terça-feira, 20 de agosto de 2013

Análises confirmam que touro Backup não é filho de Fajardo

A CRV Lagoa, empresa internacional de melhoramento genético, informou nesta segunda, dia 19, que a paternidade do touro Backup – reprodutor recordista com 600 mil doses de sêmen vendidas no Brasil – livro PO, Registro Genealógico Definitivo (RGD) AAAP 1653, através da tecnologia genômica (HD chip – 777.000 marcadores) é atribuída ao reprodutor Gabinete do IZ, livro PO, Registro Genealógico Definitivo (RGD) F 1045.

A empresa, através do seu programa de melhoramento genético em gado de corte (PAINT), em parceria com a Conexão Delta G e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araçatuba, participou de um estudo para a aplicação da seleção genômica em reprodutores bovinos da raça Nelore

Segundo a CRV lagoa, foi estruturado um banco de material biológico, analisado com a mais poderosa tecnologia de genotipagem de marcadores de DNA, que investiga, simultaneamente, 777.000 SNP de um animal.

Para a correta informação de parentesco e a condução das avaliações genéticas, foi confrontada a genealogia conhecida (oficial) com aquela formada a partir das informações genômicas de cada reprodutor. De acordo com a CRV lagoa, nesse processo de confrontação, a pesquisa detectou inconsistências nas informações relativas à genealogia conhecida em alguns dos animais estudados.

Em julho, a pecuária de produção brasileira recebeu a notícia de que a paternidade de touros importantes para genética estavam sendo investigadas. Através de testes de genotipagem, pesquisadores da Unesp constataram que o nelore Backup, poderia não ser filho de Fajardo da GB, como constava no registro oficial do animal.


Touro Backup é filho de Gabinete do IZ

Um comentário:

Anônimo disse...

O gado nelore é uma das raças de bovinos que são mais comuns no país. Os Touros Nelore são os que têm mais ganho de peso em pouco tempo, e também tem bom desempenho reprodutivo. Os bovinos dessa raça são direcionados apenas para gado de corte, já que sua produção leiteira é ínfima. Entre as raças comuns no país estão a Gir e o Brahman.

http://tudosobregados.blogspot.com.br/2014/01/touros-nelore.html