sexta-feira, 13 de setembro de 2013

CADE aprova, sem restrições, compra da Seara pelo JBS

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra pelo JBS de participação societária que a Marfrig Alimentos detinha na unidade de negócios da Seara Brasil.O ato da Superintendência Geral do Conselho aprovando a operação foi publicado na edição de ontem (12) do Diário Oficial da União.

Segundo avaliação do órgão antitruste, o reforço resultante da união de atividades do Grupo J&F (controlador do JBS), de um lado, e do negócio Seara Brasil, de outro, "não apresenta nexo causal, no que tange à integração vertical, com a operação, razão pela qual não tem o condão de causar prejuízos aos segmentos afetados".

O contrato celebrado entre as duas empresas inclui ainda a aquisição, pelo JBS, de 100% do capital da Columbus Netherlands B.V (Zenda), sociedade que desenvolve negócio de couro no Uruguai. De acordo com informações divulgadas pelo Cade, a Zenda e as suas controladas não possuem faturamento no território nacional.

Por esse motivo, a avaliação feita pelo órgão antitruste foi no sentido de que aquisição da empresa não vai gerar quaisquer efeitos diretos ou indiretos no âmbito da concorrência no Brasil. 

Operação
A operação que foi aprovada sem restrições e envolve 32 unidades produtivas de processamento de frangos, perus, suínos e alimentos processados e 21 centros de distribuição.

A JBS aguardará o prazo legal de 15 dias exigido pela lei para o fechamento da operação, que expira em 27 de setembro. Dessa forma, a companhia estima que assumirá efetivamente as operações da Seara a partir de 30 de setembro.

A aquisição da Seara representará um importante aumento na capacidade de produção de aves, suínos, couros e alimentos processados para a companhia. Incluindo as novas plantas, a JBS passa a processar globalmente 12 milhões de aves, 70 mil suínos, 100 mil peles de couro e 5,0 mil toneladas de alimentos processados por dia, além de contar com 185 mil colaboradores em todo o mundo. Com informações do jornal O Estado de S.Paulo e JBS.


Nenhum comentário: