terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Desacelaração global debilitou desempenho das exportações brasileiras em 2012


Após registrar taxas de dois dígitos entre 2010 e 2011, o crescimento das exportações da América Latina desacelerou fortemente em 2012, para apenas 1,5%, segundo estudo que o Setor de Integração e Comércio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) acaba de publicar. 

No caso do Brasil, a equipe do banco estima uma queda de 5% nas exportações totais, devido principalmente à redução nos embarques para a Europa (-8%), Argentina, ( -20%) e Chile (-18%). 

Mas no documento 'Estimativas das tendências comerciais - América Latina 2012', a estimativa é que houve também uma redução nas exportações brasileiras para a China (-5%), ainda que possa ter havido expansão nos embarques para o México (3%) e para os EUA (11%). 

O documento avalia que o desempenho das exportações da América Latina em 2012 reflete o final da fase de expansão do crescimento do comércio em seguida à crise financeira de 2008, período no qual as exportações regionais apresentaram uma impressionante recuperação alcançando uma taxa média de crescimento de 26% em 2010-2011. 

A constatação dos autores do documento do BID é que as condições desiguais que atravessam os principais parceiros comerciais da América Latina, contribuíram para os resultados das exportações deste ano. "A adversa situação na Europa resultou em queda nas exportações latino-americanas para este destino, ao mesmo tempo que o crescimento mais baixo da economia chinesa e coreana provocou uma forte desaceleração dos envios regionais à Ásia, que passaram de uma taxa de crescimento de 25% em 2011 a uma estimativa de apenas 1% para este ano". 

Isso explica porque os países que possuem um relacionamento comercial mais forte com Europa e Ásia, como o Mercosul e o Chile, tiveram um desempenho mais pobre. Fonte: BID e AE.



Nenhum comentário: