sábado, 21 de setembro de 2013

Expoinel é considerada a maior feira de gado Nelore do ano

A 42º  edição da Exposição Internacional do Nelore que acontece de 19 a 29 de setembro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba-MG já começou e mais de 100 expositores aguardam ansiosos os julgamentos dos 922 animais Nelore padrão e mocho.

A expectativa pelos resultados que definem os campeões nacionais e estaduais de raça para esta edição é grande, pois este ano "a disputa está mais que apertada, está acirradíssima, isso aconteceu porque a cada ano que passa, a qualidade dos animais se supera" explica o gerente do ranking nacional, Marcos Pertegato.

A mostra reúne, em um mesmo ambiente, os maiores criadores e empresários do setor agropecuário e se destaca por finalizar o ano-calendário de exposições do Ranking Nacional e dos Rankings Regionais Nelore, trazendo a público os nomes dos grandes campeões da raça.  Os julgamentos da raça Nelore começam dia 22 de setembro, Nelore Mocho em 27 de setembro e se estendem até o dia 29, quando acontecem os Grandes Campeonatos.  

Para a raça Nelore que representa 80% do rebanho bovino nacional, a Expoinel  é o evento decisivo na disputa dos campeonatos nacionais e estaduais, isso porque para o Ranking Nacional a Expoinel é de participação obrigatória, mas só foi a partir do ano-calendário 2010-2011 que o resultado alcançado na exposição passou a poder ser considerado também na disputa dos Rankings Regionais – o que significa que a pontuação alcançada no evento pode substituir um dos resultados alcançados dentro da região de disputa. Além disso, o índice da Exposição é maior do que o de qualquer outro evento do gênero do país, fazendo com que o resultado alcançado em suas pistas tenha grande influência na disputa dos campeonatos. 

A pista de julgamentos da Expoinel também é importante para os criadores e expositores que não estão “na briga” pelos campeonatos, porque além da praça de Uberaba ser considerada o berço do zebu brasileiro e um dos principais polos de comercialização e promoção da genética Nelore, um resultado de destaque em Uberaba, é capaz de projetar e valorizar um animal, ou um criatório, em âmbito nacional. 

Como já é sabido, o Brasil ocupa hoje o posto de maior exportador mundial de bovinos além de possuir o maior rebanho comercial do planeta e segundo projeções de instituições renomadas o país será responsável por alimentar boa parte do mundo até 2050, ou seja , somos comprovadamente produtores de carne para o mundo. 

A Expoinel é portanto uma grande oportunidade dos criadores e expositores, independente de seu porte ou do tempo de criação, mostrarem para todo o país o resultado do trabalho que desenvolvem em suas propriedades  gerando um marketing espontâneo e positivo para o criador.

Nelore à espera dos julgamentos

A Expoinel 2013 é realizada pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, tem o patrocínio do Grupo Marfrig e Socil e conta com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Adubos Vanguard, Indicus Biotecnologia, FertVitro e Eurobike - RAM.

Nenhum comentário: