sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Governo brasileiro vai esclarecer a três países caso EEB


Com o objetivo de esclarecer aos governos do Japão, África do Sul e China sobre o caso não-clássico do agente da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) enviará missões oficiais para esses países. Até o momento, essas foram as nações que notificaram oficialmente ao ministério a respeito da interrupção temporária das compras de carne bovina brasileira.

Os três países já receberam informações do Governo brasileiro sobre o tema e outros esclarecimentos ainda serão prestados nos próximos dias. De acordo com o titular da Secretária-Executiva do Mapa, José Carlos Vaz, “é natural, ao tomar conhecimento via imprensa, que a reação de alguns países seja de cautela”, afirmou.

O Brasil também está intensificando os contatos com os maiores importadores da carne bovina brasileira. Serão prestadas todas as informações aos parceiros comerciais do Brasil em todo o mundo. “Reforço que o rebanho brasileiro é de qualidade, o Sistema Veterinário Brasileiro é um dos melhores do mundo e em breve as negociações serão normalizadas”, disse o secretário de Defesa Agropecuária, Ênio Marques.

Em 2012, o Brasil é o segundo maior exportador de carne bovina do mundo. Entre janeiro e outubro deste ano, somando miudezas, in natura e industrializada do produto, o Brasil vendeu 1,024 milhão de toneladas para o mercado internacional. Os dados são do Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (Agrostat).

A China, nos dez primeiros meses de 2012, comprou 10,1 mil toneladas de carne bovina do Brasil. O Japão adquiriu 1,3 mil toneladas, enquanto a África do Sul, 293 toneladas.

Em relação às notícias sobre o embargo às importações por parte do Irã, o secretário Ênio Marques disse que o governo brasileiro não recebeu nenhum comunicado oficial. O Irã é o sétimo principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, respondendo por 5,8% dos embarques. Na Venezuela, o setor privado pediu ao governo que suspenda a importação de carne bovina e de gado vivo do Brasil. A Venezuela é o quinto maior mercado das exportações brasileiras de carne bovina. Com informações do Ministério da Agricultura e Agência Estado.


Nenhum comentário: