sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Pecuária terá R$ 2 bilhões em crédito


Recursos serão destinados a criadores e devem ser liberados já a partir de 1º de março de 2013.

Será com R$ 2 bilhões em crédito que o Ministério da Agricultura dará a largada ao plano de incentivo à pecuária. O objetivo, segundo o ministro Mendes Ribeiro Filho, é que os recursos já estejam disponíveis a partir de 1º de março.

Durante cerimônia em Porto Alegre, Mendes afirmou que na próxima semana as secretarias de Desenvolvimento e de Política Agrícola devem se reunir para definir os processos do plano. – Nossa intenção é ter o amparo técnico necessário para dar atenção ao produtor. Temos uma linha com juro de 5,5% ao ano, ainda precisamos buscar uma taxa melhor – disse.

As linhas de crédito serão destinadas à recuperação de pastagens degradadas, melhorias genéticas e sanitárias. Mas o plano prevê ainda medidas como o aumento da assistência técnica pela Embrapa e pelo Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), e a criação de um fundo garantidor e o Conselho da Carne (Consecarne).

Sobre os recentes episódios de restrições à carne depois da divulgação do caso não clássico da vaca louca no Paraná, em 2010, Mendes reforçou que confia na solução rápida do caso: – O Brasil continua reconhecido como um país livre desta doença, provou a capacidade de ter um sistema de defesa à altura de um grande produtor e logo retomaremos a capacidade de vender.

Em nota, o ministério esclareceu que o Egito não suspendeu as importações de carne bovina, nem de forma parcial. Japão, África do Sul, Arábia Saudita, China e Coreia do Sul barraram a proteína brasileira após a comunicação do caso. Fonte: Jornal Zero Hora / Nestor Tipa Júnior



Nenhum comentário: