe este ano doze leilões oficiais sendo dez de Nelore um de cavalo Mangalarga Marchador e um de Gir Leiteiro e Girolando com oportunidades e ofertas com o melhor da genética nacional.  A opinião de que o mercado de leilões está aquecido é unânime entre os promotores e todos estão otimistas em relação aos animais que serão comercializados durante os leilões oficiais da Expoinel 2013. Todos os leilão desta edição serão transmitidos pelo Canal Rural.

O calendário de leilões da feira começa dia 21 de setembro com o Leilão Gir Leiteiro e Girolando Terras de Kubera, que acontece a partir das 13 e tem como promotor a Fazenda Terras de Kubera  que disponibilizará suas melhores doadoras para esta edição que destaca 50% do  FARGO TE KUBERA-touro provado em 7º lugar no sumário brasileiro de touros feito pela  ABCGIL , ABCZ e EMBRAPA , uma prenhez sexada da recordista mundial de produção Mineira Teatro FIV RPM com o mundialmente conhecido Alta Haley e um lote surpresa. Serão ofertados 39 lotes com a assinatura Kubera que é sinônimo de tradição e confiabilidade quando se fala em genética de GIR e Girolando.

Marcando presença nesta edição a EAO Nelore participa do evento com seus melhores exemplares de animais em pista, além de promover dois dos maiores leilões da exposição - ambos realizados dentro da Fazenda Reunidas Uberaba. No dia 21 a partir das 14h o 5º Leilão Linhagem Favacho Mangalarga Marchador chega a sua quinta edição ofertando 42 lotes entre embriões, doadoras, garanhões, potros e potras todos da Linhagem Favacho. Os destaques deste leilão serão Normanda EAO, Quaresmeira EAO, Favacho Iate, Garapa da Cavarú-Retã e Seta Eflar. O leilão será promovido na Fazenda Reunidas Uberaba e será o único com transmissão online pelo C2 Rural  - http://c2rural.ruralbr.com.br/, do Canal Rural.

Ainda no dia 21, as 20h o Canal Rural transmite a 10ª edição do Leilão Aliança e Convidados. A história de sucesso do Leilão Aliança e Convidados começa há dez anos atrás quando Antonio Paulo Abate (APAN) e Jose Olavo Borges Mendes (VRJO) se unem para formar esta aliança e parceria de sucesso que comemora a décima edição com mais dois promotores especiais para este leilão. Dorival Gilbertoni e família e RM Nelore (Reinaldo e Márcia Caravelas) integram o remate que pela primeira vez acontecerá sábado de noite. O evento contará com 20 convidados especiais que ofertarão prenhezes de suas melhores matrizes com Assessoria Ipê Ouro e Premiére.

Com expectativas otimistas, o promotor José Olavo Borges Mendes destaca que ofertará 28 lotes, sendo 24 de prenhezes e quatro de bezerras e novilhas e que seria injusto destacar qualquer lote, pois "todos os animais são de altíssima performance e os promotores e convidados colocarão a venda tudo o que há de melhor em seus plantéis".   

O calendário de leilões segue aquecido no dia 22 com a 12º Leilão Matrizes Brumado que neste ano ofertará somente animais POI já com a nova avaliação da ANCP. Serão 47 lotes, sendo quatro machos, cinco prenhezes e 38 fêmeas.  Segundo o promotor Sr. Tonico Carvalho "o mercado de gado está firme e os animais POI pela sua excepcional qualidade, fertilidade, rusticidade, habilidade materna estão despertando muito interesse por parte dos criadores". Para conferir a qualidade destes animais POI fique ligado no Canal Rural, a partir das 13h. 

13ª edição do Leilão Qualidade Futurity ocorre no dia 22 , no Tartersal Rubico de Carvalho a partir das 20h e traz o melhor da genética Nelore das renomadas Fazendas Baluarte, Mata Velha, Carpa Serrana, Guadalupe e Marcelo Ribeiro de Mendonça. O tradicional remate  promove os futuros destaques do Nelore e vêm para marcar história no caminho do melhoramento genético da raça. Filhas dos melhores acasalamentos do mercado estarão a venda com destaque para prenhezes e participação especial de algumas baby´s.

Na segunda-feira,23 a semana começa agitada com o Leilão Elite Colorado que será promovido por Marcelo Ribeiro de Mendonça e irmãos no dia .  As ofertas podem ser conferidas através do Canal Rural a partir das 20h.

Com o lema o "Amanhã a gente cria Hoje " a primeira edição do Leilão Sabiá Genética Nova Geração inova mais uma vez e realiza seu pregão no dia 24 de setembro, a partir das 21h direto do Parque Fernando Costa - MG. Com 46 anos de seleção, a Sabiá tem uma incansável busca pela excelência e o melhoramento genético da raça Nelore, sempre inquietos e procurando novos caminhos.

Assim foi criado o programa "Doadoras Nova Geração Sabiá", em busca da renovação e descoberta de novos talentos. Segundo Beto Mendes, da Sabiá " deste programa saíram Prada, Soviética e Beluga, entre tantas outras "barrigas de ouro" da Sabiá". O atual time de pista tem grande parte de seus integrantes oriundos dessas novas gerações.  A primeira edição deste leilão, segundo Beto Mendes é só uma amostra do que a Sabiá tem de mais moderno em sua genética. Serão ofertados 30 lotes sendo 24 prenhezes e seis bezerras com a genética desta nova geração. 

Dia 25 de setembro o promotor do Leilão Lírio do Vale, Edson da Silva Torres recebe seus convidados no Tatersal Rômulo Kardec a partir das 20h, onde serão ofertados 28 lotes da Fazenda Lírio do Vale e entre os destaques o Lote 1  traz um casal de prenhez que são irmãos próprios do ALARME EDTO (Grande Campeão Nacional ExpoZebu 2012). Ainda nesse lote mais um casal de prenhez - irmãos próprios do DIMPLE FIV EDTO (Campeão Júnior Menor ExpoZebu 2013) comercializado 50% no Leilão Copacabana Palace por
R$ 282.000,00 reais pela Agropecuária Safári. O Lote 2 traz 50% da DEVASSA EDTO uma novilha premiadíssima que consagrou-se 1º Prêmio Novilha Menor ExpoZebu 2013.  Outros animais premiados e com potencial de pista também serão ofertados neste pregão. 

O tradicional Leilão Pérolas do Nelore acontece na Fazenda Nova Trindade no dia 26 de setembro e traz 29 lotes com o melhor da genética Nelore de pista. A novidade é que esta edição conta com mais dois promotores de peso, a agropecuária Vila dos Pinheiros que destaca uma progênie filha da Soviética TE da Sabiá X Bitelo que dispensa apresentações e a agropecuária Modelo que traz a ADITI como seu destaque do remate.  Paulo Trindade destaca a BROMÉLIA - atualmente classificada em 5º lugar no ranking nacional , campeã fêmea jovem da Expo Bauru 2013, campeã novilha maior na Expoinel mineira deste ano e atual fêmea jovem líder do ranking mineiro.  O evento termina com um show de um tradicionalíssimo grupo de samba Fundo de Quintal, que surgiu na década de 70 dentro de um bloco carnavalesco na cidade do Rio de Janeiro e chama a atenção por seu samba de raiz.  Ficou curioso? Acompanhe o Leilão imperdível na Fazenda Nova Trindade, a partir das 20h.

Dia 27 é a vez do Leilão Terras do Nelore que está em sua 2ª edição e tem como promotores Fazenda Pau D´Arco, Rima Agropecuária, Ipê Ouro e Revemar, que prometem trazer genética de qualidade com produtividade. O remate ofertará 25 lotes e os destaque são um reprodutor filho do genearca Ludy de Garça com a matriarca Vala Barros Correia, Ludyvala I FIV RVM, Um bezerro de 12 meses filho do raçador Rambo MN com matriz modelo Ternura do Cocal, Panamá FIV Ipê Ouro, além de seis lotes especiais de prenhezes, oito doadoras  e nove fêmeas jovens participantes do ranking ACNB, o que garante o lema do Terras do Nelore “AS RAIZES HISTÓRICAS DA MELHOR GENÉTICA”. Não deixe de conferir o remate que começa a partir das 20h.

Outro remate aguardado na Expoinel é o Leilão Joias da Raça que existe há quase dez anos e assim como nas edições anteriores acontecerá em duas etapas: sendo uma com os animais elite com doadoras e animais de pista,  e outra com fêmeas jovens de produção. Este ano o Grupo Monte Verde - promotor  deste leilão inova com prenhezes de doadoras que fizeram do Grupo o melhor criador do Ranking carioca 2012/2013. Serão ofertados 52 lotes de fêmeas com um total de 400 animais, com vários destaques, dentre eles NAWADA FIV DA MIMA - (HELIACO DA JAVA X NAWADA TE DA JAVA), SAMMA FIV COMAPI -  (BASCO DA SM X LIBRA SHOW FIV COMAPI) e FENICIA FIV FNT – (BITELO DA SS X ZURA II TE DA PONTAL). O Leilão Joias das Raça ocorre no dia 28 de setembro no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargo, a partir das 14h. 

Para encerrar os leilões oficiais com chave de ouro  o 4º Leilão Prenhezes EAO & Guadalupe  terá seu pregão dia 28 de setembro, as 20h, pelo Canal Rural.  Entre os destaques desta edição estão 50 embriões das melhores doadoras da raça. Destaque também para oferta do embrião da Hamina FIV da MV e venda do extraordinário Missoni TE da Guadalupe de propriedade dos promotores do leilão, EAO Empreendimentos e Fazenda Guadalupe. Em especial  serão comercializados dez lotes de animais escolhidos com muito critério pelos promotores e assessoria. A expectativa para esse remate é grande, pois na edição passada foi o leilão que obteve o maior faturamento de toda Expoinel, mais de quatro milhões de reais. 

Confira o calendário e os catálogos dos leilões no site da Nelore: http://www.nelore.org.br/Leiloes/Calendario 






Nenhum comentário: