terça-feira, 28 de maio de 2013

Diretor do Mapa é eleito presidente da Comissão Regional de OIE para as Américas

Por unanimidade, o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, foi eleito presidente da Comissão Regional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para as Américas. O anúncio foi feito durante a reunião mundial da entidade, que começou em Paris neste domingo, 26 de maio, e vai até a próxima sexta-feira (31).

Guilherme Marques foi eleito com votos de todos os 30 países da comissão americana para ser o novo presidente até maio de 2015. O ex-presidente do grupo, John Clifford, eleito em maio de 2012, deixou o cargo para assumir a função de membro do Conselho da OIE.
“É importante aglutinar os esforços e essa eleição demonstra a confiança das demais nações no Brasil. O foco do trabalho será somar esforços para a solução de problemas regionais em relação à sanidade animal e garantir à sanidade animal e alimentos seguros”, afirmou Guilherme Marques, destacando que pretende incluir mais seis países como membros da OIE para garantir maior participação nas decisões da entidade.

A OIE, da qual o Brasil é membro fundador, possui cinco comissões regionais em todo o mundo. As reuniões desses grupos servem para definir as linhas estratégicas para os continentes e são preparatórias ao tradicional encontro mundial da Organização, que ocorre sempre no mês de maio de cada ano. A próxima reunião da Comissão Regional para as Américas será realizada em outubro deste ano, no México.

Guilherme Marques já foi presidente da Comissão Sulamericana da Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa, que envolve todos os países da América do Sul), bem como a presidência do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia).

Guilherme Marques



Nenhum comentário: