quinta-feira, 27 de junho de 2013

Encontro de Criadores da Scot Consultoria

A pecuária evoluiu nas últimas décadas, mas uma coisa não mudou, a pecuária começa com a cria. Mesmo sendo o alicerce da cadeia, a cria têm tido rentabilidades médias menores que as outras etapas da produção pecuária. O descaso e a pouca atenção dada à cria poderá afetar negativamente a produção pecuária e, de fato, vivermos um apagão. O apagão da cria.  Com consequências nefastas sobre a produção de animais para reposição e por consequência  a produção de carne. 

A cria é o primeiro segmento da produção de bovinos, abordando toda a parte de reprodução, genética, manejo reprodutivo, nutrição tanto das fêmeas quanto dos bezerros, pastagens, suplementação animal, entre outros. Logo, é a base para a sustentabilidade e crescimento da pecuária de corte. 

As fases de recria e engorda são diretamente dependentes do desempenho do rebanho de cria e a eficiência produtiva nessas duas fases está diretamente ligada à quantidade e qualidade de bezerros produzido.

Mesmo sendo um segmento de suma importância para manutenção da pecuária de corte, a fase de cria é a que apresenta a menor rentabilidade dentro da cadeia, tornando imprescindível a busca por conhecimento e o emprego de tecnologia.

E o que o criador pode, ou poderá fazer a respeito? Aproveitar a oportunidade! Produto escasso é produto caro.  Quem tiver produção para atender à procura para repor, terá resultados interessantes. O momento é de acertar a produção. 

Em função desse cenário e à carência de encontros voltados para a criação de bezerros, realizaremos o Encontro de Criadores da Scot Consultoria, com o apoio da ACRIMAT, a associação de criadores do Mato Grosso.

O evento reunirá os principais agentes-chaves da pecuária brasileira para expor objetivamente, as novas tecnologias no sistema de cria, no Brasil e no exterior, nutrição, sanidade, índices zootécnicos, manejo, reprodução, protocolos reprodutivos, genética de matrizes, competitividade e tendências. 

Encontro de Criadores da Scot Consultoria. Para evitar o apagão.
Dias 9 e 10 de julho de 2013 em Cuiabá - MT

As palestras abordarão os seguintes temas:

Melhoramento animal e genética: como obter excelência escolhendo o touro ou sêmen ideal para suas matrizes;
Manejo Reprodutivo: Como Aumentar a Quantidade e a Qualidade de Bezerros em Rebanhos de Corte;
Transferência de embriões, superovulação o que há de novo na cria de bezerros;
Sanidade: cuidados com o bezerro para minimizar perdas - planejamento sanitário do gado de corte;
Controle Parasitário em gado de corte - pontos críticos que afetam a cria;
Mercado, ciclo pecuário e formas de comercialização das categorias;
Nutrição de fêmeas: Preparando as categorias para a estação de monta;
Nutrição de bezerros: Técnicas adequadas de utilizar o creep-feeding de acordo com seu sistema de produção;
Utilização de Gestão Estratégica na Pecuária de Cria;
Pastagens;
Experiência prática na implantação de bem estar animal em operações de cria;
Integração Lavoura Pecuária Floresta - Por que e como começar?

Além de toda a bagagem teórica, o evento contemplará dois bate papos com os palestrantes, na manhã do dia 9 e na manhã do dia 10 de julho. Será uma forma dos participantes tirarem suas dúvidas e enriqueceram o conteúdo geral do Encontro.
Sem dúvida será um evento marcante para pecuária brasileira!


Nenhum comentário: