terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Universidade traz oportunidade de pecuaristas atualizarem os conhecimentos no setor



Pensando em deixar a pecuária bovina de corte com valores competitivos como a cana-de-açúcar no estado de São Paulo, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, em Pirassununga, desenvolveu um sistema de pastagens de alta lotação de animais. Os conhecimentos de como tornar mais lucrativa a produção intensiva de gado de corte foram compartilhados pelo prof. Dr. Luis Felipe Prada e Silva, e outros palestrantes, no 2º Dia de Campo do Laboratório de Pesquisa em Gado de Corte, realizado no dia 1º de dezembro.

Foram 80 pessoas participantes de várias cidades e estados do Brasil. Rio de Janeiro, Santos, Jaboticabal, Guaxupé, Tapiratiba e São José do Rio Pardo são algumas das localidades que estiveram representadas no evento. O evento foi dividido em quatro turmas que percorriam quatro tendas, sendo uma palestra diferente em cada. Os temas abordados passavam desde lotação de pastagens, alimentação econômica no período seco, confinamento até o uso de silagem de cana-de-açúcar como alimento.

O tema central deste ano foi a apresentação dos resultados do sistema que tem como principais diferenciais a alta produção de pasto no verão com o uso rotacionado e a suplementação com cana-de-açúcar no período seco. Segundo o professor Luis Felipe, “os pecuaristas estão cada vez mais interessados nesse conhecimento, temos casos de alguns que participaram da edição anterior e estão voltando. Mas a maioria não conhecia esses procedimentos e não tinha conhecimento do potencial que pode chegar”.

Além do conhecimento, os participantes também puderam fazer contato com diversas empresas que apresentaram alguns de seus produtos. Patrocinou o evento a MSD Saúde Animal, Menta Mit, Connan, Coimma, Lallemand Brasil e Casale.

Adalto Trufeli e Roberto Biaggi estiveram representando a Menta, e ressaltaram que esse tipo de evento fornece o contato com um público específico que pode virar uma oportunidade de negócio. De Guaxupé (MG) veio Fernando Celso de Andrade Filho que aprovou o evento, e afirmou que quando houver outra oportunidade virá novamente. Ele trouxe também Leonardo Ramos Nogueira, de Tapiratiba.

Leonardo gostou do que viu e ouviu, e deixou Pirassununga empolgado com o conhecimento que adquiriu. “Achei o evento excelente, o Fernando que me trouxe porque precisava renovar os conhecimentos e eu vi bastante coisa nova aqui e gostei”, finaliza.

Sistema

“Os dois pilares do sistema são a alta produção de pasto no verão, com adubação e sistema rotacionado de pastagens e a suplementação da alimentação do animal com cana-de-açúcar durante o inverno”, explica o professor. Com isso, comenta, é possível ter até 150 animais em 20 hectares, uma média muito superior a da pecuária tradicional, que é um por hectare. “Esse é um dos diferenciais do sistema que permite colocar vários animais por hectare, fazendo isso de forma rentável”.

O professor Luis explica que esse sistema já é empregado em algumas propriedades, além da universidade. Um churrasco de confraternização foi servido aos participantes, encerrando o sábado de intensas atividades. Por Andréa M. S. Silva / jacaranda@rural.adm.br



Nenhum comentário: