sexta-feira, 9 de agosto de 2013

ANCP apresenta nova edição do Sumário de Touros durante Expogenética

A ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) apresenta a edição Agosto/2013 do Sumário de Touros, com as avaliações genéticas dos reprodutores das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã. O evento acontece no dia 20 às 18 horas, no Salão Nobre da sede da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), durante a ExpoGenética.

A grande novidade, desta edição é o Sumário do Programa POI de Seleção e Avaliação Genética – novo programa de avaliação genética do gado POI. O Sumário traz ainda, o 9º Catálogo de Touros da Reprodução Programada 2013 e a classificação dos touros aprovados no teste de progênie 2009.

Durante a cerimônia de lançamento, a ANCP promove o debate com o tema “Agronegócio e Genética”, com a participação do presidente da Associação, Raysildo Barbosa Lôbo, Carlos Viacava, da Nelore Mocho CV, Pedro Gustavo de Britto Novis, presidente da ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil); Lydio Cosac de Faria, diretor executivo da ACBB (Associação dos Criadores de Brahman do Brasil); Edson de Azevedo Ribeiro, membro do conselho técnico da ABCT (Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã); Pedro Augusto Ribeiro Novis, da Fazenda Guadalupe; Newton C. Araujo, da Fazenda Europa e Carlos Fontenelle, da Fazenda Fontenelle. 

A programação traz também uma homenagem especial ao criador Haroldo Fontenelle. A Fazenda Fontenelle, completa 85 anos dedicados à criação da raça Guzerá e há 11 anos utiliza as avaliações genéticas da ANCP para a seleção e evolução do seu plantel. 

Ações  

Em estande próprio e com equipe de consultores para atender aos associados, criadores e interessados em melhoramento genético, a Associação referência em melhoramento genético, apresenta as novas ferramentas de avaliação genética, os conceitos, objetivos, vantagens e importância do beneficiamento animal para a seleção e evolução dos rebanhos. 

Nesta edição, a ANCP promove debates entre pesquisadores, técnicos e criadores, abordando questões sobre precocidade sexual, objetivos das provas de desempenho, importância da seleção para características de carcaça e aplicabilidade da avaliação morfológica na seleção. Os fóruns serão apresentados no pavilhão 16, durante a feira. 

O debate com o tema “Precocidade Sexual” será apresentado pelo renomado professor José Aurélio Bergmann, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Já a doutora em melhoramento genético, Carina Ubirajara Faria, da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) aborda o tema “Prova de Desempenho”. A discussão sobre a “Importância da Seleção para Características de Carcaça” será apresentada por Fabiano Rodrigues da Cunha Araújo, técnico da Aval Serviços Tecnológicos. E o tema “Aplicabilidade da Avaliação Morfológica na Seleção”, ficará a cargo do zootecnista William Koury Filho, da Brazilcomz.

Dentro da programação serão apresentados os touros jovens participantes do teste de progênie Reprodução Programada 2013 e os associados da ANCP terão a oportunidade de adquirir doses de sêmen.



Serviço:
A Expogenética acontece entre os dias 17 e 25 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

Nenhum comentário: