quarta-feira, 5 de junho de 2013

Nelore Natural: carne de qualidade em escala para o mercado interno

Tema recente de discussões em todo o país, a preocupação com segurança alimentar tem sido amplamente discutida entre os integrantes do setor produtivo brasileiro e ganha força nas gôndolas dos supermercados através de selos de qualidade. Produtos orgânicos, alimentos processados de acordo com normas de bem-estar social, sustentabilidade ambiental e, mais especificamente na produção de proteína, o bem-estar animal, têm ampliado seus horizontes. Nem todos os projetos, no entanto, são exatamente tão novos quanto sua importância na mesa do consumidor.

Prestes a completar dez anos de degustação dentro da principal feira mundial do setor (Feicorte, a Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne), a carne bovina produzida no Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN) foi idealizada em 1999, em um projeto lançado após ser avaliado por especialistas em marketing  e nos aspectos técnicos do produto em si.

O Nelore é a principal raça de gado bovino do Brasil. A criação do animal foi se multiplicando pelo país de acordo com suas características de rusticidade, que permitiram sua perpetuação em ambientes inóspitos na abertura de novas fronteiras agrícolas, em ambientes que variam desde a seca de um sertão até a alagação de um pântano.  Hoje, das 213 milhões de cabeças de gado que o Brasil possui, estima-se que 80%, ou 170,4 milhões de animais, têm sangue zebuíno nas veias. Tudo isso para atender uma demanda de 40 quilos de carne bovina por ano que o brasileiro consome, totalizando 7,7 milhões de toneladas. Hoje, com perspectivas de ganhar mercados externos e ainda observar a demanda por este alimento crescer junto com a população mundial, projeta-se que até 2050 será necessário produzi-lo 49% mais e exportá-lo 80% mais que atualmente.

Por isso é necessário ressaltar que hoje o País coloca-se como uma das – senão a única – nação capaz de suprir este aumento e mudança do consumo mundial de alimentos. O projeto esculpido para fomentar e escalonar a produção de carne da principal raça do rebanho brasileiro está em expansão e hoje presente em quatro estados, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

Em 2012, 347 mil animais foram abatidos pelas unidades credenciadas pelo programa, realizado em parceria com o frigorífico Marfrig. Em 2013, 99,7 mil animais já foram abatidos. Os animais que se classificam no programa de acordo com os manuais de qualidade são selecionados para fornecerem carne para a marca Seara Nelore Natural. Somente em 2012, 370 toneladas de carne foram produzidas especialmente para a marca.

Para estarem aptos a ganhar um mercado e até bonificação especial por atenderem os requisitos do Programa de Qualidade Nelore Natural, os criadores só podem engordar o gado com alimentação a base de forrageiras e o uso do confinamento é permitido por um período máximo de 120 dias antes do abate.

Para que a carne esteja macia, saborosa e de acordo com exigências de bem-estar, os pecuaristas são orientados a fornecer água fresca, limpa e comida à vontade, através de uma dieta que possibilite ao bovino ter vigor e boa saúde; ambiente amplo e sombreado e ter profissionais capacitados para manejar o rebanho em procedimentos que possam causar estresse. Ao enviar as reses para o frigorífico, certifica-se que as instalações de embarque estejam adequadas, sem riscos para a integridade física de peões e bovinos.

Seguindo estas normas do manual para o pecuarista estabelecido pelo PQNN, o animal tem direito a uma vida tranquila e digna e ainda fornece carne mais macia, uma vez que o estresse pré-abate pode aumentar o pH da carne e torná-la dura, o que vai de encontro ao preceitos do programa de qualidade.

A exigência da Associação do Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), responsável pelo programa, é que o animal abatido seja Nelore e tenha, no máximo, 25% de outra raça zebuína no sangue, o que facilita atender a demanda do PQNN, já que o rebanho zebuíno brasileiro é volumoso.

O pecuarista que deseja se associar à ACNB e ser um fornecedor do PQNN deve procurar os técnicos responsáveis por cada região dos estados que operam o programa, que podem ser encontrados juntos aos frigoríficos credenciados do Grupo Marfrig. Os manuais de qualidade, com os requisitos gerais e específicos para pecuaristas e abatedouros, consta na seção do site da ACNB dedicada ao Nelore Natural.

A Associação, bem como a qualidade de sua carne, estarão à disposição do público na Feicorte 2013, que espera receber nesta edição 25 mil pessoas entre os dias 17 e 21 de junho no Centro do Imigrantes em São Paulo-SP. Fonte: Rural Centro/Por: José Luiz Alves Neto.







Nenhum comentário: