terça-feira, 14 de maio de 2013

Circuito Boi Verde completa 10 anos em Colatina e realiza primeira etapa nesta quarta-feira

O Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças  promovido pela ACNB – Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, tem por objetivo mensurar as qualidades da raça Nelore como produtora de carne, de acordo com a demanda do mercado, mapear o desempenho frigorífico dos animais da raça Nelore criados sob diferentes condições e proporcionar a troca de experiências entre os pecuaristas.
 
É com esse intuito que o 1º Abate Técnico - Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças 2013  da primeira etapa nacional acontecerá em Colatina – ES no Frigorífico Frisa na primeira quinzena de maio.

A etapa de Colatina, completa 10 anos em 2013 e é realizada pela ACNB em parceria com Tortuga, Heringer e frigorífico  Frisa. As vagas são limitadas e a programação da etapa do Circuito de Julgamento é composta por três dias de atividades, sendo que o primeiro dia é reservado para recebimento e avaliação in vivo dos animais, o segundo é dedicado ao abate e avaliação das carcaças na indústria e o ultimo dia é para a premiação e confraternização dos participantes. Os animais serão avaliados pelo zootecnista da ACNB, Guilherme Alves.
 
INSCRIÇÕES
Os produtores interessados em participar, devem inscrever seus lotes de animais junto ao setor de compra de bovinos no frigorífico Frisa. O período das inscrições seguirá o cronograma de fechamento da escala de abate da unidade. Os lotes deverão ser inscritos em nome do proprietário e da propriedade concorrente e o número de animais, por lote, será limitado ao mínimo de 01 (uma) carga completa, estando sujeito a variações de acordo com o tamanho dos veículos de transporte e dos currais do frigorífico. Para participar, não é necessário ser sócio da ACNB, e não há custo de inscrição.
 
ANIMAIS
Podem participar dos julgamentos, animais da raça Nelore, com até 25% de sangue de outra raça zebuína, enquadrando-se nos padrões característicos da raça como Pelagem: cor branca, cinza ou manchada de cinza e presença de cupim. Somente serão aceitos para julgamento animais machos.
 
PREMIAÇÃO
Serão premiados na categoria Melhor Lote de Carcaças os 03 (três) primeiros colocados, conforme descrito abaixo:
- 1° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Ouro
- 2° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Prata
- 3° colocado: Melhor Lote de Carcaças – Medalha de Bronze
 
Independente da colocação, todos os lotes e pecuaristas participantes da etapa, automaticamente estarão disputando o Campeonato Nacional, cujo vencedor é premiado na Nelore Fest, em São Paulo, Capital.
 
Circuito Boi Verde em números
O sucesso do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças pode ser demonstrado em números, pois já foram realizados 135 abates em 11 Estados (SP, MS, PR, MG, RO, GO, MT, ES, AC, TO e PA) além da etapa internacional do Paraguai, registrando um total de 85.392 animais avaliados.
 
Em 2012 foram realizadas 7 etapas, em 6 estados (ES, MS, MT, RO , PA e GO), e uma etapa internacional no Paraguai, totalizando 6.964 animais avaliados. Para participar, não é necessário ser sócio da ACNB, e não há custo de inscrição. Atenção as vagas são limitadas.


Nenhum comentário: